terça-feira, 27 de outubro de 2020

Aluna da Etec Sales Gomes vence prêmio de design de luminária

Recorrendo ao bambu e garrafas de vidro para criar a peça, estudante do curso de Edificações da Etec de Tatuí conquistou o primeiro lugar do concurso

Sterfany Karla Teixeira Cunha, que venceu o Prêmio Design de Luminária Universitário, trabalha na criação de sua peça. Crédito: Divulgação

26/10/2020 | A estudante Sterfany Karla Teixeira, do último semestre do curso técnico de Edificações da Etec Sales Gomes, de Tatuí, foi a vencedora do Decore com Kian 5.0 – 1º Prêmio Design de Luminária Universitário. Promovido pela empresa Kian Iluminação, o concurso cultural, artístico e científico tem o objetivo de estimular a criação de projetos com uso consciente de materiais de iluminação, levando em consideração o impacto ecológico e sustentável.

O prêmio é destinado a estudantes de cursos técnicos, universitários e recém-formados em Arquitetura, Engenharia, Design e áreas correlatas, residentes no Sudeste brasileiro (Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo).

Sterfany criou a luminária VIBOO, projeto confeccionado em bambu e garrafas de vidro. Orientada pela professora Maria Veridiana Barg Pettinelli, a aluna conquistou o prêmio de R$ 5 mil, além de ter o produto inserido no portfólio da empresa patrocinadora do concurso. 

O projeto de Sterfany será considerado o início das ações de responsabilidade socioambiental em desenvolvimento na empresa.

Princípios de sustentabilidade

“Nossa proposta foi disseminar os princípios de sustentabilidade, estabelecendo novas relações entre os materiais renováveis e recicláveis, trazendo uma nova visão de como podemos inovar e decorar, usando materiais de baixo custo e ainda colaborando com o meio ambiente”, comenta a estudante.

Para Sterfany, a luminária VIBOO nasceu com uma delicada mistura entre rústico e moderno, trazendo à tona o uso de um material tão rico e renovável como o bambu. “Com esse projeto, queremos incentivar o consumo consciente e ecológico na decoração e no design de ambientes”, completa.

Os participantes contaram com mentoria de especialistas e apresentaram projetos feitos a partir de materiais descartados. A aluna de Tatuí ficou entre os três finalistas e foi escolhida por meio de votação virtual, conquistando 777 votos. O trabalho classificado na segunda colocação, chamado Leque, confeccionado em garrafas pet, obteve 542 votos. O terceiro colocado foi o modelo Glaciare, feito em vidro temperado, que alcançou 491 votos.

“Participar de algo tão importante e criativo como esse concurso foi muito gratificante para mim, me ajudou a desenvolver criatividade, persistência e disciplina. Foi uma trajetória cheia de desafios, especialmente pelo tema e proposta “afirma a jovem vencedora. “Além disso, a professora Veridiana é muito talentosa. Foi incrível ter a oportunidade de trabalhar com essa grande profissional”, finaliza Sterfany.

Com dados do Centro Paula Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário