sexta-feira, 14 de abril de 2017

Conservatório de Tatuí prepara sequência com 160 apresentações musicais

Primeira Semana de Música de Câmara de 2017 acontece entre os dias 24 e 28 de abril



O Conservatório de Tatuí realizará entre os dias 24 e 28 de abril a 1ª Semana de Música de Câmara de 2017. Com apresentações diárias em quatro horários, a iniciativa oferecerá em torno de 160 apresentações gratuitas de conjuntos de câmara formados por alunos dos cursos de música.

Do dia 24, segunda-feira, até o dia 28, sexta-feira, acontecerão apresentações diárias às 9h, 11h, 14h e 16h, sempre no Salão Villa-Lobos. A exceção é o dia 27, quando não haverá apresentações durante a manhã. Além disso, no mesmo espaço, em três dias acontecerão recitais com convidados especiaisàs 19h: Duo Carlos (dia 25); Duo Dias & Dias (dia 26); e Duo Cesar Pereira e Diogo Oliveira (dia 27).

A música de câmara é uma disciplina regular dos alunos do Conservatório de Tatuí e as semanas dedicadas ao tema têm por objetivo promover o trabalho em grupo e dar visibilidade aos conjuntos. A coordenadora da Semana de Música de Câmara, professora Míriam Braga, diz que o trabalho camerístico é uma importante habilidade do profissional da música. “Aqui estes grupos criarão sua própria identidade artística, tendo a oportunidade de trazer seu próprio público e, em vários outros aspectos, sendo preparados para o mundo profissional”, comenta Míriam.

Cada grupo apresenta uma ou duas músicas, com repertório pré-determinado pelos professores ou por pesquisa realizada pelos alunos. “Em alguns casos temos até composições próprias dos integrantes dos conjuntos”, destaca a coordenadora. A Semana de Música de Câmara proporciona apresentações muito diversificadas. No entanto, a tendência mais forte é a dos grupos tradicionais, como quartetos de cordas, quintetos de metais, trios com piano, duos e grupos de percussão. “É um grande encontro de diferentes tendências e formações nessa abordagem camerística”, acrescenta Míriam.

Duo Carlos
Em apresentação especial no dia 25 de abril, terça-feira, às 19h, o Duo Carlos, formado por Carlos Eduardo de Souza e Carlos Martin (violão e viola) executará oito obras: “Cello Sonata N°3 em lá menor”, de A. Vivaldi; “Prelúdio de uma das Suítes para violoncelo”, de J. S. Bach; “Sonata Arpeggione, D. 821”, de F. Schubert; “Danças Folclóricas Romenas”, de Béla Bartok; “Cinco Miniaturas Brasileiras”, de E. Villani-Côrtes; “Estudo XI”, de Heitor Villa-Lobos; e “Café 1930” e “Libertango”, de Astor Piazzolla.

Carlos Eduardo e Carlos Martin são alunos do Conservatório de Tatuí e o duo formado por eles é orientado pela professora Ângela Muner. Trata-se de um grupo que visa a interpretação de músicas de vários gêneros, utilizando-se dessa formação peculiar e de sonoridade única, tentando reproduzir as músicas o mais fielmente possíveis ao seu estilo de composição e com performance refinada.



Duo Dias & Dias
No dia 26, quarta-feira, às 19h, o recital especial da 1ª Semana de Música de Câmara será com o Duo Dias & Dias, formado pelas primas pianistas Milene de Souza Dias e Francine de Moraes Dias, ambas com passagem pelo Conservatório de Tatuí. Ao longo do recital, elas executarão três obras de Tchaikovsky: “Trepak”, “Dança da Fada Açucarada” e “Valsa Bela Adormecida”. Além disso, o repertório traz “Dança Húngara n.5”, de Brahms; “Scaramouche/Brazileira”, de D. Milhaud; “Frevo”, de Ronaldo Miranda; “Sabre Dance”, de Khachaturian; “Libertango”, de AstorPiazzola; e “Tico-tico no Fubá”, de Zequinha de Abreu.

Ainda crianças, Milene e Francine se interessavam pela música, pelo fato da família ser de musicistas. Ao longo do tempo começaram a fazer apresentações juntas e criaram uma identidade musical com o mesmo propósito.No ano de 2015 foram premiadas com a primeira colocação no nível básico do “VII Prêmio Incentivo a Música de Câmara” e primeiro lugar no “Concurso Interno de Piano Homenagem a Villani-Côrtes”, categoria quatro mãos.

O duo tem uma excelente comunicação e diversão no palco e nos ensaios, mostrando o quanto a música une as primas, que procuram tocar um repertório diversificado de maneira que impressione o público.



Duo Cesar Pereira e Diogo Oliveira
O duo formado pelo flautista Cesar Pereira e pelo violonista Diogo Oliveira realiza recital no dia 27 de abril, às 19h. Durante o primeiro semestre de 2017, Cesar e Diogo estão em uma turnê de lançamento do seu primeiro disco “Imagens Brasileiras”. O repertório do CD é formado por obras de compositores brasileiros, que poderão ser apreciadas no recital: “Distribuição de Flores”, de Heitor Villa-Lobos; “Sonatina para Flauta e Violão” (Cantando com simplicidade/Adagio/Movido), de Radamés Gnattali; “Brazilian Landscapes Nº4, op. 85b” (Modinha/Cateretê), de Liduino Pitombeira; “Jobiniana Nº2” e “Círculo Mágico”, ambas de Sérgio Assad; e “Cabra-Cega”, do próprio Diogo Oliveira.

Natural de São Roque (SP), Cesar Pereira iniciou os estudos em 1994, na Brasital, com iniciação musical, flauta doce e teoria. Em 1999, com a chegada do Projeto Guri na cidade, iniciou os estudos de flauta transversal. Na adolescência participou das bandas Charlie’s Band e Banda Musical Brasital. Formou-se no Conservatório de Tatuí, onde foi aluno de Juliano de Arruda Campos. Fez também bacharelado em flauta transversal pela Universidade Estadual de Campinas, onde teve como professor o flautista Sávio Araújo. Em 2014, obteve o título de mestre em performance de flauta, na Lousiana State University (EUA), orientado pela flautista Katherine Kemler. Como músico convidado, participou das orquestras sinfônicas de Sorocaba, de São José dos Campos, do Conservatório de Tatuí e da Unicamp.

Diogo Oliveira é Natural de Barra Mansa (RJ) e teve suas primeiras aulas de violão aos 14 anos na ONG “Encomen”. Mudou-se para São José dos Campos (SP) em 2002 e fez aulas de harmonia e improvisação. Em 2006 foi aprovado para cursar bacharelado em violão na Unicamp, onde estudou com Marcos Cavalcante e Fabio Scarduelli. Foi orientado também pelo violonista Fabio Zanon através de uma bolsa na Fundação Magda Tagliaferro. Na Espanha obteve o título de mestre em violão pela Universidade de Alicante, sendo orientado por grandes nomes do cenário internacional.Foi solista e camerista nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná e em países como Argentina, Paraguai e Espanha. Foi premiado em vários concursos nacionais e internacionais, com destaque para o “Barrios World Wide Web Competition” que aconteceu na cidade de Assunção, no Paraguai, em 2009.



Apoio Cultural – No ano de 2017, o Conservatório de Tatuí recebe apoio cultural da Coop – Cooperativa de Consumo e CCR SPVias.

Fotos dos duos disponíveis em https://goo.gl/5uz9i2 Créditos: Divulgação

SERVIÇO
1ª Semana de Música de Câmara
Míriam Braga, coordenação
Datas: de 24 a 28 de abril de 2017
Horários: 9h, 11h, 14h, 16h e 19h
Local: Salão Villa-Lobos – rua São Bento, 808, Tatuí
Entrada gratuita
Informações: 3205-8464

Nenhum comentário:

Postar um comentário