sábado, 13 de junho de 2015

Tatuí tem média mensal de cinco notificações pela Vigilância Sanitária

Do G1- Em média cinco comércios são notificados por mês em desacordo com as normas sanitárias em Tatuí. O levantamento é da Vigilância Sanitária em referência a janeiro a maio deste ano. O órgão afirma ainda que intensificará a fiscalização em bares e restaurantes este mês.

Todo estabelecimento tem que cumprir exigências que demonstrem condições de funcionamento. No caso de locais que vendem comida a higiene é fundamental, ressalta a coordenadora da Vigilância Sanitária de Tatuí, Juliana Hoffmann. Ela precisa ter o olhar cauteloso em todo ambiente, principalmente na cozinha e nas geladeiras da empresa. “Cobramos esses aspectos para evitar contaminação e surtos alimentares. Que os funcionários estejam utilizando toucas, máscaras, luvas, avental de cor clara”, afirma.

Além de higiene, as empresas também precisam ter condições adequadas de estrutura e instalações. É o caso do empresário Edson Tambelli, que precisou fazer uma reforma na pastelaria para atender às exigências. O comércio existe há 50 anos, portanto algumas coisas precisaram ser atualizadas. “Os banheiros foram adaptados para deficientes, a entrada principal foi trocada por uma com acessibilidade, os pisos foram trocados por de cor clara. A preocupação era com a cozinha, para um lugar grande e adequado para a produção”, conta Tambelli.

Saída de emergência e extintores de incêndio também são obrigatórios. A prefeitura é responsável por vistoriar os comércios antes do local poder funcionar. “Nós fiscalizamos o estabelecimento principalmente quanto a acesso à deficientes e o banheiro, se estão adequados”, explica o fiscal da prefeitura José Rafael da Costa.

Se a empresa que vende alimentos está apta a trabalhar, deve ser colocado em local visível os alvarás de funcionamento dos bombeiros e da prefeitura. Uma segurança a mais para quem frequenta o local, comenta o empresário Mamede Jacó. “Fica mais confiante para comer e não encontrar algo indesejável em sua comida.”
(Foto: Reprodução/ TV TEM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário