sexta-feira, 19 de junho de 2015

Enquanto não pagar impostos atrasados, Santa Casa de Tatuí não tem solução, diz secretário de Estado

Prefeito Manu liderou comitiva de prefeitos e lideranças para propor auxílio ao hospital

A Santa Casa de Tatuí foi tema de uma reunião ontem na Secretaria de Estado da Saúde. O prefeito, José Manoel Correa Coelho, Manu, liderou uma comitiva de lideranças regionais para levar as demandas e urgências do hospital pessoalmente ao secretário Davi Uip. A audiência foi intermediada pelo deputado estadual Edson Giriboni e pelo assessor direto de Uip, o tatuiano Geraldo Melo.

Além de Manu e Giriboni, estiveram presentes o prefeito de Capela do Alto, Marcelo Soares da Silva; de Cerquilho, Antonio Del Ben Junior; de Cesário Lange, Ramiro de Campos; de Quadra, Carlos Vieira de Andrade, e de Torre de Pedra, Emerson José da Mota. Essas cidades utilizam o hospital de Tatuí como referência. Também participaram do encontro os vereadores Antônio Marcos de Abreu e Valdeci Proença, a provedora da Santa Casa, Nanete Walti de Lima, a Diretora Regional de Saúde, Silvia Abrahão, além de técnicos da própria Santa Casa e da Secretaria Municipal de Saúde.

Uma das propostas debatidas seria transformar a Santa Casa em um hospital regional. Porém, essa diretriz não pertence mais à política do governo do estado. Algumas soluções já em andamento, como o enquadramento estratégico e novo aporte de recursos, também foram discutidas, mas nesse momento a Santa Casa não dispõe de certidões Negativas de Débito. “Enquanto não forem regularizados os pagamentos de impostos atrasados, não há solução. É preciso quitar primeiramente essas dívidas para podermos repassar recursos à entidade”, comentou Uip.

O prefeito Manu anunciou que deverá, nos próximos dias, solicitar à Câmara Municipal a devolução de parte do recurso que sobra das despesas do Legislativo para socorrer o hospital e conseguir a amortização dessa primeira dívida. “Quero contar com a sensibilidade do presidente Wladmir Saporito e de todos os vereadores. Todos sabem que há muitos anos a Santa Casa está deficitária. Porém, a saída da Unimed acabou aumentando esse déficit. As entradas de recursos referentes aos serviços prestados diminuíram e, consequentemente, as dificuldades financeiras cresceram”, argumentou.

Uma próxima audiência será realizada com o secretário estadual assim que o hospital consiga as suas certidões Negativas de Débito. “A Prefeitura de Tatuí vem fazendo a sua parte, ampliando e adiantando o repasse de recursos, e também articulando soluções com auxílio de outras instâncias governamentais para socorrer essa entidade tão importante. Infelizmente, o momento é muito delicado. Mas temos certeza que, com muito trabalho e união de todos, nossa Santa Casa, que já enfrentou muitos desafios, irá passar por mais essa dificuldade. É um momento emergencial, onde devemos deixar de lado as cores partidárias e as diferenças ideológicas para pensar em primeiro lugar em nosso único hospital e em nossa cidade”, finalizou Manu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário