domingo, 13 de abril de 2014

Tatuí registra queda nos casos de dengue no primeiro trimestre

Do G1- Balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Tatuí apontam que o número de casos de dengue teve queda no primeiro semestre de 2014 em relação ao mesmo período do ano passado. São dois casos confirmados neste ano contra 27 em 2013. A redução é que 92,6%.

Ainda de acordo com a prefeitura, os dois casos registrados até o momento são importados, ou seja, contraídos em outros municípios. O número coloca Tatuí no rol das cidades brasileiras que tiveram maior redução.

As estatísticas revelam ainda diminuição de casos suspeitos que passaram de 171 para 31 (82%). E dos casos autóctones que zeraram, em contraponto aos sete registros de 2013. O surto da doença do ano passado atingiu o pico histórico da doença em 2010. Nos últimos 22 anos, Tatuí teve 100 casos da doença, 59 deles entre 2005 e 2012.

Para o secretário municipal de Saúde, Máximo Machado Lourenço, o avanço se deve à ação articulada entre a Prefeitura e o Ministério da Saúde, ao trabalho efetivo dos agentes comunitários e às campanhas de conscientização que encontraram ressonância entre a população. Destaque também para o aumento dos recursos empregados tanto na esfera local quanto na federal.

As principais recomendações e cuidados são eliminar água que fica acumulada em calhas, ralos, pratos de vasos de plantas e pneus, além de manter caixas d’água bem fechadas. São atitudes simples que podem impedir a proliferação do mosquito transmissor da dengue.

Toda população deve estar também atenta aos sintomas: febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores no corpo e o aparecimento de manchas vermelhas pelo corpo. Na presença de alguns desses sintomas é importante procurar imediatamente o serviço de saúde e nunca se automedicar. O serviço de saúde está apto para oferecer tratamento adequado e acompanhamento médico gratuito.

Redução em Tatuí é de mais de 90% (Foto: Divulgação / Prefeitura de Tatuí)

Nenhum comentário:

Postar um comentário