terça-feira, 22 de abril de 2014

Falta de placas de indicação de ruas gera transtornos em Tatuí

Do G1- A falta de placas indicativas com o nome das ruas em bairros de Tatuí tem gerado queixas dos moradores. No bairro Residencial Santa Cruz, por exemplo, os correios não entregam cartas por falta de nome nas ruas e os moradores precisam ir até a agência toda semana.

O professor Norberto Silveira, que vive no bairro, reclama da situação que os moradores passam para conseguir a correspondência. “Eles não entregam as cartas exatamente porque dizem que não tendo nome nas ruas, portanto, não podem entregar cartas”, afirma.

Segundo o supervisor de engenharia, Emiliano Bruno Gimenez, pedir uma pizza é difícil, pois os entregadores nunca conseguem encontrar o endereço da casa dele. “A gente tem que sair às vezes de carro e esperar há alguns quarteirões para poder esperar o entregador e acompanhá-lo até a nossa casa. Se não for assim, eles não chegam, infelizmente”, conta.

Inconformado com a situação, o aposentado Abelardo Almeida procurou a prefeitura para pedir as placas para o bairro que já existe há seis anos. Foi informado que teria de pagar o valor de R$ 4,50 por cada uma. “Eu acho que é injusto pagar porque a gente já paga imposto todos os anos. E o imposto é para essas coisas”, reclama.

E o problema de falta de placas não se resume a apenas um bairro. No Residencial Guedes as indicações com os nomes das ruas também não existem. Cansada de esperar, a comerciante Nair Vieira Martins fez a própria placa. Pintou o nome da rua e colocou em frente ao comércio dela.

Segundo a moradora, a falta de identificação das vias do bairro causa transtornos para os moradores. Contas chegam atrasadas e encomendas demoram a ser entregues. “Caminhões, entregadores, param por aí para perguntar. A referência aqui na cidade é sempre um bar, um ponto de táxi. O mês passado, mesmo, não veio a conta. Eu tive que ir lá buscar”, ressalta.

A dona de casa Maria José Silveira mora num cruzamento de quatro ruas, e nem sabe dizer ao certo quais são elas. Faltam placas com os nomes e até a sinalização básica de trânsito, como as de 'Pare' na esquina. “Pode acontecer alguma coisa feia aqui, pois os motoristas não respeitam já que não tem placa. A prefeitura tem que tomar providência, afinal a gente não tem que pagar imposto todos os anos?”, questiona.

A Secretaria de Governo, Segurança Pública e Transportes de Tatuí informou que vem realizando um programa emergencial para substituição de placas, enquanto aguarda parecer jurídico para abertura de licitação para contratação de uma empresa especializada para implantação de um programa efetivo em toda cidade. Afirma ainda que não há nenhuma taxa referente à colocação de placas regulamentada. (Foto: Cláudio Nascimento/ TV TEM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário