quarta-feira, 10 de julho de 2019

ESF do Jardim Santa Rita faz campanha com líderes religiosos para conter casos de desacato

A reunião, realizada no dia 4. aconteceu devido a diversos casos de desacato, por parte de usuários, a médicos, enfermeiros e funcionários.

Funcionários da ESF do Santa Rita se reúnem com líderes religiosos (Foto: Prefeitura de Tatuí)

Diretores e funcionários da Estratégia Saúde da Família (ESF) "Roseli de Oliveira Camargo", do Jardim Santa Rita de Cássia, da Secretaria municipal de Saúde, promoveram uma reunião, na sua sede, com líderes religiosos de diversas denominações na tarde desta quinta-feira (04).

A reunião foi realizada devido a diversos casos de desacato, por parte de usuários, a médicos, enfermeiros e funcionários de modo geral, que ocorreram nos últimos meses, tanto dentro daquela casa de Saúde quanto em publicações em redes sociais.

Representantes de 14 instituições religiosas do bairro compareceram à reunião e conheceram as instalações da ESF, o funcionamento de cada setor e discutiram ideias com o objetivo de identificar as principais necessidades dos moradores do bairro, e então promover melhorias no atendimento.

De acordo com as enfermeiras da ESF, Pauliane de Souza Jardim Pires de Melo e Eliana Mari de Moura, quatro processos tramitam atualmente na Justiça, devido a casos de desacato a seus servidores, e o número somente não é maior porque outros casos não teriam sido informados às autoridades policiais. Depois de várias tentativas de coibir esse problema, através de palestras educativas e preventivas, decidiu-se convidar os líderes religiosos do bairro, para ajudar a explicar, não só aos fiéis, mas a toda a população local, o funcionamento da repartição de Saúde, a fim de evitar eventuais novos casos de agressão aos servidores.

Os atendimentos realizados na ESF do Jardim Santa Rita de Cássia são os seguintes: Médicos da Saúde da Família; Médico Ginecologista/Obstetra; Pediatra; Psicólogo; Fisioterapeuta; Nutricionista; Dentistas; Auriculoterapeuta; Acupuntura; Educador Físico; e Assistente Social.

Os números de atendimentos realizados pela ESF no último mês de junho foram os seguintes: Médicos (1.262); Vacina (2.676); Farmácia (2.468); Enfermeiras (1.550); Enfermagem (9.575); Dentistas (553); Fisioterapia (144); Psicólogo (50); A.C.S (2.795); Visitas enfermeira (22); Visitas Enfermagem (82); Visita Médica (20); e Grupos Educativos (12).

São atendidos pacientes do jardim Santa Rita de Cássia, CDHU "Osvaldo Del Fiol", CDHU "Mário dos Santos", Tanquinho, Jardim Novo Horizonte, Jardim Gramado, Campinho, Queimador, Congonhal e Residencial Vida Nova (Pacaembu). No total, são aproximadamente 23 mil habitantes atendidos, incluindo cerca de 80 pacientes acamados todos os meses.

Ao término da reunião, a enfermeira Pauliane de Souza Jardim Pires de Melo disse que o encontro "foi um sucesso", e classificou o resultado da conversa como "muito produtivo".

Com essa nova tentativa de aproximação com a população, a ESF "Roseli de Oliveira Camargo" reforça o seu compromisso com a saúde e o bem-estar de seus pacientes, e mesmo com eventuais contratempos que possam ocorrer no dia a dia, seus colaboradores não medirão esforços para oferecer um atendimento digno a todos os usuários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário