domingo, 23 de abril de 2017

Vagões começam a ser retirados de George Oetterer, em Iperó

Desde a última terça (18), funcionários da Rumo/ALL, empresa concessionária do trecho da ferrovia que passa por Iperó, estão realizando os procedimentos para a remoção dos mais de 60 vagões que estavam abandonados há cerca de 20 anos nas proximidades da antiga estação de George Oetterer. 

Um acordo entre a Prefeitura de Iperó e a empresa previa a retirada desses vagões, mas aguardava a autorização do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para a remoção. A situação era acompanhada de perto pela Prefeitura junto à empresa e aos órgãos competentes, buscando a solução definitiva para o impasse.

Cerca de 20 vagões foram retirados do local até a manhã de hoje (23). A previsão é que os trabalhos sejam concluídos nos próximos cinco dias.

A administração municipal, através do prefeito Vanderlei Polizeli (PSB), não tem medido esforços para atuar em defesa dos iperoenses. “Esses vagões abandonados em George Oetterer, assim como aqueles que ficaram abandonados na região central de Iperó, representavam diversos riscos nas áreas de Saúde, Meio ambiente e Segurança pública. É mais uma vitória dos iperoenses e trará maior tranquilidade principalmente para os moradores das proximidades da antiga estação de George Oetterer, que sofriam com o abandono dos vagões praticamente ao lado das suas casas”, destacou o prefeito.

RETIRADA DOS VAGÕES NA ÁREA CENTRAL - Após uma verdadeira guerra judicial travada pela Prefeitura de Iperó com a ALL (América Latina Logística), a retirada dos trens abandonados no entorno da estação de Iperó foi iniciada em 5 de setembro de 2013 e finalizada no início de 2014. Ao todo foram retirados 326 vagões, conforme o levantamento realizado à época, que estavam há cerca de três décadas no pátio ferroviário na região central da cidade. A Prefeitura obteve autorização para remover 314 vagões, visto que 9 eram da FCA e 3 do DNIT. 

Ainda durante o processo de retirada dos vagões, a CETESB aplicou duas penalidades à empresa ALL, sendo uma advertência em 19 de setembro de 2013 e uma multa em 7 de outubro de 2013, ambas relacionadas à disposição inadequada de resíduos no solo do pátio da estação.

Os vagões de George Oetterer foram incluídos em acordo entre a Prefeitura e a empresa e agora são efetivamente retirados do local. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário