terça-feira, 2 de agosto de 2016

Fatec Tatuí produz tecnologia para otimizar gestão administrativa da Guarda Civil Municipal

Sistema que será lançado dia 9 de agosto fará registro de ocorrências com relatórios em tempo real, além de auxiliar no gerenciamento operacional 

Dois alunos do curso de Gestão da Tecnologia da Informação da Faculdade de Tecnologia - Fatec Tatuí criaram um sistema informatizado para fazer o registro de ocorrências e o controle operacional da Guarda Civil Municipal (GCM). O projeto será lançado dia 9 de agosto (terça-feira), a partir das 19 horas, durante cerimônia na Fatec. 

Produzido pelos estudantes Mario Fernando Oliveira e Renato Fernando Antunes de Almeida, sob orientação do professor José Márcio Mathias, o Sistema de Gestão Administrativa da Guarda Civil Municipal de Tatuí foi elaborado durante um ano e meio, com o objetivo de auxiliar no planejamento e na tomada de decisões estratégicas para garantir a segurança urbana. 

Desenvolvido com tecnologia responsiva, que funciona via browser em computadores e dispositivos móveis, o software fará o gerenciamento da escala de horário das tropas, organização do armamento, controle de viaturas e materiais de almoxarifado, além da elaboração de boletins de ocorrência e geração de relatórios com dados estatísticos em tempo real. 

O orientador do trabalho explica que a proposta surgiu para atender a uma necessidade da própria GCM. “Os alunos participaram de diversas reuniões e visitas técnicas à Guarda Municipal para criar uma solução focada no ganho de tempo com a otimização dos processos internos”, afirma Mathias. 

Agilidade Os estudantes contam que os procedimentos anteriormente registrados em bancos de dados diversos foram integrados e agora poderão ser compartilhados entre as divisões da GCM. “A agilidade no fluxo de informações permitirá melhor controle e mapeamento das ocorrências, ajudando a direcionar as ações de inteligência da corporação”, destaca Renato. 

Mario aponta os benefícios que o sistema trará para a população: “É uma experiência muito gratificante aplicar nossos conhecimentos no aprimoramento da qualidade de um serviço prestado ao cidadão. Nossa ideia é utilizar esse modelo acadêmico como referência para desenvolver novas soluções, tanto para o poder público quanto para a iniciativa privada”. 

Para o inspetor da Guarda Municipal Fábio Luciano Leme, a expectativa é que o projeto auxilie a corporação a obter um registro mais preciso, seguro, dinâmico e de fácil acesso. “Após a implantação completa, o novo sistema contará com o apoio de tablets instalados nas viaturas, tornando mais célere a percepção dos problemas, assim como a operacionalização de estratégias”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário