Nosso Jornal Online

Tatuí, 

PUBLICIDADE

ANUNCIE AQUI

Peça já seu orçamento
e-mail para publicidade@diariodetatui.com

terça-feira, 16 de agosto de 2016

Conservatório de Tatuí amplia número de apresentações externas



Escolas, faculdades, entidades assistenciais e órgãos públicos de Tatuí e outras cinco cidades receberam grupos da instituição nos primeiros oito meses deste ano

O Conservatório de Tatuí ampliou em 2016 o número de apresentações externas. Além das mais de 100 apresentações realizadas nas dependências da instituição em Tatuí e em São José do Rio Pardo, foram promovidas 47 ações em pontos externos de Tatuí, São José do Rio Pardo, Angatuba, Campos do Jordão, Cesário Lange e Boituva. Foram concertos dos principais grupos pedagógico-artísticos da instituição, totalmente gratuitos.

Ao todo, apenas no primeiro semestre deste ano, mais de 30 mil pessoas acompanharam as apresentações promovidas pelo Conservatório de Tatuí. A grande maioria dos eventos externos, organizados em parcerias com as unidades de ensino e instituições, ocorrem dentro da cidade sede – Tatuí.

Na cidade de Tatuí, foram organizados ensaios abertos e concertos nas escolas estaduais Altina Maynardes de Araújo, Ary de Almeida Sinisgalli e Barão de Suruí; escolas municipais Lígia Vieira de Camargo Del Fiol, João Florêncio, José Menezes Bueno, Sarah de Campos Vieira dos Santos, José Tomás Borges e Núcleo de Educação Básica Ayrton Senna da Silva; Colégio Objetivo; entidades como a Apae de Tatuí, Lar São Vicente de Paula e Lar Donato Flores; além de espaços como o Museu Histórico Paulo Setúbal; o Fórum Alberto dos Santos, sede da comarca; e as igrejas Nossa Senhora das Graças e Presbiteriana, que sediaram concertos especiais de Páscoa. Já a Fatec (Faculdade de Tecnologia), cujo curso de produção fonográfica foi instituído graças a importante parceria com o Conservatório de Tatuí, recebeu duas vezes a Orquestra Sinfônica para atividades de laboratório de gravação, uma ação essencial na formação dos técnicos daquele curso. Alguns dos locais receberam até seis apresentações diferentes no primeiro semestre.

As apresentações foram realizadas pelos principais grupos pedagógico-artísticos do Conservatório de Tatuí: Orquestra Sinfônica, Coro Sinfônico, Big Band, Camerata de Violões, Grupo de Performance, Jazz Combo, Grupo de Percussão e Grupo de Choro. “Seja prestigiando a abertura de uma exposição de artes no museu, seja servindo de laboratório para estudantes do curso de produção fonográfica seja, principalmente, formando público, as apresentações externas do Conservatório de Tatuí são importantes para os músicos. Quem ganha é a cidade, já que das 47 apresentações externas, 44 ocorreram em Tatuí, uma em Boituva, uma em Angatuba e uma em Cesário Lange”, destaca o diretor Henrique Autran Dourado.

As apresentações externas são gratuitas e fazem parte da tradição da instituição. Alguns dos projetos, como o “Choro nas Entidades”, vêm sendo realizados há quase oito anos. Neste último, o Grupo de Choro circula pelas entidades assistenciais e realiza concertos com os clássicos do gênero. “Também é importante citar que nossos grupos circularam pelos mais diferentes bairros da cidade. A nossa principal Orquestra Sinfônica, por exemplo, realizou na escola municipal Ligia Vieira de Camargo Del Fiol e no Lar Donato Flores a mesma apresentação feita na Praça do Capivari, no mais importante festival da América Latina: o Festival de Inverno de Campos do Jordão”, destaca Autran Dourado.

A organização dos eventos externos envolveu mais de 400 profissionais da instituição e atendeu direta e indiretamente a mais de 15 mil pessoas, somente em Tatuí. “As apresentações somente foram possíveis graças à nossa equipe de produção e, evidente, aos diretores, coordenadores e responsáveis por cada um dos locais que receberam nossos grupos. Nosso foco é sempre atuar diretamente nas unidades de ensino e entidades, afinando o diálogo direto com o público. Saber que em muitos desses locais crianças, jovens e adultos assistiram a um concerto pela primeira vez na vida é emocionante e demonstra que nossos músicos estão cumprindo o seu papel: o de difundir e educar”, afirmou o diretor.

Certificação – Por conta de sua importância para o município-sede, o Conservatório de Tatuí também recebeu neste primeiro semestre visitas de mais de 20 grupos de escolas, estudantes, pesquisadores e turistas. Além disso, foi ponto oficial de visitação de três importantes comissões que avaliam as condições da cidade para o recebimento do título de “município de interesse turístico”, entre elas, as comissões da Secretaria de Estado do Turismo e do SP Convention Bureau.

Em total sintonia com as ações culturais e turísticas da cidade, o Conservatório de Tatuí – além de oferecer dezenas de concertos especiais no teatro Procópio Ferreira, mantido pela instituição e que se constitui no único da cidade -, a escola de música e artes cênicas também teve aprovado o recebimento do selo turístico, que certificada a qualidade do equipamento. “Além disso, integramos o guia turístico lançado recentemente pelo jornal O Progresso de Tatuí. Sem dúvidas, a Capital da Música, título oficializado graças ao Conservatório, ganha, e muito, em sediar uma das mais destacadas escolas da América Latina”, afirma o diretor.

São José do Rio Pardo – Em São José do Rio Pardo, onda a instituição mantém um polo em parceria com a administração musical, uma série de apresentações marcou os dez anos da unidade. Lá, além de ceder o prédio e funcionários, a administração apoiou, na última década, todas as atividades da escola de música. “Parcerias são importantes e em São José do Rio Pardo, essenciais. Além de contarmos um prédio totalmente mantido pelo município, que, inclusive, será ampliado, também podemos contar com parcerias como a com o Centro Cultural ítalo Brasileiro, onde são realizadas as mais importantes apresentações do Polo de Rio Pardo”, afirma Autran Dourado.

Agosto-Setembro – Os grupos da instituição retomaram os ensaios, agora com seus bolsistas, no último dia 15 de agosto, e as apresentações artísticas retornam a partir da próxima semana. Entre os eventos confirmados, está o concerto do Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí no Recanto do Bom Velhinho no próximo dia 28 de agosto, domingo, às 15h. A apresentação ocorrem em parceria com o Instituto CCR e CCR SPVias em comemoração ao Dia Nacional do voluntário.

A programação completa pode ser acessada em conservatoriodetatui.org.br.

Apoio Cultural – No ano de 2016, o Conservatório de Tatuí orgulha-se em receber apoio cultural da Coop e CCR SPVias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário