sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Tatuí realiza sexta campanha de doação de sangue neste sábado

Mobilização acontece entre 7h às 12h, no novo prédio do CEMEM

Tatuí realiza no sábado, 1º de novembro, mais uma etapa da campanha de doação de sangue. A segunda deste ano e a sexta da atual administração, além da ação também realizada para cadastrar doadores de medula óssea. A mobilização será realizada no novo prédio do CEMEM (Centro Municipal de Especialidades Médicas) recentemente inaugurado. Os interessados em participar deverão comparecer entre às 7h30 e 12h. A coleta é fruto de parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Hemonúcleo de Jaú, do Hospital Amaral Carvalho. 

Para doar é necessário ter entre 16 e 67 anos, pesar mais de 50 quilos, ter boas condições de saúde, não estar resfriado ou tomando medicamentos, como antibióticos ou anti-inflamatórios, e não ter tomado nenhum tipo de vacina no último mês. Os menores de 18 anos precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis e ambos devem portar documento com foto. 

O doador nunca pode estar em jejum, mas não deve fazer refeições pesadas antes de participar da campanha, por isso a Prefeitura de Tatuí irá disponibilizar lanche para as pessoas que colaborarem. Uma equipe de enfermeiros da Secretaria da Saúde estará no local aferindo a pressão dos doadores.

As mulheres grávidas ou em fase de amamentação também não podem participar. Os portadores de doenças de chagas, sífilis e HIV também estão impedidos, assim como as pessoas que tiveram crises de convulsão após os dois anos de idade ou que frequentaram regiões com foco de malária nos últimos seis meses.

Segundo a Secretária de Saúde, Cecília Oliveira França, doar sangue é um ato de amor ao próximo e de cidadania. Além disso, é fundamental conscientizar a população sobre a importância da segurança no ato da doação. “Antes da doação, todos os doadores são submetidos a um questionário, avaliação e exame clínico com a finalidade de verificar as suas condições de saúde. Qualquer fato de risco detectado na triagem levará a rejeição temporária ou definitiva do doador”, destacou. 

O Hospital Amaral Carvalho é parceiro do município e colabora com a distribuição de bolsa de sangue e seus derivados para os pacientes tatuianos. Os doadores que perderem a data da campanha no município poderão colaborar diretamente no Hemonúcleo de Jaú que funciona às segundas, terças e quintas-feiras, das 7h30 às 16h30, às quartas das 7h30 às 20h e aos sábados das 7h30 às 12h. Informações podem ser obtidas pelos telefones (14)3602-1355 ou (14)3602-1356. O CEMEM fica na Rua São Bento, 15, esquina com o Jardim do Junqueira, no Centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário