sábado, 25 de outubro de 2014

Paciente que esperava vaga de UTI é transferido para Tatuí

Paciente havia sido encaminhado para o Hospital Regional de Sorocaba, mas devolvido a Cesário Lange por erro da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross) do Estado de São Paulo.

Do G1 - Foi transferido nesta sexta-feira (24) o paciente de Cesário Lange que aguardava vaga em uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). De acordo com o diretor clínico da Beneficência Hospitalar de Cesário Lange, Orlei Alceu Camargo, o homem foi levado para hospital em Tatuí.

O paciente é o motorista Ezequias Bueno de Camargo, de 53 anos, que sofreu um acidente de moto na última quarta-feira (22). Ele foi encontrado caído e ferido na estrada que liga Cesário Lange a Porangaba (SP). Os parentes só souberam do acidente por meio do resgate que encontrou o homem e o levou ao hospital de Cesário Lange.

A transferência havia solicitado pelo diretor clínico devido à gravidade do estado de saúde do homem. Na unidade local, não há estrutura para atender casos de alta complexidade. Ele chegou a ser levado para a a Santa Casa de Tatuí e depois ao Hospital Regional de Sorocaba, mas foi mandado de volta para Cesário Lange.

De acordo com o diretor clínico do hospital, Orlei Alceu Camargo, além de precisar de uma UTI, o paciente deverá passar por cirurgias. “O paciente apresenta trauma de crânio, uma contusão cerebral e uma fratura de colo de fêmur. Essa fratura de colo de fêmur necessita de uma cirurgia e colocação de uma prótese. O paciente ainda não responde aos estímulos verbais, está semicomatoso, necessitando de tratamento neurológico e tratamento ortopédico”, explica.

Logo que foram constatados os problemas de saúde, a instituição pediu por diversas vezes uma vaga junto à Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross) do Estado de São Paulo. Em nota, a Cross esclareceu que o paciente foi encaminhado a Sorocaba para passar por exames e avaliação de neurologista e ortopedista. Ele foi atendido, avaliado e encaminhado de volta a Cesário Lange. Somente três horas depois a Central teria recebido da Beneficência do município um pedido de internação.

A Cross alega que não foi comunicada de que o quadro do paciente se agravou. O diretor clínico do hospital afirmou que avisou a central de vagas desde o início de que o caso do motociclista era grave.

Nenhum comentário:

Postar um comentário