quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Área de MPB&Jazz tem novo recital de conclusão de curso, dia 21

Na próxima terça-feira, 21, o Salão Villa-Lobos, do Conservatório de Tatuí recebe convidados especiais que se juntarão a Pedro Vercelino em apresentação. Trata-se de recital de conclusão de curso do aluno de percussão, da área de MPB e Jazz, que reunirá a Escola de Samba e o Grupo de Percussão Popular do Conservatório de Tatuí, entre outros convidados.

Com início às 19h, a récita terá entrada gratuita e mais de 40 convidados. Pedro Vercelino faz recital sob orientação do professor Beto Sodré e coordenação de Érica Masson. O programa é composto por obras de ritmo africano, como “Djembefola” (djembe solo) e “African Rhytms” (Les Ballets Africains)–, e outros, como “Batucada”. No recital, o estudante apresentará, ainda, obras de Jovino dos Santos (“Santo de Casa não Faz Milagre”); Egberto Gismonti (“Água e Vinho”); Radamés Gnatalli (“Estudo Nº 1 III Choro”); Guinga (“Baião de Lacan”); Giovanni Hidalgo/Humberto Ramirez (“Best Friend”); Oscar Aldama (“Festejo por Encomienda”); da banda Snark Puppy (“Tio Macaco”); e de Doudou N’Dyane Rose (“Diabote”).

Convidados - No recital de formatura, Pedro Vercelino recebe como convidados Cesar Urbina, Daniel Del Carpio, Diego Garbin, Douglas Rafael, José Vicente, Junior Chiaparini, Joander Santos, Mattheus Lima, Max Mathias, Marco Aurélio, Oscar Aldama, Tiago Giovani, Rafael Sherk, Sérgio Frigério e Wellignton Viana.

Participam da apresentação, também, Digão Braz, Rodrigo Moura, Andre Segolin, Mauricio Costa, Wallace Sahara, Victor Carvalho, Rafael Pazzarella, Caio Riherto, Franciele Nóbrega,Nicolas Alves, Orlando Martinez, Eduardo de Oliveira, Tiago Bezerra, Thais Sanches e Danilo dos Santos (Escola de Samba do Conservatório de Tatuí) e Betinho Sodré, Alexandre Mono, Cristian Ayres, Rodrigo Sacco e Rafael Chieffi (Grupo de Percussão Popular do Conservatório de Tatuí).


Pedro Vercelino é natural de Casa Branca (SP) e iniciou a carreira musical bem cedo. Já aos 11 anos tocava percussão em bandas de baile, barzinhos e festivais. Foi integrante da Fanfarra Municipal de Casa Branca de 2002 a 2004, na qual iniciou seus estudos teóricos e de percussão sinfônica com Marcos Damasceno.

Em 2006, aos 18 anos, estudou bateria com Gustavo Colucci, no Instituto de Música em Ribeirão Preto. Em 2008, iniciou os cursos de Bateria MPB&Jazz, Percussão MPB&Jazz e Percussão Sinfônica no Conservatório de Tatuí. No ano de 2010, passou a integrar como aluno bolsista o grupo de Percussão de Conservatório de Tatuí; de 2011 a 2012 foi integrante como aluno bolsista da Big Band do Conservatório de Tatuí, com a qual se apresentou com diversos nomes da música instrumental brasileira.

Dentre os músicos de renome, destacam-se: Vinicius Dorin, Mario Campos, Daniel Barry (EUA), Nelson Faria, Nenê Trio, Spok e Adelson Silva, entre outros. Participou de três edições do festival Painel Instrumental, sendo premiado em 2010, 2011 e 2012 como melhor aluno de percussão.

No ano de 2011, participou como músico convidado no show do Changuito (José Luis Quintana), no V Encontro Internacional de Percussão realizado no Conservatório de Tatuí. Ainda no mesmo ano, ele integrou dois grupos: Big Band Out Side e Big Band Jovem do Conservatório de Tatuí.

Em 2012, fundou o Quarteto Repercussão no intuito de apresentar suas composições, sendo premiado por melhor obra original na IV Semana de Música de Câmara do Conservatório de Tatuí e no Prêmio Incentivo à Música de Câmara com a primeira obra, “Orbital”. Também obteve o primeiro lugar na categoria geral com o grupo.

Participou como convidado em diversas formações e grupos dentro e fora do Conservatório de Tatuí, tais como: Orquestra Sinfônica, Banda Sinfônica, Coro Sinfônico, Grupo de Teatro entre outras formações.

Teve como professores Heverton Silveira, Cleber Almeida, Rodrigo Marinônio, Nenê, Bob Wyatt (bateria); Beto Sodré, Beto Angerosa, Guello, Ari Colaris, Emílio Martins, Changuito (percussão popular); Agnaldo Silva, Luis Marcos Caldana, Carlos Tarcha, Eduardo Gianesella (percussão sinfônica); e André Marques (ritmos brasileiros). No ano passado, Pedro Vercelino formou-se na matéria de percussão sinfônica, tendo sido orientado pelo professor Luis Marcos Caldana.

SERVIÇO

Recital de Conclusão de Curso – Percussão
Pedro Vercelino, formando
Terça-feira . dia 21 de outubro . 19h
Salão Villa-Lobos
Rua São Bento, 415
Entrada franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário