quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Aluno de piano popular faz recital de formatura no Conservatório de Tatuí, dia 20

Aluno do curso da área de MPB&Jazz do Conservatório de Tatuí, equipamento do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura do Estado, Tiago Giovani de Oliveira realiza recital de piano gratuito na noite da próxima segunda-feira, 20. A apresentação de formatura acontece no Salão Villa-Lobos, sob orientação de Beto Corrêa e coordenação de Érica Masson.

No recital dedicado à memória de Pedro Gregório de Oliveira, Gertrudes Diniz e Fausto Pará, o estudante receberá como convidados especiais Bocato (trombone), Ricard Ferrarini (saxofone e flauta); Reynaldo Izeppi (trompete) e Dô Carvalho (sax barítono). Ao lado de Fulvio Moraes (bateria), Felipe Brisola (baixo) e Fábio Gouvêa (guitarra), ele executará obras de diversos compositores e bandas. Dentre os quais, destacam-se as do saxofonista Chris Potter (“Train”), do jazzista Robert Glasper (“Big Girl Body”) e a de Tom Jobim e Chico Buarque (“Lígia”). O programa conta, ainda, com composições das bandas Snarky Puppy (“Lingus”), Soulive (“El Ron”) e do trombonista Bocato (“Living Jaçanã”), entre várias outras.

Tiago Giovani de Oliveira iniciou na música aos três anos de idade, passando a ter aulas particulares de teclado aos seis. Fez diversos cursos e aulas particulares até seus 12 anos quando ingressou no estudo de piano.


Submeteu-se, com a mesma idade, à prova na qual conseguiu bolsa no curso técnico oferecido pelo Conservatório “Souza Lima” – mesmo sem idade mínima para frequentar. Teve aulas com diversos professores. Entre eles, Guilherme Ribeiro, Jether Garotti, Fabio Torres, Beto Correa, André Marques, Jovino Santos Neto, Írio Jr, Yaniel Mattos e Jean Michel Pilc.

Frequentou masterclasses de técnica pianística com Regis Gomide, improvisos com Vinicius Dorin, ritmos brasileiros com o baterista Nenê, entre vários outros. Estudou ritmos brasileiros com André Marques e Sergio Frigério; percepção e arranjo com Hudson Nogueira; maracatu com Cleber Almeida; história da música com Paulo Signori; harmonia com Liliana Bolos e Érica Masson.

Foi aluno bolsista do Painel Instrumental em Tatuí de 2011 a 2014. Foi pianista da Big Band Jovem do Conservatório de Tatuí, sob coordenação de Érica Masson. Ao longo de sua carreira tocou com diversos grupos de diversos estilos. Desde 2009 integra o grupo “Mariamadame” com o qual acaba de lançar um DVD com produção do músico Bocato, com quem também aprendeu muito sobre arranjo e composição.

Atualmente, começa a trabalhar como arranjador e produtor musical e dá continuidade à pesquisa de timbres do “groove” até a música moderna e sonoridades dentro do jazz/groove. Também pesquisa sobre piano solo.

MPB e Jazz

O curso de MPB e Jazz do Conservatório de Tatuí foi fundado em 1989, pelo professor Paulo Braga, e é um dos mais concorridos da instituição. Em seu primeiro ano letivo (1990), era formado pelo seguinte corpo docente: Paulo Braga (piano e prática de conjunto), Paulo Flores (prática de conjunto, piano complementar e música eletrônica), Paulo Hildebrand (guitarra), Mário Campos (baixo elétrico), Ricardo Lobo (harmonia e arranjo), Rui Carvalho (bateria e rítmica) e Hudson Nogueira (saxofone).

Em princípio, o curso seguiu como modelo a “Berkeley School” e, a partir de 1994, sob coordenação de Paulo Flores, passou a ter como prioridade a construção de uma escola de música brasileira popular, o que se tornou o diferencial da área de MPB&Jazz do Conservatório de Tatuí, desenvolvendo também um importante departamento de choro que, em 2009, passou a funcionar como uma área independente.

Atualmente, o curso coordenado pela professora Érica Masson tem corpo docente altamente qualificado e de renome na música instrumental brasileira.

A área de MPB & Jazz compreende os seguintes cursos: bateria, baixo acústico, baixo elétrico, canto, clarinete, flauta transversal, guitarra, piano, saxofone, trompete, trombone, percussão e violão.

Mais informações sobre a área, os cursos, abertura de vagas ou apresentações estão disponíveis no site www.conservatoriodetatui.org.br.

SERVIÇO

Recital de Conclusão de Curso da Área de MPB & Jazz - Piano
Tiago Giovani, piano & convidados especiais
Segunda-feira . dia 20 de outubro . 19h
Salão Villa-Lobos
Rua São Bento, 415
Entrada franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário