terça-feira, 1 de outubro de 2013

Voluntários criam núcleo comunitário de Defesa Civil em Tatuí

Do G1 Itapetininga e Região

A Defesa Civil de Tatuí já se prepara para o período de chuvas. Para isso foi criado um núcleo comunitário de prevenção formado por voluntários da cidade. O Núcleo Comunitário de Defesa Civil (Nudec) tem como objetivo auxiliar este trabalho.

Nos próximos dias, os voluntários devem fazer um levantamento no Distrito da Americana, área de maior vulnerabilidade para enchentes e alagamentos no município durante o período de chuvas. Como o bairro é considerado uma das áreas de risco da cidade e possui diversos ranchos, alguns moradores se prontificaram a ser voluntários e integraram o núcleo que foi oficializado pela prefeitura no último sábado 28.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, João Batista Floriano, o levantamento é necessário para ações durante as emergências. "Precisamos fazer esse levantamento para verificar onde há crianças, mulheres grávidas e até mesmo animais. Isso é importante porque na hora do desastre toda e qualquer informação é muito importante. Nós precisamos ter essas informações detalhadamente", comenta.

O núcleo tem como meta servir de complemento para as ações da prefeitura e do governo do estado no gerenciamento em áreas de risco e possíveis ameaças decorrentes de fenômenos naturais ou ocasionados pela ação do homem. De acordo com a voluntária Rosânia de Fátima Rodrigues, esse trabalho é muito importante. “Somos escalados para um determinado local e lá observamos como está a situação do rio, temos que ficar atentos", diz.


A ação tem ainda como objetivo amplificar os resultados do sistema de alarme contra enchentes que foi instalado em 2012, mas só veio efetivamente a funcionar em maio deste ano. A sirene avisa os moradores locais quando o nível das águas do rio Sorocaba está considerado perigoso, orientando a desocupação de residências, ranchos e chácaras de veraneio que existem no local.

O bairro já passou por várias enchentes. Em janeiro de 2007, em uma das maiores inundações, 35 casas foram atingidas.

Durante o encontro realizado no sábado com representantes da prefeitura, os voluntários receberam orientações do Corpo de Bombeiros em caso de alagamentos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário