quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Tatuí terá em outubro Primeiro Seminário de Gerontologia

CT - O evento será dividido em palestras abertas e capacitação para profissionais de saúde - Durante as comemorações do Dia Mundial do Idoso, Prefeitura e Fundo Social de Solidariedade anunciaram para o período de 14 a 18 de outubro a primeira edição do Seminário de Gerontologia de Tatuí que abordará o tema Ações Afirmativas de Atenção ao Envelhecimento.

O evento será dividido em palestras abertas ao público e capacitação para profissionais da área da saúde que tenha interesse em se aprofundar nas questões relacionadas ao envelhecimento e a velhice. Todos os participantes receberão certificado. As aulas e exposições acontecerão no Centro Cultural (Praça Martinho Guedes, 12, Centro), sempre das 9h às 13h. 

O Seminário propõe um olhar mais atendo com relação à população idosa do município, destacando iniciativas voltadas à saúde desta população. “Propiciar que o processo de envelhecimento seja a pauta das ações governamentais é um desafio que trará benefícios a curto, médio e longo prazo, intervindo nos determinantes para a qualidade de vida na idade madura e na velhice”, explica a primeira-dama Ana Paula Cury Coelho. 

A iniciativa vem sendo estruturada pela gerontóloga Paola de Campos, que é coordenadora do Projeto Melhor Idade. O evento conta ainda com apoio da Associação Brasileira de Gerontologia e terá participação de vários profissionais do setor. Mais informações e inscrições antecipadas podem ser obtidas pelo telefone (15) 3305-2585.

Para Paola, esse encontro temático constitui-se em um espaço privilegiado para a discussão de temas que incidem na prática profissional, qualificando a atenção direcionada à pessoa idosa. “O acelerado processo de envelhecimento populacional torna necessário suprir as demandas dos idosos situados em diferentes contextos e fornecer condições para que o envelhecimento seja um processo assistido e bem orientado pela família e equipe profissional”, argumenta.

Ciência

A gerontologia é a ciência que estuda os processos associados à idade, ao envelhecimento e à velhice. Seu desafio, no campo de estudos e de atuação profissional, é propiciar com que o aumento da expectativa de vida seja acompanhado por ganhos na qualidade de vida, satisfação e bem-estar para o público assistido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário