sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Samu de Tatuí deve receber mais 3 ambulâncias

CT - O prefeito José Manoel Correa Coelho anuncia três novas ambulâncias para o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). A assinatura da documentação aconteceu no final da tarde desta quarta-feira, 9, no gabinete do próprio prefeito e teve a presença da coordenadora da unidade local do Samu, enfermeira Andreia Fonseca, e do coordenador do Samu na região de Itapetininga, enfermeiro Thiago Henrique de Moraes. Os novos veículos devem ser entregues já nas próximas semanas.

A conquista foi possível graças à articulação entre Prefeitura e Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde. Os três novos carros representam a duplicação de veículos e consequentemente da capacidade de atendimento. Hoje, o Samu conta com três ambulâncias para atender a população de Tatuí, mas apenas duas são próprias, uma foi locada devido à enorme demanda de atendimento. “Temos em média 900 ocorrências por mês, em alguns dias há até mesmo fila de espera. Esses novos carros vão ajudar muito nosso trabalho e quem ganha com isso é a própria população”, explicou Andreia Fonseca.

O carro alugado deve, porém, ser devolvido acompanhando a política implantada pelo prefeito Manu para acabar com a locação de veículos, diminuindo custos e investindo no patrimônio da própria cidade. “O Samu de Tatuí foi inaugurado em dezembro de 2010, em espaço anexo ao Corpo de Bombeiros, e contava com apenas duas ambulâncias. A Prefeitura deve inaugurar em breve a sede própria do Samu, já instalada no prédio que abrigou a casa oficial do comando do extinto Tiro de Guerra.

Hoje, o Samu da cidade conta com 40 profissionais, entre médicos enfermeiros, atendentes e responsáveis pela conservação e serviços gerais.

Helicóptero - O Samu de Tatuí contará em 2014 com uma nova ferramenta que certamente salvará muitas vidas. Sorocaba receberá uma unidade do helicóptero Águia, da Policia Militar, para atender ocorrências de urgência em diversas cidades da região, entre elas Tatuí. Em casos que exigem agilidade na transferência de pacientes, o tatuianos poderão utilizar a aeronave que virá apenas com piloto e será tripulada pelos profissionais do Samu da unidade local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário