quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Polo Cerâmico e Industrial de Tatuí ganhará rede de distribuição de água

Depois de anunciar a abertura do processo de licitação que dará início à despoluição do Ribeirão do Manduca, a Prefeitura de Tatuí e a Sabesp começaram na última terça-feira, 8, mais uma importante obra de saneamento básico, uma nova rede de distribuição de água que será implantada às margens da SP-141, rodovia que liga Tatuí a Cesário Lange, mais precisamente na altura do quilômetro 35. A extensão da obra é de aproximadamente dois quilômetros e a previsão de conclusão é de 30 dias. O investimento total dessa obra é de R$ 90 mil.

O investimento beneficiará indústrias, cerâmicas, chácaras e residências da região com água potável de qualidade, para consumo e utilização nas atividades produtivas. As empresas que serão favorecidas estão localizadas em um dos principais polos cerâmicos e industriais do município, com a Metalúrgica WA, as cerâmicas Endo, Bronze, Nova Firenze e Strufaldi, o Grupo Santa Rita e a Rontan. Segundo o prefeito José Manoel Correa Coelho, algumas empresas são obrigadas a comprar água para sua produção e para seu próprio consumo gerando custos excessivos. "No caso de chácaras e casas, algumas ainda utilizam água do chamado ‘poço caipira’ e correm o risco de contaminação por falta de tratamento”, explicou. 

Segundo o gerente da divisão da Sabesp de Tatuí, Adriano José Branco, “em toda água tratada pela Sabesp é feito um rigoroso controle de qualidade em todo sistema, desde os mananciais até o cavalete dos imóveis, por meio de coletas regulares de amostras e realização de ensaios laboratoriais, atendendo à portaria 2914/12, do Ministério da Saúde”, comentou.

Os empresários também se mobilizaram em favor da obra. A Cerâmica Endo cedeu uma retroescavadeira para agilizar as construções. “Foi um pedido que vinha se arrastando desde a gestão anterior. Foi prometido fazer, mas não aconteceu. Agora, diante da boa vontade do prefeito Manu e da Sabesp resolvemos colaborar com essa melhoria que vai melhorar muito nosso dia a dia”, comentou o gerente da Cerâmica, Nilton Adriano Vieira Raposo. 

Já para o gerente da Metalúrgica WA, Luiz Jacção Filho, a implantação do novo sistema de abastecimento é a realização de um sonho. “Por muitos e muitos anos, nós, empresários da região e alguns sitiantes, enfrentamos uma luta incansável para que fosse feita a ligação de água em nosso bairro. Inúmeras vezes compramos água, tanto para uso de cozinha como para uso sanitário, e hoje temos a gratidão de ver esse trabalho sendo efetivado. Somos gratos ao prefeito Manu por cumprir mais esse compromisso de campanha”, finalizou. 

A WA dependia da qualidade da água para realizar novos investimentos e expansão em sua atividade fabril, que prevê o aumento de 80 empregos diretos. O maquinário já está em fase de montagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário