quarta-feira, 2 de outubro de 2013

“História de chuva” inspira educadoras de “Passa balaio” em oitavo encontro

Projeto continua a encantar educadores da rede municipal de ensino público da cidade - Com objetivo de tornar educadores da rede municipal de ensino de Tatuí semeadores da arte de contar histórias, e assim, estimular a literatura infantil em sala de aula, o oitavo encontro do projeto “Passa balaio trançado de sonhos” coloca em pauta o olhar do narrador. Com base na obra “História de chuva para acabar com o medo (dela)” (Editora Adonis) as atividades propostas pela escritora e contadora de histórias, Carmelina de Toledo Piza, trabalham os sons da chuva.

Durante as 3 horas de encontro, no dia 4 de outubro, com as educadoras divididas em dois grupos (manhã e tarde), Carmelina apresenta mais um elemento para compor o contador de histórias proposto. “Ao longo desses sete encontros, trabalhamos a introdução e a memorização de uma história, a vestimenta, a voz e a paciência do narrador. Chegou a vez de intensificarmos o olhar de quem conta a história”, revela Carmelina. “É importante que o narrador desperte o encantamento do ouvinte. Além das outras práticas expostas, diria que o olhar tem papel fundamental nesse encantamento”, conclui a escritora.

Semana passada, durante o sétimo encontro na Pré-Escola Profa. Benedita Pereira Fiúza Orsi, esse mesmo encantamento, seja do ouvinte com a história ou das educadoras com o curso, já era tema da fala da supervisora de Educação Infantil, Denise Maria de Campos Badin. “Esse curso nos faz refletir na responsabilidade do educador com as histórias. Passar adiante com alegria, encantamento, tendo a certeza que as histórias seguirão contagiando por onde passar...”, revelou Denise.

“Passa balaio trançado de sonhos” continua a encantar as educadoras nos encontros de formação, que totalizam trinta horas, até o dia 18 de outubro, quando o projeto inicia uma nova fase: a visita de Carmelina de Toledo Piza às escolas. A partir do dia 21 de outubro 26 escolas da rede e a APAE da cidade receberão, além da visita, o livro “Caju, uma história de amor”, de autoria da própria contadora de histórias. Ao todo serão 2 mil alunos contemplados pela iniciativa. 

Além de Tatuí, “Passa balaio trançado de sonhos” acontece, também, na cidade de Bauru/SP, onde já realiza a visita em 27 escolas da rede. No total são 100 educadores e cerca de 4 mil alunos beneficiados, nas duas cidades, pela iniciativa.

Com realização da Editora Adonis, Passa balaio trançado de sonhos tem parceria da Prefeitura Municipal de Tatuí e da Prefeitura Municipal de Bauru, patrocínio da PANCO, produção cultural de 3marias Produtora Cultural, agenciamento de LS Nogueira e apoio do ProAC - Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo - Secretaria da Cultura.

SERVIÇO:

“Passa balaio trançado de sonhos”
Oitavo encontro
Às 8h30 e às 13h30
Pré-Escola Profa. Benedita Pereira Fiúza Orsi

Nenhum comentário:

Postar um comentário