domingo, 13 de outubro de 2013

Além do “do, ré, mi, fá”

A cidade também possui atrativos históricos e naturais surpreendentes. Um prédio, com traços dos anos 20, que já foi cadeia, fórum e, atualmente, um belíssimo museu, é uma das atrações. O prédio abriga desde 1962 a Casa de Cultura Paulo Setúbal e o Museu Histórico de Tatuí, voltado à literatura, com ênfase na obra do autor tatuiano Setúbal.

O acervo do Museu Histórico é composto por objetos que pertenceram ao seu patrono, peças do cotidiano dos tropeiros, exemplares de arte-sacra, objetos da Revolução Constitucionalista de 1932 e acervo indígena. Estão lá também o fardão e o discurso de posse na Academia Brasileira de Letras de Setúbal.

Outros exemplares da história da cidade podem ser visto na Igreja Matriz Nossa Senhora da Imaculada Conceição e Capela de São João do Benfica. Nos traços da religiosidade, pode-se descobrir as linhas históricas da cidade. A primeira construção, com porte e estilo de catedral, preserva detalhes arquitetônicos do século XIX. Já a Capela é marco inicial de Tatuí, onde foi realizada a primeira missa, em 11 de Agosto de 1926. O nome São João do Benfica veio da expressão "São João bem fica aqui. E não lá!", uma vez que alguns fiéis queriam levá-lo para Araçoiaba.

Além disso, em dezembro de 2007, a população de Tatuí ganhou um ótimo espaço para o lazer e educação, o Parque Municipal Ecológico Maria Tuca. Lá, o visitante encontra quadras de vôlei de areia e futebol society, bosques para trilha e piscinas naturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário