terça-feira, 13 de setembro de 2011

Conservatório de Tatuí apresenta show gratuito com Jazz Combo e grupo Cumieira

Concerto será realizado no dia 15 de setembro, às 20h30, no Teatro Procópio Ferreira

O Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos promove o concerto da Jazz Combo do Conservatório de Tatuí com o grupo Cumieira (foto) no dia 15 de setembro, às 20h30, no Teatro Procópio Ferreira. A entrada é franca.

Na formação com os músicos de Dhiego Andrade (bateria), Fernando Seiji (saxofone alto), Gustavo Medeiros (guitarra e violão), Louise Wooley (piano), Júlio Melo (contrabaixo elétrico), Lívia Nestrovski (voz) e Maria Beraldo Bastos (clarinete), o Cumieira apresenta um show de música instrumental peculiar. Brincando com a mistura de erudição musical junto a uma performance carismática, envolve o público e torna-o parte integrante do show.

Cumieira surgiu no início de 2008 quando sete estudantes do curso de Música Popular da Unicamp se reuniram para pesquisar a linguagem de Hermeto Pascoal. Orientados pelo professor Mario Campos, o grupo pôde transformar a vivência que cada integrante teve anteriormente com Hermeto Pascoal e Itiberê Zwarg (oficinas e participações em shows) em releituras de sua obra e composições próprias.

Nesse mesmo ano, o grupo teve aulas de composição com Arrigo Barnabé (artista residente na Unicamp), o que resultou na montagem do espetáculo "Salão de Beleza", apresentado no Centro de Convivência Cultural de Campinas.

Partindo destas distintas vertentes da música popular brasileira, o grupo vem solidificando uma linguagem própria e inovadora, destacando-se no meio musical. O grupo visa, acima de tudo, à difusão da música instrumental brasileira. No intuito de aproximar do público uma música muitas vezes rechaçada por exigir uma escuta especializada, a Cumieira traz aos palcos uma performance sempre muito bem-humorada, que inclui improvisações vocais com leituras de textos, jogos cênicos entre os integrantes e interações diretas com o público.

Em 2009, o grupo foi contemplado pelo edital FICC (Fundo de Investimentos Culturais de Campinas – SP) com um projeto de gravação de disco para o lançamento do seu primeiro CD, intitulado “Festa da Cumieira”. O trabalho, lançado no primeiro semestre de 2010, conta com direção artística de Mário Campos e participação especial de Tom Zé.

A Jazz Combo do Conservatório de Tatuí tem a missão de pesquisar repertório, estudar, resgatar, praticar e divulgar a música instrumental e de improvisação. Criada em 1992, une alunos e professores do curso de MPB e Jazz do Conservatório de Tatuí em torno do resgate da história da música brasileira em formações diferenciadas e, ainda, do trabalho de composições e arranjos inéditos, os quais destacam de maneira marcante a cultura dos ritmos brasileiros.

Fruto do trabalho marcado por propostas harmônicas e melódicas bastante arrojadas foi o primeiro CD do grupo, “Rumo Norte”, lançado em 1998, com obras de Paulo Flores. Com essas obras o grupo recebeu diversos prêmios de música instrumental: Avaré, Londrina, Botucatu, Prata da Casa Sesc Pompéia e Sesc Vila Mariana. Com a obra “Espírito da Coisa” foi premiada no Festival de Jazz Latino de Havana, em Cuba, no ano de 2004, sendo esta então interpretada pelo legendário agrupamento de jazz latino Irakerê, de Chuchu Valdez.

O grupo realizou dezenas de apresentações em Sescs e teatros da Capital e do Interior e participou de festivais nos municípios de Londrina, Ourinhos e Tatuí, em eventos respeitados como o “Chorando sem Parar” e o “Brasil Instrumental”, este último um dos mais importantes do Estado de São Paulo. Muitas dessas apresentações ocorreram ao lado de convidados reconhecidos como Monica Salmaso, Proveta, Teco Cardoso, Paulo Freire, Vinícius Dorin, Nenê, além dos trompetistas americanos Ed Sarath e Daniel Barry (que se tornou parceiro de Flores na obra Dois Hemisférios, para Big Band, premiada em Londrina e Avaré), sempre com a proposta de compartilhar repertório, resgatar a música brasileira e promover releituras.

Serviço
Jazz Combo do Conservatório de Tatuí e Cumieira
Dia 15 de setembro, às 20h30
Teatro Procópio Ferreira – Rua São Bento, 415, Centro – Tatuí
Entrada franca

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Novas pontes do Manduca já estão em construção






Fotos: Rubens Oficial

Começaram as obras de construção das novas pontes sobre o Ribeirão Manduca,com colocação de aduelas. Serão substituídas as pontes nas convergências entre as ruas Deodoro da Fonseca / Emílio Haddad, Santo Antonio / Gertrudes M. da Conceição, Tamandaré / Nilzo Vanni e 7 de Abril / Virgínio Montezzo Filho (fotos). As obras, no valor de R$ 125.570,71 cada ponte, são realizadas pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e estão a cargo da Construtora DRR. O objetivo é acabar com inundações que ocorrem nas imediações em temporadas de muitas chuvas.  

Conservatório de Tatuí realiza concerto didático com o Grupo de Performance Histórica e Educação Musical

Evento acontecerá nos dias 13 e 14 de setembro, às 20h, no Teatro Procópio Ferreira, com entrada franca
O Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos apresenta dois concertos didáticos com o grupo de Performance Histórica e a Área de Educação Musical do Conservatório de Tatuí, nos dias 13 e 14 de setembro, às 20h, no Teatro Procópio Ferreira. A entrada é franca.

Constam do programa da apresentação Johann Schop (1590 – 1667) – Suite à 5 (Intrada, Paduana, Allmand, Courandt, Galliard, Ballett), Johann Caspar Ferdinand Fischer (1656 – 1746) – Le Journal du Printemps Suite nº 8 em Do Maior (Ouverture, Entrée, Canaries, Gavotte en Rondeau, Passepied, Echo, Menuet & Trio), Alonso (1450)- Cancioneiro do Palácio - Sol sol gi gi, e Thoinot Arbeau (1519-1585) - Pavane Belle qui tiens ma vie.

O Grupo de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí, sob a coordenação de Selma Marino, iniciou suas atividades no ano de 2009 e tem por objetivo a interpretação e a divulgação do repertório dos séculos XVI ao XVIII. É formado por professores e alunos bolsistas de nível avançado e conta também com a participação de músicos convidados.

Dentre os objetivos do grupo está o de resgatar e transmitir não apenas a música, mas a própria visão de mundo do Renascimento e do Barroco. Para tal, o Grupo de Performance Histórica busca a maneira mais aproximada ao ideal sonoro da época e utiliza, em suas apresentações, réplicas dos instrumentos daqueles períodos, como flautas doces, traverso, cravo, viola da gamba, violino, viola e violoncelo barroco.

A Área de Educação Musical do Conservatório de Tatuí começou na década de 60, com o início do curso de Iniciação Musical, atendendo crianças de seis, sete e oito anos. A partir de 1990, a instituição implanta o curso de Musicalização Infantil voltado para a faixa etária de cinco anos e posteriormente de quatro anos. Em 2000, o Conservatório de Tatuí passa a oferecer também o curso de Prática Coletiva com Instrumentos de Sopros, em 2004 o curso de Musicalização para Educadores e, em 2009, o curso de Musicografia Braille.

Em um processo dinâmico, a Educação Musical incentiva a sensibilização auditiva e rítmica, a expansão do repertório musical, a execução de instrumentos musicais pertinentes à faixa etária e o domínio da leitura e escrita musical. As crianças também aprendem com o canto, a dança, os jogos e as brincadeiras, estimulando os alunos a participarem das aulas com prazer e criatividade.

Serviço
Concerto Didático - Grupo de Performance Histórica e Área de Educação Musical do Conservatório de Tatuí
Dias 13 e 14 de setembro, às 20h
Teatro Procópio Ferreira – Rua São Bento, 415, Centro – Tatuí
Entrada Franca
Retirada antecipada dos ingressos: das 18h às 19h, de terça a sexta-feira, e das 18h às 21h, no dia do evento.
Mais informações: (15) 3205 8444

Fazenda Shigueno tem prejuízos com queda no preço da laranja

Agricultores reclamam da queda do preço da laranja pago pela indústria

Produtores também enfrentam dificuldade para entregar a fruta.
Associação diz que as fábricas estão operando com capacidade máxima.


Do Globo Rural

Na fazenda no município de Tatuí, que fica a 140 quilômetros de São Paulo, há 300 mil pés de laranja e aumento de 20% na produtividade em relação à safra anterior. O clima também ajudou e nesta safra, dois milhões de caixas de 40 quilos devem sair dos pomares das duas fazendas do produtor. Mas se colheita é maior, o preço decepciona.

"O ano passado, a indústria ofertava R$ 15 a caixa com 40 quilos. Hoje, estamos vendendo a mesma laranja a R$10,50", compara Osni Hessel, administrador da fazenda.

Quase toda a safra vai para a produção de suco. A fruta é lavada e selecionada, trabalho feito 12 horas por dia em dois turnos. Mas há dificuldade em entregar a laranja, apesar de existir um contrato entre a indústria e a fazenda, firmado antes do início da safra.

Todos os dias, cinco carretas com a fruta precisam seguir rumo à indústria, mas apenas duas no máximo conseguem descarregar. “A fruta que vai para a indústria aguarda cerca de 80 horas para ser descarregada. Não tendo descarga, ela volta. Não há condições de colocar essa carga de volta no mercado, então eu tenho que descartá-la”, explica Hessel.

O produtor Rafael Juliano também enfrenta transtornos com a indústria. Em um único dia, dois caminhões não conseguiram descarregar a carga. “São cerca de 20 toneladas em cada caminhão e custa caro colher, embalar, passar e mandar para a indústria para depois devolver”, reclama.

De acordo com a Citrus-BR, associação que representa a indústria de suco, as fábricas estão operando com capacidade máxima. A dificuldade em absorver a produção está ligada ao aumento da safra que, segundo a associação, é a segunda maior da história.

A Citrus-BR diz que estuda a criação de um conselho para regular o fornecimento das frutas, oferecendo prêmios para quem entregar fora dos períodos de pico.

domingo, 11 de setembro de 2011

Tatuí ganhou oficialmente um banco de alimentos

poesia>>> Vicente Pio de Oliveira


Piano e Mendes sobem na classificação na L200 RS da Mitsubishi Cup

Dupla da Território Motorsport, de Tatuí, termina etapa de Jaguariúna na vice-colocação da categoria

Jaguariúna (SP) - A quinta etapa da Mitsubishi Cup 2011, realizada em Jaguariúna (SP), neste sábado (10), terminou com bom resultado para o piloto Edu Piano e o navegador Solon Mendes. A dupla da Equipe Território Motorsport, de Tatuí, ficou na vice-colocação da L200 RS e retomou a terceira colocação na classificação geral da categoria.

O circuito de 31 quilômetros da fazenda Meia Lua foi o cenário do percurso, considerado bastante técnico. Curvas negativas, trechos travados, retas e um piso duro com cascalho e areia caracterizaram o traçado que testou a habilidade dos competidores.

Foram três provas no dia, sendo que Piano e Mendes venceram uma e ficaram em segundo nas outras duas. Os tempos foram: 24m44s7 (1a. prova), 24m05s4 (2a. prova) e 24m00s2 (3a prova)

"Dessa vez batemos na trave. Na última volta, achamos que daria para garantir a primeira posição, já que conseguimos baixar o tempo em sete segundos. Infelizmente não deu, porém, fizemos uma ótima etapa", diz o paulista Piano, que soma três títulos da Mitsubishi Cup.

Sol forte e o tempo seco contribuíram para formação de nuvens de poeira, que segundo Mendes, foram os principais adversários na disputa. "Em algumas situações, tivemos que reduzir a velocidade devido à visibilidade e isso comprometeu o resultado final. Mesmo assim, na minha avaliação, foi a melhor prova do campeonato até agora", diz o navegador que encara a primeira temporada no Sudeste, depois de participar por muito tempo na edição do Nordeste da Mitsubishi Cup, que a partir deste ano juntou-se ao Sudeste e resultou num campeonato nacional.

Após as cinco etapas, Piano e Mendes somam 163 pontos, apenas dois atrás da dupla segundo colocada da categoria L200 RS. "Avançamos uma posição e vamos seguir para as próximas com tudo para fechar a temporada com o melhor resultado possível", completa Piano que compete com Mendes há cinco anos. Recentemente, a parceria conquistou o quarto título do Rally dos Sertões na categoria Caminhões (2007, 2008, 2009 e 2011).

A temporada 2011 da Mitsubishi Cup entra na reta final. Faltam agora apenas duas etapas e o próximo desafio será no dia 1º de outubro nas cidades de Águas de Lindóia e Mogi Guaçu, no interior de São Paulo. A competição conta com seis categorias: Pajero TR4 ER (Etanol Racing), Pajero TR4 ER Light, Pajero TR4 R Light (gasolina), L200 RS, Triton RS e Triton RS Handcap e já passou neste ano pelas cidades de Paulínia (SP), Londrina (PR), Mafra (SC), Poços de Caldas (MG) e Jaguariúna (SP).

A dupla Edu Piano e Solon Mendes, da Equipe Território Motorsport, conta com o patrocínio da Termicom na Mitsubishi Cup.

Resultado etapa Jaguariúna (SP) - (10/09) -
Categoria L200 RS
1º Peterson S. de Oliveira / Gilson Rocha - 44 pontos
2º Edu Piano / Solon Mendes - 43 pontos
3º João Carlos N. da Silva Cardoso/ Sidinei Broering - 37 pontos
4º Rodrigo Rezende Leis / Ronald Rezende Leis - 36 pontos
5º Regis Maia / Rogério Almeida - 33 pontos

Classificação geral Categoria L200 RS - após cinco etapas - 4 primeiros
1º Peterson S. de Oliveira / Gilson Rocha - 206 pontos
2º João Carlos N. da Silva Cardoso/ Sidinei Broering - 165 pontos
3º Edu Piano/Solon Mendes da Fonseca Junior - 163 pontos
4º Rodrigo Rezende Leis / Ronald Rezende Leis - 161 pontos

Próximas etapas - Mitsubishi Cup 2011
6ª Etapa: 01/10 - Águas de Lindóia e Mogi Guaçu/SP
7ª Etapa: 22/10 - Ribeirão Preto/SP

Tatuiana está entre 42 selecionados do país para Maratona de Química

Foto: Cristiano Mota/O Progresso de Tatuí

Ana B. Catel, do Bem-Me-Quer/Positivo, participará de prova em outubro

A tatuiana Ana Beatriz Catel (na foto com o professor Carlos Domingues), mais uma vez, representará Tatuí em evento voltado à química. A aluna do 3o ano do ensino fundamental do Colégio Bem-Me-Quer/Positivo está entre os 42 estudantes selecionados, de todo o país, para participar de maratona que acontece em outubro, dentro do 51o Congresso Brasileiro de Química. O evento tem como objetivo abrir perspectivas de aplicabilidade dos fenômenos químicos e despertar o interesse sobre a matéria.

“Bia”, como é conhecida entre os colegas e professores, teve redação aprovada pela comissão que avalia os trabalhos neste mês. A divulgação dos selecionados aconteceu no domingo, 4. A redação foi apresentada no final de junho, sob a supervisão crítica do professor da disciplina, Carlos Domingues. Com isso, ela conquistou o direito de participar, em São Luís, no Maranhão, da XIX Maratona de Química. “Eu já havia sido selecionada, no ano passado, mas com um tema diferente”, comentou.

A maratona reúne estudantes de todo o país em uma “bateria de atividades”. A competição é composta por três provas, com 20 minutos de duração cada uma, e por palestras. No ano passado, Bia obteve o primeiro lugar, quando esteve na cidade de Cuiabá, no Estado do Mato Grosso, e ganhou R$ 600 como prêmio. “Neste ano, estou tentando ganhar, novamente”, disse.

Na redação, Bia concentrou-se em escrever sobre o tema “Meio Ambiente e Energia”, proposto pela organização. “Como meu professor estuda e trabalha nessa área da química, então ficou mais fácil”, contou.

A estudante, familiarizada com o orientador – Domingues já havia acompanhado a aluna no ano passado –, disse que a única dificuldade que teve foi condensar o assunto em uma única página. “Meu maior problema foi reduzir, concentrar tudo numa página só”, adicionou.

A revisão da redação ficou a cargo da professora de português Fernanda Junqueira, que também orienta alunos que participam de outras competições e concursos. A educadora ajudou Bia a formatar sua redação. “Sempre existem regras, como tipo e tamanho de letra, que precisam ser vistos”, disse.

Para formular a redação, a estudante fez uso de materiais complementares, cedidos pelo educador, e dos assuntos discutidos em sala de aula. “Eu já tinha algum conhecimento sobre o tema, o que tornou tudo mais fácil”, disse a aluna. Bia focou seu trabalho em descrever o uso de fontes alternativas de energia, como a eólica (obtida a partir do vento), entre outras. “Eu também falei um pouco sobre a desvantagem de utilização de combustíveis fósseis (gasolina, principalmente)”, argumentou a estudante.

Além da redação, o aluno vencedor precisa ser bom em exatas, já que as provas consistem na resolução de problemas de química. Bia, que conhece as etapas, disse estar confiante no desafio. “Desde o ano retrasado, quando o professor nos propôs participar de eventos, eu me interessei pelo tema. Acho que tenho facilidade em escrever e resolver questões, mas tem muitas pessoas que têm medo, ou simplesmente não gostam de humanas, e acham que não conseguem conciliar as duas etapas e ficam fora da maratona”, disse.

O bloqueio, apesar de comum, acaba restringindo o aluno, de acordo com o professor. Segundo Domingues, a redação e as soluções de questões devem ser encaradas como mais um desafio. “Não vejo isso como uma dificuldade, mas como um bloqueio pessoal, uma barreira a ser vencida, até porque, o aluno que vai avançar nos estudos tem de fazer um vestibular”, comentou.

Para o educador, a maratona permite não só incentivar o estudo da química, mas divulgar o que está sendo pesquisado. “Em um país como o nosso, em que um evento desse não tem tanta notoriedade (por parte da mídia), como um futebol, ele é fantástico”, disse.

Mais que a divulgação da química enquanto ciência, e sua contribuição para a vida das pessoas, Domingues afirmou que a maratona motiva o estudo da disciplina e desmistifica a matéria. “Ainda existe um certo preconceito, de alunos de fora que não participam, de que isso é para “nerds”. Mas isso me causa estranheza, porque o conhecimento deveria ser valorizado e não tratado de forma pejorativa”, argumentou o professor de química.

Domingues disse, ainda, que a premiação aos vencedores do concurso (1o, 2o e 3o lugares), apesar de não ser o objetivo principal da XIX Maratona de Química, é um incentivo aos estudantes. “Uma forma de premiar o conhecimento num país onde se premia uma série de coisas, inclusive, até corrupção, premiar o conhecimento é válido. Ainda que o prêmio seja pequeno, o valor simbólico que ele carrega representa muito mais”, concluiu.


Transcrito do jornal O Progresso de Tatuí, edição 5548, de 11.09.2011

Luteria


O curso de luteria do Conservatório de Tatuí orienta para construção de instrumentos de arco – violino, viola, violoncelo e contrabaixo. Amplo e com programa bem definido, o curso conta com planejamento semestral e tem por objetivos oferecer ao aluno um melhor aproveitamento e a consciência de sua evolução em cada etapa do curso, bem como uma formação profissional completa, equiparada às dos melhores cursos existentes em outros países.

Com base em programas de escolas do exterior, o curso de luteria oferece aos alunos formação sólida, dando-lhes conhecimento técnico, artístico, histórico e científico com plenas condições para o desenvolvimento da sensibilidade e noções para estudar, interpretar e e poder atuar no mercado da luteria em todos os níveis.

As aulas práticas e teóricas são ministradas por professores com importante produção pedagógica e tem como objetivo levar ao aluno conhecimentos para sua formação profissional embasada na técnica, na arte, na história e na ciência.

Disciplinas
- História da Luteria – duração de dois semestres (2 horas/aula por semana)
- Física Aplicada aos Instrumentos de Cordas – Mecânica e Acústica - duração de dois semestres (2 horas/aula por semana)
- Desenho Técnico de Luteria - duração de dois semestres (2 horas/aulas por semana)
- Luteria Teórica – Tecnologia da Madeira e dos Materiais - duração de dois semestres (2 horas/aulas por semana)
- Luteria Prática – duração de seis semestres (20 horas/aula por semana)
- Prática de Instrumento – Violino – duração de dois semestres (1 hora/aula por semana)
- Prática de Instrumento – Viola – duração de dois semestres (1 hora/aula por semana)
- Prática de Instrumento – Violoncelo – duração de dois semestres (1 hora/aula por semana)
- Prática de Instrumento – Contrabaixo – duração de dois semestres (1 hora/aula por semana)

Conteúdo Programático
1º SEMESTRE - Período de integração e nivelamento, familiarização com ferramental, materiais diversos e execução de exercícios de operações básicas, com entalhes e cortes livres, de precisão, além de exercícios específicos.
2º SEMESTRE - Construção de um violino.
3º SEMESTRE – Construção de uma viola.
4º SEMESTRE - Exercícios com novas harmonizações, novas dimensões mecânicas e acústicas (tessitura e timbre). Início da construção de um violoncelo.
5º SEMESTRE – Conclusão da construção do violoncelo.
6º SEMESTRE - Preparação e aplicação de vernizes, a álcool e a óleo e construção de arcos.
Obs.: A partir do 4º semestre, inclusão de exercícios de manutenção, reparos e restaurações em instrumentos da escola.

Histórico

O curso de luteria mantido pelo Conservatório de Tatuí é o único oferecido gratuitamente no Brasil. Ele foi criado em 25 de agosto de 1980, tendo como professores Enzo Bertelli e Luigi Bertelli.

No ano de 1983, o Conservatório de Tatuí solicitou do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) do Estado de São Paulo, o desenvolvimento de um estudo das madeiras brasileiras em substituição às européias tradicionais, que são utilizadas na construção de instrumentos musicais da família do violino. O mesmo baseou-se na comparação das propriedades anatômicas, físico-mecânicas e acústicas das madeiras, resultando em uma lista de dez madeiras com grande potencialidade para substituir as importadas.
Entre elas, estão o Pinho do Paraná, a Grumixava e o Pau-ferro, as quais são utilizadas para a construção dos primeiros violinos dos alunos. Além das madeiras nacionais, são utilizadas também madeiras importadas, tais como o acero balcânico, o abeto alemão e o ébano africano.

Os estudos que resultaram na bem sucedida substituição das madeiras foram cercados de muitos cuidados. Inéditas no país, as pesquisas foram subsidiadas pela Funarte (Fundação Nacional de Arte) e capitaneadas pelo luthier Enzo Bertelli. Italiano de renome internacional, Bertelli tem trabalho catalogado no Dicionário Universal dos Luiteres e na Enciclopédia da Tchecoslováquia – espécies de Bíblias da profissão muito rara e que exige precisão e dedicação. Enzo e o filho Luigi foram os responsáveis pelo desenvolvimento da importantíssima arte e técnica da fabricação, reparação e manutenção de instrumentos de arco no Estado, nos moldes da mais famosa e tradicional escola do mundo. Além da formação de luthiers, a implantação do curso no Conservatório de Tatuí representou uma espécie de independência do Brasil – à época, o país dependia de matéria-prima importada. A importância do curso em Tatuí está representada na própria história da luteria no Brasil: Enzo Bertelli conseguiu provar que era possível construir violinos de autoria brasileira em nada inferiores aos importados e com um custo menor.

Comandante Doraci Miranda recebe homenagem dos guardas civis


"Este é o CMT Doraci Miranda, grande guerreiro que lidera a GCM de Tatui-SP, homem que faz com muita honestidade e amor essa maravilhosa profissão, merece todo o nosso respeito e admiração. Grande Guerreiro, que DEUS abençoe muito sua vida e o proteja sempre!!"  (Do Facebook, página da Guarda Civil Municipal de Tatuí)

sábado, 10 de setembro de 2011

Concurso de piano homenageia o compositor Francisco Mignone

O Governo do Estado de São Paulo abre as inscrições ao VII Concurso Nacional de Piano de Música Brasileira Maestro Spartaco Rossi do Conservatório de Tatuí. O concurso faz homenagem ao compositor Francisco Mignone e distribuirá prêmios num total de R$ 14.900 aos vencedores dos quatro turnos. As inscrições são aceitas até o dia 17 de setembro e custam R$ 20.

Francisco Mignone nasceu em São Paulo, em 1897, começou com os estudos de música enquanto era criança, com o próprio pai. O músico, que era filho de italianos, fundou o Conservatório Brasileiro de Música e foi membro da Academia Nacional de Música, entidade da qual esteve como presidente.

"Ele estudou na Europa e teve um grande destaque na música brasileira. Iniciou na música popular, tocando flauta e piano em festas. Mignone teve grande influência de Mário de Andrade. Suas obras são consideradas muito melódicas e com grande precisão rítmica. Ele também compôs, além das obras para piano, obras orquestrais e de Câmara", explicou Cristiane.

O músico utilizava o pseudônimo de "Chico Bororó", quando arquitetou seu trabalho popular. Mignone também uniu características da musica popular à erudita. "Desta forma, sua obra se remete esteticamente ao nacionalismo, sob diversas técnicas de composição, desde as mais tradicionais às de vanguarda", contou Cristiane.

O concurso é aberto a pianistas dos 8 aos 30 anos de idade, que competirão em quatro categorias diferentes: I Turno - 8 a 11 anos; II Turno - 12 a 15 anos. III Turno - 16 a 19 anos; e IV Turno - 20 a 30 anos. O concurso acontecerá nos dias 17, 18 e 19 de outubro, e também integrará as atividades do VI Encontro Internacional de Pianistas do Conservatório de Tatuí (que vai, por sua vez, até 23 de outubro). Os primeiros 15 inscritos no concurso terão direito a alojamento gratuito (destinado a candidatos com mais de 18 anos).

Os três primeiros colocados de cada turno receberão prêmios em dinheiro, além de recitais e concertos (destinados ao grande vencedor). No I Turno, os prêmios serão, respectivamente, de R$ 400, R$ 300 e R$ 200. O primeiro, segundo e terceiro colocados do II Turno receberão prêmios de R$ 500, R$ 400 e R$ 300. Os vencedores do III Turno receberão R$ 1.500, R$ 1.000 e R$ 800. No IV Turno, o primeiro colocado receberá R$ 5.000; o segundo colocado receberá R$ 3.000; e o terceiro, R$ 1.500. Também serão conferidos dois prêmios especiais: "Melhor Intérprete de Francisco Mignone" e "Prêmio Zoraide Mazzulli Nunes" a um candidato do IV turno.

Os primeiros colocados dos Turnos I e II terão como premiação um recital solo na temporada 2012 da Sala Villa-Lobos no Conservatório de Tatuí. Já o primeiro colocado do III Turno terá como premiação um concerto com a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí e o primeiro colocado do IV Turno terá como premiação um concerto com a Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí.

Cada candidato deverá executar uma obra de confronto específica ao seu turno e uma obra de livre escolha de compositor brasileiro. As obras de confronto, que neste ano são obrigatoriamente do compositor Francisco Mignone, variam conforme o turno. Para o I Turno, é solicitada a obra "Valsinha"; para o II Turno, "Caixinha de Brinquedos nº 6 - Travessuras do Mascarado"; as obras do III e IV Turnos são, respectivamente,"Serenata Humorística"e "1º Movimento da 3ª Sonatina".


O VII Concurso Nacional de Piano de Música Brasileira tem como objetivos incentivar a execução pianística e compartilhar conhecimentos dos pianistas brasileiros promovendo intercâmbio entre estudantes, professores e apreciadores de música; além de revelar e incentivar novos talentos e divulgar a obra pianística de compositores brasileiros. A coordenação do concurso é da professora Cristiane Bloes, tendo como assistente de coordenação o professor Luis Carlos M. Sanches.

Inscrições
As inscrições podem ser feitas pessoalmente ou por carta registrada endereçada ao VII Concurso Nacional de Música Brasileira Maestro Spartaco Rossi do Conservatório de Tatuí, à rua São Bento, 415, CEP 18270.820 - Tatuí-SP. Para efetivar a inscrição é necessário preencher ficha de inscrição corretamente (disponível no site www.conservatoriodetatui.org.br) e encaminhá-la juntamente com cópias do RG e CPF (menores que não tiverem tais documentos devem encaminhar certidão de nascimento), duas fotos 3x4 (com nome completo no verso), três cópias das obras de livre escolha a serem apresentadas no concurso e comprovante de pagamento da taxa de Inscrição no valor de R$ 20, depositada em qualquer agência do Banco do Brasil a favor da Associação de Amigos do Conservatório de Tatuí (agência: 6505-6 - conta 40.516-7).


Serviço
VII Concurso Nacional de Piano de Música Brasileira Maestro Spartaco Rossi do Conservatório de Tatuí
Inscrições até 17 de setembro
Taxa de Inscrição: R$ 20
Informações: 15 32058444 / www.conservatoriodetatui.org.br

Congresso em Tatuí discute educação para surdos e bilíngues


a educação por meio da linguagem de sinais

Neste sábado, em Tatuí, foi realizado o 1º Congresso Regional e Educacional Bilíngue para Surdos e Ouvintes. Alunos especiais de várias entidades participaram do encontro que teve como tema a educação por meio da linguagem de sinais.

Robson Couto tem 22 anos e nunca teve a oportunidade de ser alfabetizado. Por vários anos a surdez acabou impondo limites ao rapaz que só agora descobriu que pode ir além. Por meio de associações entre figuras, palavras e a linguagem de sinais, agora ele consegue contar um pouco sobre a rotina e a paixões.

Já Rebecca, de apenas 12 anos, foi mais estimulada. Apaixonada por computadores, a menina é o xodó dos pais que coordenam uma ONG criada para ajudar outras pessoas com histórias de vida parecidas. Esforço que vem surtindo efeito ao longo dos anos. Educar surdos não é uma tarefa fácil, mas com dedicação o resulto vem. O que falta na verdade é mais incentivo.

E para falar sobre conquistas e dificuldades um encontro em Tatuí reuniu especialista no assunto de vários regiões do Brasil. É o 1º Congresso Regional Educacional Bilíngue para surdos e ouvintes espaço aberto para debater maneiras de se educar por meio da linguagem de sinais.

E quanto mais informação melhor. Aos 70 anos, Maria Helena está sendo alfabetizada. O desenvolvimento foi tanto que até mesmo quem cuida da aposentada não consegue acompanhar tanta disposição.

Da TV Tem

fala>>> Camila Palacios

Enquanto você reclama da vida ..
Tem gente lutando por uma !!
(Camila Palácios)

Azymuth - Sambafrica

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Paulo Setúbal: Romancista e Poeta - Encontros

Poupatempo tem exposição de telas de Mingo Jacob

Do jornal Cruzeiro do Sul, edição de 09.09.2011

Começa na segunda-feira, 12 de setembro, a exposição de telas do artista plástico Mingo Jacob no Poupatempo Tatuí. A mostra, uma parceria com a Associação dos Artistas Plásticos de Tatuí e Região (Amart), traz 12 obras do artista que retratam o cenário rural e natural, e fica montada na Unidade do Governo do Estado até 24 de setembro.

Com mais de vinte anos de experiência, Mingo Jacob, nascido e residente em Tatuí, integra a Amart e já recebeu prêmios como a medalha de ouro no Salão de Belas Artes de Piracicaba/2010, menção honrosa no Salão da Telesp Club de Campinas, 2º lugar na categoria pintura no 8º Salão de Artes Plásticas de Cerquilho, 1º lugar categoria pintura no 10º Salão de Artes plásticas de Cerquilho, menção honrosa no Salão da Paisagem da Associação Paulista de Belas Artes/2009, ente outros.

A exposição pode ser vista durante todo o horário de funcionamento do Poupatempo, que é de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas, e aos sábados, das 9 às 13 horas. O Poupatempo Tatuí fica na Av. Cel. Firmo Vieira de Carvalho, 135, Centro.

A Amart

A Amart foi fundada em 2003 por um grupo de artistas plásticos e pessoas relacionadas à cultura de Tatuí, objetivando unir os artistas, desenvolver, estimular e divulgar as produções artísticas e, principalmente, fomentar a arte e cultura no município e na região. Desde fevereiro de 2010 a Amart é Ponto de Cultura do Estado de São Paulo, tendo em seu projeto grandes exposições com palestras e monitorias, rodas culturais, excursões para museus com palestra preparatória e visita guiada, entre outras atividades.

Conservatório promove workshop "Preparação Corporal para Ator-Manipulador"

O Conservatório Dramático e Musical de Tatuí promove o workshop "Preparação Corporal para Ator-Manipulador", com a atriz e pesquisadora Kely de Castro (foto), no dia 1º de outubro, a partir das 14h, no Salão Villa-Lobos. Serão abertas 20 vagas e poderão se inscrever apenas maiores de 16 anos.

O workshop demonstrará, por meio de jogos e exercícios, caminhos possíveis para a construção de um corpo sensível, que permita a criação cênica com bonecos. O conteúdo reúne desde conceitos básicos de manipulação até práticas corporais aprofundadas na relação ator-boneco. No workshop, os participantes deverão comparecer com roupas confortáveis para a prática das atividades.

As inscrições para o workshop "Preparação corporal para o ator-manipulador" são gratuitas e devem ser feitas, no Centro de Produções do Conservatório de Tatuí. Mais informações pelo telefone (15) 3205 8422.

Workshop
"Preparação corporal para o ator-manipulador", com Kely de Castro
Dia 1º de Outubro, às 14h
Salão Villa Lobos - Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí
Mais informações: (15) 3205 8422 ou www.conservatoriodetatui.org.br

Veja a Construção da Voluta do Violino