domingo, 7 de setembro de 2014

Prêmio Incentivo à Música de Câmara 2014 - Duo Qualquer Nota

Confira participação do Duo Qualquer Nota no Prêmio Incentivo à Música de Câmara, nível intermediário. Local: Teatro do Conservatório de Tatuí. 

sábado, 6 de setembro de 2014

Prêmio Incentivo à Música de Câmara 2014 - Quarteto de Percussão Quatro

Confira participação do Quarteto Percussão Quatro no Prêmio Incentivo à Música de Câmara, nível intermediário. Local: Teatro do Conservatório de Tatuí. 

Prefeitura promoverá campanha contra a ebriorexia. Você sabe o que é isso?

A Secretaria Municipal de Saúde, em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação, promoverá campanha anual de conscientização e prevenção da ebriorexia, mal que leva pessoas a passar fome o dia todo a fim de compensar as calorias que ingerem em forma de álcool durante suas noitadas. A campanha será promovida junto a escolas da rede municipal e centros de saúde. A lei, originária de projeto do vereador José Eduardo Morais Perbelini (PRB), foi sancionada pelo prefeito Manu na terça-feira, dia 2.   

Ebriorexia não é um termo médico reconhecido. Mas aponta para um fenômeno perturbador, no que tange aos distúrbios de alimentos e aos distúrbios compulsivos. Entre as pessoas classificadas como ebrioréxicos há os universitários, em sua maioria mulheres, que passam fome o dia todo a fim de compensar as calorias que ingerem em forma de álcool durante suas noitadas.O termo se associa também a distúrbios alimentares graves, especialmente a bulimia, a qual muitas vezes acarreta comportamento como o abuso de alimentos e bebidas e o uso do vômito como maneira de purgar o organismo. Os anoréxicos, porque restringem severamente sua ingestão de calorias, tendem a evitar álcool. Mas alguns bebem para se acalmar antes de comer, ou para aliviar a ansiedade causada por uma refeição.

Mutirão de vacinação contra o HPV é realizado neste sábado em Tatuí

Neste sábado (6), a Vigilância Epidemiológica de Tatuí irá promover o Dia D contra o HPV. Durante todo o dia, agentes de saúde estarão disponíveis nas unidades básicas de saúde para aplicação das doses. A campanha é voltada para a imunização de meninas com idades entre 11 e 13 anos. A vacinação é gratuita.

Um dos pontos de ação será na Praça da Matriz. Das 9h às 13h, uma equipe da Saúde está disponível para fazer a vacinação. Também haverá plantão em todas as unidades básicas de saúde da zona urbana e rural, das 8h às 17h.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Marilu Rodrigues da Costa, alerta que cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção, sendo que a segunda dose deve ser tomada seis meses após a primeira e a terceira dose deve ser tomada cinco anos após a primeira dose. Além disso, a imunização estará disponível para meninas que não tomaram a primeira dose no início do ano.

A vacina contra o HPV protege contra o câncer de colo de útero. Ela tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. “O câncer de colo de útero é a segunda principal causa de morte entre mulheres no Brasil. A eficácia da vacina é de 98,8% então, é a forma segura de prevenção. Vale ainda lembrar que a imunização é. O papanicolau continua sendo o método de detecção precoce para o câncer de colo uterino”, afirma.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Tatuí tem 2.876 meninas entre 11 e 13 anos. A meta da campanha é imunizar pelo menos 80% deste total até o final da campanha. Na primeira estada da campanha foram vacinadas em Tatuí 2.138 meninas.

Para receber a vacina basta apresentar um documento com foto e o cartão SUS. A vacinação gratuita segue durante todo mês disponível em todas as unidades básicas de saúde da zona urbana e rural, de segunda a sexta-feira das 8h às 16h.
(Foto: Reprodução/TV TEM)

CRAS Norte oferece oficina de rimas

A partir de agora, o CRAS Norte, no Jardim Gonzaga, oferece aos moradores uma Oficina de Rimas. Entre os temas abordados estão a cultura do hip hop, técnicas de vocal e dicas de como compor rimas. A oficina será ministrada por Visel MC que é cantor e compositor. A primeira aula reuniu mais de 20 jovens do bairro. A oficina será realizada às sextas-feiras em dois horários: das 9h às 12h e das 13h às 16h. Podem participar da oficina crianças acima de 7 anos. O CRAS-NORTE fica na Rua João Saulo dos Reis, nº 90.

Corrida e Caminhada da Família ocorre neste domingo

Neste domingo, 7, a partir das 9 horas, será realizada a primeira edição da Corrida e Caminhada da Família. Este é mais um evento inédito da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude com o objetivo de unir diversão e atividades físicas. O evento tem a parceria do Lions Clube de Tatuí. O ponto de partida será na Rua Sete de Setembro, 735, em frente ao Lions Clube, na Vila Doutor Laurindo. Estarão em disputa as categorias geral no masculino e feminino, com um percurso de cinco quilômetros, PCD (Pessoas Com Deficiência) e cadeirantes com um trajeto dois quilômetros e caminhada de um quilômetro. Serão premiados com troféus os cinco primeiros colocados nas categorias gerais e os três melhores nas categorias cadeirantes e PCD. Os 100 melhores tempos ganharão medalhas. A inscrição pode ser feita na Secretaria de Esporte, que fica na Praça Paulo Setúbal (do Barão), 71, ou no local da corrida no dia do evento. Os leites arrecadados serão doados para o Fundo Social de Solidariedade de Tatuí.

Na manhã deste sábado tem futebol no estádio do XI de Agosto

Neste sábado, 6, o Estádio Doutor Gualter Nunes, da Associação Atlética XI de Agosto, recebe mais uma rodada da Copa Craques do Futuro. Os donos da casa jogam duas partidas. Pelo sub-13 enfrentam o Clube de Campo e no sub-17 o adversário será a equipe da Prefeitura de Torre de Pedra. Fechando a rodada, a Secet de Pereiras encara o DRAC de Itapetininga no sub-13 e na categoria sub-11 joga diante da equipe de Torre de Pedra. Os jogos terão inicio às 8 horas, com entrada franca.

Tatuí participa da Olimpíada da Língua Portuguesa

A Secretaria de Educação, Cultura e Turismo, através da Comissão Municipal Julgadora da Olimpíada de Língua Portuguesa, elegeu os melhores textos que vão concorrer na etapa estadual do concurso. Os trabalhos das escolas selecionadas são: Poema: Lugar Amado - EMEF Professora Maria Eli da Silva Camargo; em Memórias Literárias: Uma rua cheia de magia - E.E Professor Deocles Vieira de Camargo; Crônica: Terra do sol nascente - E.E Professor Ary de Almeida Sinisgalli e Artigo de Opinião: A cidade onde moro - E.E Professor Ary de Almeida Sinisgalli. A Olimpíada é uma iniciativa do MEC (Ministério da Educação), e da Fundação Itaú Social em parceria com a Prefeitura de Tatuí.

Manu entrega viaturas e apresenta novos homens para Guarda Municipal de Tatuí

Evento acontece neste sábado e terá caráter cívico em comemoração à Independência do Brasil

Uma solenidade agendada para este sábado, 6, na Praça da Matriz, marca reforços importantes para a Guarda Civil Municipal. Além de formalizar a entrega de sete novas viaturas, o prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, fará a apresentação de novos homens que serão integrados ao efetivo policial. Evento terá caráter cívico em comemoração antecipada da Independência do Brasil, que será celebrada no domingo.

O curso de formação dos 15 novos guardas civis municipais iniciou no dia 1º de setembro e terá quatro meses de duração. Ao término da capacitação, eles estarão prontos para desenvolver suas atividades junto à ronda escolar, patrulhamento ambiental, patrulhamento de área, canil, postos fixos e demais atribuições do cargo, conforme as aptidões pessoais demonstradas na preparação.

As aulas incluem condicionamento físico, noções de direito em geral, armamento e tiro, técnicas operacionais de policiamento, ética e conduta profissional, entre outras disciplinas que seguem o padrão da matriz curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública. O efetivo da Guarda passa agora a contar com 154 integrantes. Dois dos novos membros são do sexo feminino.

O diretor municipal de Segurança Pública, Onofre Machado Junior, lembra que essa é mais uma etapa do reaparelhamento da Guarda Civil Municipal de Tatuí iniciado em 2013, com aquisição de novos coletes, uniformes e armas. Destaque ainda para os cursos de tiro, manutenção de armas e para o novo estande de tiro. “A corporação que estava abandonada, hoje tem incentivo e estímulo para colaborar com o estado no combate à criminalidade, além de realizar suas funções de proteção ao patrimônio público”, argumentou.

Já Manu destacou que os novos homens e carros serão destinados a operações especiais, em especial no centro comercial e financeiro da cidade que, assim como os demais municípios da região, vem sendo alvo de ações de criminosos. O prefeito determinou ainda ao comandante Doraci Dias de Miranda, ações de inteligência e vigilância em bairros com maior incidência de roubos, furtos e tráfico de drogas. “A responsabilidade pela segurança é atribuída ao Estado, mas os municípios não podem ficar alheios ao combate à criminalidade. Justamente por isso estamos investindo na nossa Guarda, que presta auxílio imprescindível às polícias Militar e Civil. Temos certeza que os novos homens e carros surtirão efeito imediato nas ruas da nossa cidade”, explicou.

Carros - Um Palio Weekend Adventure - Fiat, quatro Spin - Chevrolet e dois Duster – Renault serão integrados à frota que agora conta com 29 veículos entre carros e motos. As novas viaturas serão utilizadas na ronda escolar, patrulhamento de área, grupamento ambiental e no grupamento tático especializado - a ROMU, servindo em todas as ações da Guarda, deste o atendimento mais simples ao mais complexo.

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Prêmio Incentivo à Música de Câmara 2014 - Muziko Tero

Confira participação do Muziko Tero no Prêmio Incentivo à Música de Câmara, nível básico. Local: Teatro do Conservatório de Tatuí. 

Ney Conceição realiza show em homenagem a José Roberto Bertrami no Teatro Amazonas

Manaus - O instrumentista paraense Ney Conceição (foto) vai se apresentar gratuitamente às 20h do próximo domingo (7), no Teatro Amazonas, com o show “O melhor de José Roberto Bertrami”, onde ele fará uma homenagem ao músico tatuiano.

Este é o primeiro show em que ele não vai apresentar seu trabalho autoral e convidou o filho de José Roberto Bertrami, Victor Betrami, para participar do concerto. O repertório do show, composto por 10 canções, será todo com as composições de Bertrami. O show que será apresentado no Teatro Amazonas será uma referência ao álbum de mesmo nome, que de acordo com o artista nasceu da necessidade de se resgatar uma época, quando José Roberto Bertrami liderava a banda Azymuth e fazia muito sucesso nacional e internacional.

O trio Azymuth, que liderado por Bertrami, era formado por ele (teclados), Alex Malheiros (baixo) e Ivan Conti (bateria), começou a carreira nos anos 1970, com a banda Seleção. O nome Azymuth veio em 1973, após a gravação da trilha sonora do filme "O fabuloso Fittipaldi". Bertrami morreu em julho de 2012.

Além do concerto, Ney vai realizar oficinas e workshops para músicos locais. As datas e horários das aulas serão definidas na próxima semana.

Ney é um dos instrumentistas com maior destaque nacional na atualidade, tendo participações em trabalhos de artistas como Sebastião Tapajós, Naná Vasconcelos, Danilo Caymmi e dos folcloristas regionais Pinduca e Nilson Chaves. O show é uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC).

Daniel Barden apresenta-se em recital de conclusão de curso, dia 22

O aluno de guitarra da área de MPB&Jazz Daniel Barden apresenta-se em recital de conclusão de curso no próximo dia 22 de setembro, segunda-feira. Barden conclui o curso do Conservatório de Tatuí, instituição do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura do Estado, após quatro anos.

Orientado pelo professor Fábio Leal e sob coordenação de Érica Masson, Barden apresentará no recital oito músicas próprias: Insônia I, Inspiração de Dori, Influência do Momento, Sem Larica, Insônia II, Pra Você, Fia, Chuva Inspiradora e 51 Anos. Também serão apresentadas duas composições dos professores Fábio Leal (Dorisamba) e Fabio Gouvea (Recomeço).

Para o recital, Barden recebe músicos convidados, entre eles Diego Garbin (trompete), Alan Palma (trombone), Dô de Carvalho (saxofones e flauta), Beto Corrêa (piano), Felipe Brisola (baixo acústico e baixo elétrico) e Rodrigo Digão Braz (bateria). Farão participações especiais os guitarristas Fábio Leal e Fabio Gouvea; o violoncelista Rafael Gandolfo Scherk; o percussionista Tiago Mecatti; o baixista Adriano Martins; o trombonista Anderson Bruno Pereira; e o baterista Rodrigo Marinonio.

Daniel Barden aprendeu os primeiros acordes no violão influenciado pelo pai desde os seis anos de idade. Aos oito, deu início aos estudos básicos do instrumento, com professores da terra natal, Venâncio Aires (RS). Ganhou dos pais em 2001 a primeira guitarra, e logo em 2002 teve seu primeiro contato profissional com o instrumento, como músico de baile.

Dentre os professores com quem estudou no Rio Grande do Sul se destacam Zoca Jungs e Tiago Ferrari Daiello. Além dos bailes, foi músico de estúdio, produtor musical e professor de música, ministrando aulas de violão e guitarra durante o período de dois anos na Escola Musical Center de Garibaldi (RS).

Em 2010, ingressou no curso de MPB&Jazz do Conservatório de Tatuí e, desde então, participa de grupos de estudo e pesquisa da música instrumental brasileira e americana. Já se apresentou ao lado de grandes nomes como Gabriel Grossi, Thiago Espirito Santo, Fábio Leal, Fabio Gouvea, Rodrigo Marinônio, Rodrigo Digão Braz Santos, Paulo Almeida, César Roversi, Diego Garbin, Alan Palma e muitos outros. Em 2012 ganhou o certificado de melhor aluno de guitarra do “Painel Instrumental”. Em 2013 foi bolsista performance na Big Band do Conservatório de Tatuí, liderada por Celso Veagnoli, com a qual se apresentou em várias cidades do estado de São Paulo. Acompanhou, com a mesma, importantes nomes do cenário instrumental brasileiro como Eduardo Neves, Paulo Tiné, Mario Campos e Sandro Albert – com o último, inclusive, realizou duas gravações, uma no Teatro Procópio Ferreira de Tatuí, e outra no programa do Jô Soares.

Atualmente é professor particular de música, desenvolve um trabalho de música instrumental com composições próprias no seu grupo (Daniel Barden quarteto), e uma série de outros projetos com diversos estilos musicais.

SERVIÇO
Recital de Conclusão de Curso da Área de MPB & Jazz - Guitarra
Daniel Barden, formando
Fábio Leal, professor responsável
Érica Masson, coordenação
Segunda-feira . 22 de Setembro
19h00 – Auditório da Unidade 3
Rua São Bento, 412
Entrada franca

Seis flagrantes de tráfico de drogas são registrados em um dia na região

Do G1, editado- Seis flagrantes de tráficos de drogas foram registrados entre a tarde de quinta-feira (4) e a manhã desta sexta-feira (5) na região de Tatuí. Ao todo, 14 pessoas foram detidas, além da apreensão de porções de maconha, cocaína, crack e um revólver com munições. Os casos ocorreram em Manduri (SP), Fartura (SP), Tatuí, Cerqueira César (SP) e Itapetininga.

Quatro homens, dois de 20 e dois de 28 anos, foram presos à noite por tráfico de drogas em Tatuí. Segundo a polícia militar, os policiais foram acionados por denúncias anônimas dizendo que os homens estavam comercializando drogas em um bairro. Eles foram até o local e encontraram os rapazes com dez porções de cocaína, 18 porções de crack, três celulares e R$ 407 em dinheiro. Os suspeitos foram encaminhados para a delegacia e estão à disposição da Justiça.

Tatuí é uma das melhores esquinas do Brasil, diz governador

A BRF - Brasil Foods, fusão da Sadia com a Perdigão, inaugurou nesta quarta-feira, 3, mais uma fábrica em Tatuí, a de frios fatiados. A fábrica fica ao lado da antiga unidade de Tatuí. A solenidade de inauguração contou com a presença do governador Geraldo Alckmin, que em seu discurso classificou Tatuí como 'uma das melhores esquinas do Brasil', pelo fato do município estar localizado entre as rodovias Castello Branco, Raposo Tavares e Marechal Rondon, o que o torna atrativo logístico para instalações de empresas. Também esteve presente Luiz Fernando Furlan, membro do Conselho de Administração da BRF, que foi ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do governo Lula.

A nova fábrica poderá gerar até 140 ou 160 empregos diretos, dependendo da demanda, mas até o momento foram contratados 61 operários. A tecnologia aplicada em Tatuí é única no Brasil e única em toda a BRF no mundo. O investimento foi de R$ 70 milhões, valor superior ao habitual para o seu porte, devido à alta tecnologia aplicada, chamada de S-Fresh, que proporciona um produto fresco e soltinho como o fatiado na hora, com a vantagem da higiene obtida por processo de descontaminação similar a de uma UTI. A produção inicial será de 12 toneladas/dia e utilizará a marca 'Soltinho'.

A BRF é a sétima maior indústria de alimentos do mundo e seu valor de mercado está estimado em mais de R$ 50 bilhões.

Na foto, o governador descerra a placa inaugural. 

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Conservatório de Tatuí sedia três recitais gratuitos na próxima semana

O Conservatório de Tatuí sedia três recitais gratuitos na próxima semana. Eles serão realizados na terça-feira, 9, quarta-feira, 10, e sexta-feira, 12.

Na terça-feira, 9, a apresentação será às 20h30 no teatro Procópio Ferreira. Na ocasião, sob coordenação de Juliano Kerber, será realizado Recital de Pianistas Correpetidores e Alunos do Conservatório de Tatuí.

No programa, estão obras de Johann Sebastian Bach, Benedetto Marcello, Ronaldo Miranda, Georges Enesco, George Gershwin, Paul Hindemith e Dmitri Shostakovich. Participam do recital os cantores Veruska Wilke e Merlise Moreira; os flautistas Karina Bimbatti, Pâmela Roberta Marques Lopes, Natali Macias, e Samuel Bastiani; o saxofonista Luis Miguel Herrera Janampa e o pianista Gustavo Baldi. Eles serão acompanhados por Lilian Graziella de Oliveira (cravo), Helena Scheffel, Rogel Júnior, Ramsés Hussni e Fanny de Souza Lima (piano).

Na quarta-feira, 10, também às 20h30 no Teatro Procópio Ferreira, será realizado o recital de premiação dos grupos vencedores do Prêmio Incentivo à Música de Câmara, sob coordenação da professora Míriam Braga. Serão, ao todo, seis grupos formados exclusivamente por alunos da instituição: Duo Clarinadas, Duo Qualquer Nota, Duo Dois em Um, Trio Sulamérica, Duo Amitié e Irmãos Vieira.

O Duo Clarinadas é formado pelos clarinetistas Bruno da Silva Ghirardi e César Augusto Garcez e apresentará “Bifonia n. 3”, de Ernani Aguiar; e “Brejeiro”, de Ernesto Nazareth. Já o Duo Qualquer Nota é integrado por Wender Campi e Fernando Palloni e apresentará obras de Otto Nicolai, Allen Vizzutti e do próprio trompetista Wender Campi.

O Duo Dois em Um é formado pelos violonistas Marcelo de Almeida Brito e Gabriele Leite, que apresentam obras de A. Vivaldi, Zequinha de Abreu, E. Gismonti e Marco Pereira.

Quem também se apresenta no recital é o trio Sulamérica, formado por Mariana Virgilli, piano; Nayara Tamarozi, cello; e Moisés Nesi, violino. O trio apresentará movimento da obra “Trio em Ré menor, II”, de Mendelssohn .

O também premiado Duo Amitié, de Rogel Junior e Ramses Hussni, apresenta de Witold Lutoslawsy (Variações sobre um tema de Paganini), enquanto o BR Brass – formado por Paulo Henrique Oliveira e Ramon Diego (trompetes); Marlon Rissatto (trombone); Oséias de Souza (trompa); Marcel Montini (tuba) e Fernando Reis (bateria) – apresenta obras de Elvis Presley e Puccini.

O último duo a se apresentar na noite é o Irmãos Vieira, formado por Henrique Vieira e Guilherme Vieira (piano e violão). No repertório, estão obras de Anton Diabelli e Maurízio Colonna/Luciana Bigazzi.

Na sexta-feira, 12, o recital de violoncelo coordenado pelo professor Jefferson Perez será a partir das 19h, no Salão Villa-Lobos. Na ocasião, os alunos serão acompanhados pela pianista Thais Valim.Apresentam-se no recital os alunos Luiz Henrique Camargo, Maria Clara Honorato, Maria Luísa Fruet, Nayara Tamarozzi, Patrik Amorim e Samuel Lazala. Serão apresentadas obras de G. F. Handel, F. J. Gossec, W. Squire, J. S. Bach, S. Kovacevic, H. Villa-Lobos, F. Mignone e C. Saint-Säens.

Recitais
Terça-feira, dia 9 – 20h30 – Teatro Procópio Ferreira
Pianistas Correpetidores e Alunos do Conservatório de Tatuí
Quarta-feira, dia 10 – 20h30 – Teatro Procópio Ferreira
Recital de Vencedores do Prêmio Incentivo à Música de Câmara
Sexta-feira, dia 12, 19h – Salão Villa-Lobos
Recital da Classe de Violoncelo
Rua São Bento, 415
Entrada franca
Informações: 15 3205-8444

Prêmio Incentivo à Música de Câmara 2014 - Quarteto de Cordas

Confira participação do Quarteto de Cordas no Prêmio Incentivo à Música de Câmara, nível básico. Local: Teatro do Conservatório de Tatuí. 

Monitoras protestam impedindo entrada de alunos em creche do CDHU

Do G1- Famílias de Tatuí enfrentaram problemas na manhã desta quinta-feira (4) para deixar os filhos em uma creche da cidade. Monitoras da unidade impediram a entrada das crianças alegando falta de funcionários. Ao todo a unidade trabalha com 200 crianças em ter 0 e 5 anos.

Com a decisão das monitoras, vários pais passaram a manhã em frente a Creche Vera Fonseca Sinisgalli, no Bairro CDHU. Segundo o pedreiro Fábio Aurélio Cleto, três monitoras impediram a entrada das crianças. “Minha filha já reclamou de coisas corriqueiras, como brincadeiras com crianças maiores que ela que resulta em machucados”, afirma.

O vigilante Fagner Xavier Soares diz ter ouvido das funcionárias que elas não dão conta de atender tantas crianças. Ele concorda que deve haver funcionários o suficiente. “Às vezes as crianças chegam com mordidas, então como vai reclamar? Sendo que é uma funcionária para atender tantas crianças”, reclama.

Segundo a porteira Camila Antunes, ela perdeu o dia de trabalho devido ao protesto das monitoras. Ela trouxe a filha Camila, de 2 anos, mas teve que voltar com a criança para casa. “Era pra mim entrar às 7h e hoje cheguei com essa surpresa indesejável”, diz.

Diante da confusão, a secretária de Educação Angela Sartori foi chamada à creche. De acordo com ela, todas as crianças puderam entrar na creche depois do protesto das monitoras. “Irresponsabilidade. É minha própria equipe, mas isso poderia ser resolvido de outra forma. Poderiam ter nos procurado e conversado. Se eu tenho apenas dois funcionários faltando é fácil resolver”, exclama.

Ainda segundo a secretária, atualmente dez monitores trabalham na creche e são suficientes para atender todas as crianças. Mas para que não haja esse tipo de problema novamente, seis funcionários extras de outras unidades foram chamados para trabalhar no local nos próximos dias.

Manu pede providências do Governador na inauguração de nova fábrica de BRF

Aproveitando a presença do governador do Estado, Geraldo Alckmin, na inauguração da nova fábrica da BRF em Tatuí, o prefeito Manu pediu providências para a construção de um acesso para a empresa Rontan, na SP 141 - Mário Batista Mori, e a liberação de um terreno doado pela municipalidade para a construção de uma escola estadual no Jardim Santa Rita. Este terreno seria área de lazer e estaria recebendo tratamento de área de preservação, o que impediria a construção. O governador telefonou para um de seu comandados para a tomada de providências.

SPVias abre vagas para contratação de pessoas com deficiência

Do G1- A concessionária que administra parte da malha viária da região de Tatuí, Sorocaba e Bauru (SP) abriu inscrições para contratação de pessoas com deficiência. Ao todo são 10 vagas disponíveis. Os interessados em participar do processo seletivo podem se inscrever pelo site da empresa (clique aqui) ou encaminhar currículo para fernanda.goncalves@grupoccr.com.br.

De acordo com a coordenadora de Gestão de Pessoas, Vivian Nóbrega, os candidatos com deficiência concorrerão às vagas disponíveis na empresa em base de igualdade com os outros candidatos, desde que preencham os requisitos de qualificação exigidos. Após a contratação eles serão integrados à equipe de forma gradual, por meio de cursos de capacitação.

O processo seletivo vai priorizar candidatos que morem em cidades próximas à atuação da concessionária. Os municípios são: Tatuí, Itapetininga, Alambari (SP), São Miguel Arcanjo (SP), Capão Bonito (SP), Avaré (SP), Itaí (SP), Buri (SP), Taquarivaí (SP), Itapeva(SP), Itaberá (SP), Itararé (SP), Araçoiaba da Serra (SP), Capela do Alto, Sarapuí (SP),Cesário Lange, Quadra, Porangaba (SP), Torre de Pedra (SP), Bofete (SP),Pardinho (SP), Itatinga (SP), Cerqueira César (SP), Iaras (SP), Águas de Santa Bárbara (SP) e Santa Cruz do Rio Pardo (SP).

Gonzaga tem como certa sua vitória no TSE

Falando ao DT, o ex-prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo declarou que tem como certa a sua vitória no TSE no julgamento de seu recurso contra a decisão do TRE que indeferiu sua candidatura a deputado estadual. Gonzaga aponta que para o indeferimento são necessários quatro requisitos: improbidade administrativa, dolo, enriquecimento ilícito e prejuízo ao erário público, o que não seria o seu caso. 

Magrão também tem candidatura indeferida

Leandro Magrão, candidato tatuiano a deputado estadual pelo PSB, também teve sua candidatura indeferida pelo Tribunal Regional Eleitoral. Assim como o ex-prefeito Gonzaga, o nome de Magrão aparece no site do TSE como 'apto' para as eleições graças a um recurso impetrado e ainda não julgado.

Mulher é detida com entorpecentes na Vila Angélica

Uma mulher foi detida na noite de quarta-feira, 3, na Vila Angélica, por tráfico de drogas. A Guarda Civil Municipal recebeu denúncia anônima, dizendo que a mulher comercializava drogas na própria casa. Com a permissão da mãe da suspeita, a GCM entrou na casa e abordou a mulher, que confirmou a prática de tráfico. Numa bolsa, foram encontradas 101 porções de maconha e uma porção maior da substância, que estava embalada em saco plástico. Além disso, ela também tinha uma balança de precisão, papéis com anotações das vendas dos entorpecentes e a quantia de R$ 370. Ela foi conduzida ao plantão policial e permanece à disposição da Justiça. - informações da Prefeitura

Ministério da Saúde libera R$ 250 mil para a Santa Casa de Tatuí

Os dado foram publicados no Portal da Transparência do Governo Federal, veja:

Número Convênio: 757848
Objeto: AQUISICAO DE EQUIPAMENTOS PARA A ENTIDADE FILANTROPICA SANTA CASA DE MISERICORDIA DE TATUI - CNES no 2079135
Órgão Superior: MINISTERIO DA SAUDE
Convenente: SANTA CASA DE MISERICORDIA DE TATUI
Valor Total: R$ 250.000,00
Data da Última Liberação: 28/08/2014
Valor da Última Liberação: R$ 250.000,00

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Prêmio Incentivo à Música de Câmara 2014 - Grupo Sexta às Cinco

Confira participação do Grupo Sexta às Cinco no Prêmio Incentivo à Música de Câmara, nível básico. Local: Teatro do Conservatório de Tatuí.

BRF inaugura fábrica de fatiados em Tatuí

A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, inaugurou hoje, 3, sua primeira planta de frios fatiados do Estado de São Paulo, em Tatuí, que foi expandida para receber a operação. A companhia investiu R$ 70 milhões na unidade e, com a inauguração, reforça a estratégia de direcionar o negócio às demandas do mercado, em total sincronia entre as áreas de produção e vendas. Pela primeira vez na BRF, a produção de uma planta é realizada apenas sob demanda do cliente. O projeto servirá como piloto para que outras linhas da BRF sigam esse modelo.

"Implementamos na fábrica de fatiados equipamentos e tecnologias inéditas no Brasil, que garantem eficiência e produtividade para um modelo de atendimento sob demanda, no qual o volume da produção, desde a fabricação da matéria prima, é determinada pela rede varejista", diz Sandro Leite, gerente industrial da unidade de Tatuí. "A produção e a logística estão organizadas para permitir que, em dois dias, o produto esteja disponível ao consumidor", comenta.

A operação conta com três linhas, duas para cárneos e uma para lácteos. Na fase inicial, a produção será de 12 toneladas/dia. "A instalação de fábrica foi feita em uma região estratégica para o acesso ao mercado do Sudeste, que tem muito potencial de aceitação para este produto. Temos acompanhado a tendência mundial de preocupação com a procedência e a segurança dos alimentos. A nova fábrica está alinhada à nossa premissa geral de ouvir essas demandas do mercado e oferecer produtos que atendam ao consumidor, com alto valor agregado", diz Leite.

A fábrica de fatiados de Tatuí é a primeira da companhia e a única do país com a tecnologia européia S-Fresh, que permite oferecer um produto fresco, semelhante ao fatiado na hora, inédito no Brasil. A inovação fortalece a BRF com referência ao desenvolvimento tecnológico do setor de alimentos, reconhecida pelo ranking "The World's Most Innovative Companies", lista mundial da revista Forbes, da qual figuram apenas duas companhias brasileiras.

Operação sustentável  - A unidade de Tatuí já conta com uma eficiente gestão ambiental, que destina mais de 80% dos resíduos da operação para cooperativas de reciclagem, no caso de materiais reaproveitáveis, e para fábricas de ração ou compostagem, no caso dos orgânicos.

O projeto da nova fábrica considerou as premissas de sustentabilidade que norteiam toda a operação da companhia, que faz parte da lista Global 100 Most Sustainable Corporations in the World, é listada no Índice de Sustentabilidade (ISE) da BM&FBovespa há nove anos, sendo a 2ª colocada na última carteira divulgada (2013), e também integra há dois anos a carteira de Emerging Markets do Dow Jones Sustainability Index.

A operação na fábrica de fatiados considera a redução de resíduos a volumes mínimos, sistema de armazenamento e reuso de água, procedimentos de saúde e segurança do trabalho e metas de redução de gases de efeito estufa e mudanças climáticas.

Atletas tatuianos conseguem bons resultados nos Abertos da Juventude

No último sábado, 30 de agosto, em provas disputadas no Sesi de Votorantim, a equipe de atletismo mantida pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude de Tatuí conseguiu bons resultados na fase regional dos Jogos Abertos da Juventude. Felipe Augusto Ribeiro da Silva garantiu o titulo na prova de 800 e 1500 metros rasos. Alison de Campos foi campeão no salto em distância e segundo colocado no salto em altura. Com esses resultados, os dois atletas garantiram vaga na final estadual da competição, que será realizada no dia 10 de outubro, no Sesi de Itapetininga.

Alunos de Tatuí fazem vistoria no Aterro Sanitário

Na manhã desta quarta-feira, 3, os alunos do curso de Meio Ambiente da ETEC Salles Gomes e da Escola Estadual Barão de Suruí realizaram uma vistoria no Aterro Sanitário de Cesário Lange, onde são recolhidos os resíduos de Tatuí, Cesário Lange, Pereiras, Jumirim e algumas instituições particulares desde 2012. A vistoria foi coordenada pelo diretor de Meio Ambiente Vicente Alamínio e por Daiane Bueno, auxiliando os alunos do curso técnico a avaliar o local a partir de seus aprendizados em sala de aula.

Reunião prepara o Fórum Sou Capaz, no Senai

Nesta terça-feira, 2,  aconteceu no prédio da escola do Senai uma reunião para discutir a realização do Fórum Sou Capaz, que irá acontecer no dia 23 de setembro em Tatuí. O Programa Sou Capaz da FIESP tem a finalidade de oferecer a equivalência de oportunidade a todos os cidadãos, através da capacitação técnica de pessoas com deficiência e aprendizes. Participaram da reunião o secretário de Indústria, Desenvolvimento Econômico e Social, Ronaldo Mota, o diretor de Indústria, Marcos Bueno, o diretor do Gabinete do Bem Estar Social e Cidadania, Márcio Fernandes, o agente de Cultura, Rogério Miranda, o vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Célio Gregório, o diretor do Sesi Tatuí, Sidnei Perez, o diretor do Senai Jocilei Oliveira e a gerente regional do CIESP Eva Marius.

Ministros homenageiam Celso de Mello pelos 25 anos de atuação no STF

Os ministros que compõem a 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal homenagearam, no final da sessão de julgamento desta terça-feira (2/9), o ministro tatuiano Celso de Mello (foto) pelos 25 anos de atuação na Corte, completados no último dia 17 de agosto.

O ministro Gilmar Mendes deu início às homenagens, e afirmou que o decano é um dos mais completos juízes a integrar o STF em todos os tempos. “Tem dado uma colaboração vital para a jurisprudência constitucional, especialmente pós 88, em que tem atuado de forma tão criativa, trazendo subsídios de constitucionalismo brasileiro, visitando todas as nossas construções, e também do constitucionalismo em geral”, disse.

O presidente da 2ª Turma, ministro Teori Zavascki, disse ser admirador permanente do trabalho do colega. "Para mim, privar agora da convivência diária do ministro Celso, representa motivo de grande honra.”

Em nome do Ministério Público Federal, o subprocurador-geral da República, Odim Brandão Ferreira, disse que Mello tem “empenho juvenil” nas causas. “Não pode haver motivo de satisfação maior de alguém que tem sua causa julgada no STF saber que o decano do Tribunal se importa com ela como se fosse sua primeira causa”, afirmou.

O homenageado agradeceu as palavras a ele dedicadas e afirmou ser um grande privilégio poder participar do convívio dos ministros, representantes do Ministério Público e advogados ao longo desses 25 anos. “Para mim tem sido motivo de constante enriquecimento. É uma forma de aprender com as lições ministradas nos votos tão substanciosos, nos doutos pareceres e nas peças processuais produzidas”, afirmou. Com informações da Assessoria de Imprensa do STF.

Revista Consultor Jurídico, 2 de setembro de 2014, 21:00

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Tatuí realiza Dia D contra o HPV neste sábado

Vacinação gratuita será destinada a meninas entre 11 e 13 anos

O Dia D da segunda dose da vacina contra o HPV (papilomavírus humano), que protege contra o câncer de colo de útero em meninas de 11 a 13 anos, será realizado neste sábado, 6, na Praça da Matriz, das 9h às 13h. Também haverá plantão em todas as unidades básicas de saúde da zona urbana e rural, das 8h às 17h. A vacinação é gratuita.

Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção, sendo que a segunda dose deve ser tomada seis meses após a primeira e a terceira dose deve ser tomada cinco anos após a primeira dose. Além disso, a imunização estará disponível para meninas que não tomaram a primeira dose no início do ano.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Marilu Rodrigues da Costa, lembra que a vacina contra o HPV tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. “O câncer de colo de útero é a segunda principal causa de morte entre mulheres no Brasil. A eficácia da vacina é de 98,8% então, é a forma segura de prevenção. Vale ainda lembrar que a imunização é. O papanicolau continua sendo o método de detecção precoce para o câncer de colo uterino”, afirma.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Tatuí tem 2.876 meninas entre 11 e 13 anos. A meta da campanha é imunizar pelo menos 80% deste total até o final da campanha. Na primeira estada da campanha foram vacinadas em Tatuí 2.138 meninas.

Para receber a vacina basta apresentar um documento com foto e o cartão SUS. A vacinação gratuita segue durante todo mês disponível em todas as unidades básicas de saúde da zona urbana e rural, de segunda a sexta-feira das 08h às 16h.

Campeonato Varzeano define finalistas

No domingo, 31, foram definidos os finalistas da série prata do Campeonato Varzeano. Em partidas disputadas no estádio Professor Simeão Sobral, na Vila Jurema, o time da Vila Esperança venceu o Aguinha por 4 a 2 nos pênaltis e o São João derrotou o Vitória do Santa Rita pelo placar de 4 a 1 no tempo normal. As finais das séries prata e ouro serão no domingo, 7 de setembro, no estádio do Sindicato dos Metalúrgicos. Às 14 horas, jogam Vila Esperança e São João pela série prata e em seguida se enfrentam Associação Atlética Santa Rita e FBA pela série ouro. A entrada é franca.

Cordão dos Bichos Mirim se apresentou em Sorocaba

Os alunos da creche municipal Joaquim da Silva Campos, do bairro Valinhos, que formam o Cordão dos Bichos Mirim viajaram até Sorocaba para se apresentar ao lado da Orquestra Experimental da Fundec. As crianças participaram da encenação de uma apresentação das contadoras de histórias Denise Badin e Rosária Pedroso. Os figurinos foram confeccionados com matérias recicláveis para mostrar para as crianças a importância de preservar o ambiente natural. A Orquestra estava sob a regência do professor Paulo Afonso Estanislau.

Semana Melhor Idade Saudável está acontecendo no Centro Cultural

Os idosos do Projeto Melhor Idade estão participando da Semana Melhor Idade Saudável. Todos os dias acontecem palestras sobre cuidados com a saúde. A palestra desta terça-feira foi sobre a importância de hipertensos e diabéticos tomar corretamente seus medicamentos. O tema da palestra de quarta-feira é A importância da Saúde Bucal na Velhice, o tema de quinta-feira será Higiene Pessoal e para finalizar na sexta-feira o tema será Sexualidade entre Idosos, Mitos e Verdades. O evento também é aberto a qualquer pessoa com 60 anos ou mais, cuidadoras de idosos e outros que se interessem pelo tema. O horário das palestras e das 8h30 às 10h30 no Auditório do Departamento de Cultura, Localizado na Praça Martinho Guedes, 12.

Paço está em reforma

O Paço Municipal está passando por uma reforma. Nesta semana, devido à reforma, o atendimento ao público no Paço Municipal será das 12h às 17h. Desde sua inauguração em 1980, há 34 anos essa é a primeira vez que o prédio recebe uma reforma.

Prêmio Incentivo à Música de Câmara - Duo Mak Luc

Confira participação do Duo Mak Luc no Prêmio Incentivo à Música de Câmara, nível básico. Local: Teatro do Conservatório de Tatuí.

falecimentos

01/09/2014 – JOSE CARLOS COELHO DA SILVA AOS 64 ANOS DE IDADE.
31/08/2014 – CLAUDIO CARDOSO DA SILVA AOS 43 ANOS DE IDADE.
31/08/2014 – ERASMO CONRADO AOS 66 ANOS DE IDADE.
30/08/2014 – ISAURINA PIRES GARCIA AOS 89 ANOS DE IDADE.
30/08/2014 – EFIGÊNIA MARIA OTÁVIO AOS 68 ANOS DE IDADE.
28/08/2014 – FREDERICO JULIO AOS 81 ANOS DE IDADE.

GCM prende suspeito em flagrante por tráfico de drogas no Jardim Lucila

Do G1- Um homem foi preso em flagrante por tráfico de drogas na madrugada desta segunda-feira (1°) em Tatuí. Com ele foram apreendidos 37 porções de cocaína e 45 gramas de maconha.

De acordo com a Guarda Civil Municipal, o suspeito foi detido durante patrulhamento de uma viatura no Jardim Lucila. O homem andava na rua e ao ver a viatura jogou um objeto, chamando a atenção dos guardas. Eles abordaram o suspeito e encontraram no chão uma embalagem de cigarro com as porções de cocaína e no bolso dele R$ 47 em dinheiro.

Depois, os policiais foram até a casa do homem, onde encontraram no escondido no quintal uma porção de maconha ainda não embalada. O material foi apreendido à delegacia, onde o homem prestou depoimento. Ele está à disposição da Justiça.

Cearense Luciano Franco premiado pela 3ª vez no Festival de MPB do Conservatório de Tatuí

por Dalwton Moura

A 20ª edição do Festival de MPB do Conservatório de Tatuí, do Governo do Estado de São Paulo, um dos maiores eventos do tipo no Brasil e o único a contar com uma orquestra completa à disposição dos participantes, premiou pela terceira edição consecutiva o compositor e multi-instrumentista cearense Luciano Franco. "Noite e dia", canção em parceria com o compositor Dalwton Moura, interpretada pela aplaudida cantora paulistana Luciana Alves, ficou entre as cinco melhores canções do festival realizado nos dias 29, 30 e 31 de agosto, com o júri formado por nomes como o compositor Edu Santhana, o saxofonista Roberto Sion e o pianista Jether Garotti.

Interpretada por Luciana Alves, uma das mais reconhecidas cantoras da nova cena paulistana, “Noite e dia” foi gravada para o terceiro disco autoral de Luciano Franco, o primeiro dedicado a canções (sucessor dos CDs instrumentais “Luciano Franco”, de 2005, e “Rio Novo”, de 2009). O trabalho se encontra atualmente em fase de mixagem, tendo lançamento previsto para novembro.

A música foi registrada em duo, com Luciana e o consagrado pianista paulista Fábio Torres, ganhador do último Grammy, pelo disco “Song for Maura”, gravado por ele com o Trio Corrente e com o clarinetista cubano Paquito d´Rivera. A gravação de Fábio Torres e Luciana Alves serviu de base para o desenvolvimento do arranjo da canção para orquestra, assinado por Celso Veagnoli, arranjador oficial do festival.

BRF inaugura fábrica de frios fatiados em Tatuí

A BRF, uma das maiores empresas de alimentos do mundo, inaugura nesta quarta-feira, 3, uma nova operação de frios fatiados na sua Unidade Industrial de Tatuí.

Executivos da BRF conduzirão o evento, ao lado de autoridades do Estado de São Paulo e do município de Tatuí.

Programação:
Coletiva de imprensa e Inauguração da Fábrica de Fatiados da BRF
Data: 03 de setembro
Horário: 14h00
Local: Unidade da BRF em Tatuí – Rodovia Mário Batista Mori, Km 33.

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Prêmio Incentivo à Música de Câmara 2014 - Duo Sonoro

Confira participação do Duo Sonoro no Prêmio Incentivo à Música de Câmara, nível básico. Local: Teatro do Conservatório de Tatuí.

Lilian - Festival de MPB Tatuí/SP - De amor


fotografia... Hrob (Hélio Bastos)


Canção de Minas Gerais vence 20º Festival de MPB

A música “Cantares”, defendida pelo cantor e compositor Zé Alexandre, de Poços de Caldas (MG), foi a grande vencedora do 20º Festival de MPB – Certame da Canção. A fase final foi realizada na noite desde domingo, 31, no Teatro Procópio Ferreira. Ao vencer a primeira colocação, Zé Alexandre recebeu R$ 10 mil em prêmios e o direito de fazer o show de abertura na próxima edição do evento.

Também foram premiadas na 20ª edição do evento as canções “Rodas” (de Santo André-SP), que recebeu R$ 6 mil em prêmios pela segunda colocação; “Migrar” (de Cuiabá-MT), que recebeu R$ 4 mil pela terceira colocação; e “Noite e Dia”, de Fortaleza-CE, que recebeu R$ 2 mil pela quinta colocação. A música “Cantiga para Mariana”, de Piracicaba (SP), foi premiada em quarto lugar e, também, recebeu os prêmios de música de aclamação popular e melhor intérprete para Julia Simões, totalizando R$ 5 mil em prêmios. Além da premiação, as 20 músicas classificadas para as semifinais receberam o valor de R$ 600 a título de prêmio pela participação no festival.

De acordo com a jurada Céline Imbert, o nível das canções concorrentes foi considerado “altíssimo”. “Vimos aqui gênios, são artistas que têm uma carreira gloriosa pela frente. É uma mocidade altamente comprometida com a arte”, afirmou. Além de Imbert, integraram o corpo de jurados Jether Garotti Junior, Bruno Coppini, Eduardo Santhana e Roberto Sion.

O Festival de MPB de Tatuí é um dos mais tradicionais do país e um dos únicos a oferecer uma orquestra aos participantes selecionados. Oficializado pelo Decreto Estadual n° 40.833/96, ele premia intérpretes e compositores que concorrem com canções brasileiras inéditas e originais. Seus objetivos são incentivar a MPB; direcionar o interesse da população e mostrar a importância da arte como fonte de cultura e lazer; aprimorar e desenvolver a cultura musical, promovendo um intercâmbio artístico-cultural, altamente gratificante a todos os elementos geradores da cultura; e revelar novos talentos.

Além da apresentação das músicas concorrentes, o Festival de MPB de Tatuí contou com shows especiais. No primeiro dia, a atração foi Fernando Cavallieri, vencedor da última edição do evento. No segundo dia, a grande atração foi Eduardo Santhana, que apresentou o show “Canções”. Na final, a atração foi a cantora Leny Andrade, que fez memorável.

Suspeitos de assalto em Tatuí são detidos após carro capotar na fuga

Do G1- Dois homens e um adolescente de 17 anos foram detidos nesta segunda-feira (1º), em Tatuí, suspeitos de assalto. De acordo com a Polícia Militar, o trio armado teria invadido uma farmácia na região central do município durante a madrugada. Eles chegaram a fugir, mas foram cercados.

Ainda segundo a polícia, o comércio assaltado funciona no sistema 24h. Durante a ação criminosa, os ladrões fizeram os funcionários reféns. Após pegarem dinheiro no caixa e diversos produtos e remédios, eles fugiram em um carro.

A PM foi acionada e fez buscas pela região, além de emitir alerta ao policiamento da região. O veículo usado pelos criminosos foi localizado em Boituva. Ao receber ordem de parada, o motorista fugiu e entrou na rodovia Castello Branco, sentido Tatuí. Já na altura do quilômetro 129 o carro foi cercado. O motorista tentou continuar a fuga e entrou em alta velocidade em uma alça de acesso, no entanto, capotou.

No carro, os policiais encontraram a arma usada no assalto - um revólver calibre 38, além dos produtos e R$ 550 roubados do comércio. Foi constatado também que o veículo usado pelos criminosos era produto de roubo na capital paulista. Os suspeitos foram levados à delegacia e presos em flagrante. Eles estão à disposição da Justiça.

Tatuiana Ford/Território chega a Belo Horizonte como Campeã do Rally dos Sertões

Piano conquista seu sétimo título, Mendes o sexto e a equipe contabiliza agora oito títulos consecutivos na maior prova off-road do Brasil

1º de setembro de 2014 - Líderes de ponta a ponta da 22ª edição do Rally dos Sertões, Edu Piano, Solon Mendes e Carlos Sales confirmaram o favoritismo e conquistaram, no último sábado (30), o título de Campeões 2014, nos Caminhões. A bordo do F4000 Território 4x4 o time cruzou a rampa de chegada, em frente à Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte (MG), com o dever cumprido. Trata-se do oito título consecutivo da equipe de Tatuí (SP), oficial da Ford Caminhões na competição e o sétimo como campeão de Piano, sexto de Mendes e segundo de Sales.

"Este ano o título tem um sabor diferente, porque decidimos somente alguns dias antes que viríamos para a prova, porque a situação está difícil. E viemos para o Sertões com uma equipe super reduzida (seis pessoas) e foi sensacional, porque foi um rali que tive tempo de me divertir e curtir mais a prova e os bastidores", explicou Piano, que também é chefe de equipe e preparador de carros de competição e, quando vem ao Sertões, sempre tem responsabilidades maiores do que apenas pilotar. Completou 19 participações consecutivas na prova e é um dos recordistas de títulos nos Caminhões.

Invicto, o time venceu o Prólogo e mais seis etapas consecutivas, só não conseguiu acelerar na sétima e última etapa porque a Especial para a categoria Caminhões acabou não sendo disputada. O trio mantinha uma vantagem de mais de uma hora no acumulado e inevitavelmente não comemoraria mais uma vitória. Foram 17h53min10s contabilizados de Especiais contra 18h27min54s do segundo colocado.

Mesmo nesta edição a configuração da prova ter tido sete ao invés de dez etapas e aproximadamente 2.600 quilômetros de roteiro - mil a menos que na edição do ano passado -, a prova não deu moleza aos competidores. O veterano time mostrou sua experiência e garra do início ao fim e superou as dificuldades do trajeto: logo na primeira etapa, Piano pilotou mais de 100 quilômetros de Especial sem freio, em outra etapa tiveram um pneu furado e mesmo na reta final do rali quando tiveram problemas de ultrapassagem com um adversário da categoria que quase lhes custou o título.

O cearense Mendes, também é veterano na modalidade, com 30 anos de off-road, completou 16 participações no Rally dos Sertões, sendo que todos os seis títulos do Sertões foram conquistados na equipe, ao ado de Piano. "Fizemos o que precisava ser feito, conquistamos mais um título para a equipe. Alguns subestimaram o tamanho do rali, devido ao percurso mais reduzido, mais foram dias difíceis, complicados e, ainda assim, conseguimos passar por todas as adversidades do percurso e vencer invictos. Estamos muito felizes com o resultado e agradeço a Deus por ter permito mais esta vitória", ressaltou o navegador.

Sales, o mecânico e co-piloto, comemorou seu bicampeonato: "É muito bom ver que nosso trabalho e dedicação foram compensados no final. A parceria com Edu e Solon é sensacional, uma aprendizado e uma lição que vou levar por todo a vida."

"Foi um Sertões prazeroso com um percurso diversificado e que gostei muito de pilotar. Acredito que um rali de sete dias, se encaixou bem à atual situação, porque talvez não seriam quase 200 competidores participando, o grid poderia ter sido menor se fossem dez dias. No mais, quero agradecer a dedicação dos meus companheiros de equipe e a Ford Caminhões, Cummins, Garrett e aos demais parceiros que acreditaram mais uma vez no potencial do nosso time", finaliza Piano.

Entre Goiânia (largada) e Belo Horizonte (chegada) - 23 a 30 de agosto - , o Sertões 2014 passou por mais cinco cidades. Sediaram o rali pela primeira vez: Catalão (GO) e as cidades mineiras Paracatu e São Francisco. Completaram o percurso, Caldas Novas (GO) e Diamantina (MG), que já receberam a prova em outras edições.

domingo, 31 de agosto de 2014

Inscrições ao Encontro Nacional de Canto Lírico abrem dia 8 de setembro

Será aberto no próximo dia 8 de setembro o período de inscrições ao 3º Encontro Nacional de Canto Lírico - “A diversidade do repertório vocal”, evento organizado pelo Conservatório de Tatuí, equipamento do Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria da Cultura. O evento será realizado entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro, em Tatuí (SP). A coordenação é da professora Cristine Bello Guse.

O Encontro Nacional de Canto Lírico integra a programação de celebração dos 60 anos do Conservatório de Tatuí, completados em 2014. O evento é organizado com objetivos de proporcionar aos estudantes de canto uma visão estilística aprofundada de determinados gêneros do repertório vocal: Lied, Mélodie, Art Song, Canção Brasileira e Ópera. O Encontro também almeja fornecer informações a respeito de aspectos de técnica vocal, fisiologia da voz, ensino de canto e carreira profissional.

“O mercado profissional da música exige do cantor lírico conhecimentos relacionados a especificidades estilísticas, bem como versatilidade e domínio vocal. O Encontro de Canto Lírico abre espaço para que os estudantes acessem essas informações detalhadamente através do contato com profissionais renomados e especializados em cada assunto. Igualmente, o conhecimento de aspectos de fisiologia e técnica são extremamente relevantes para os cantores em formação, uma vez que a demanda vocal de um cantor profissional requer que o mesmo conheça profundamente seu instrumento na intenção de preservar-se de emissões que lhe trariam cansaço vocal. A vivência musical contínua que um Encontro traz ao estudante é sempre muito motivadora para que este se dedique cada vez mais a seus estudos com responsabilidade e prazer”, justifica a coordenadora.

O evento contará com palestras, master classes, concertos e mesa redonda com artistas convidados de renome no meio artístico, pedagógico e acadêmico. Estão confirmadas as presenças de Martha Herr (art song); Achille Picchi (canção brasileira); Laura de Souza (lied); Ricardo Ballestero (mélodie); Walter Chamun (fisiologia da voz e técnica vocal); Said Tuma (correpetidor); e Inacio de Nonno (ópera).

As inscrições poderão ser feitas a partir do dia 8 de setembro pelo site conservatoriodetatui.org.br/ecanto. O período de inscrição segue até 8 de outubro para a modalidade executante e até dia 22 de outubro para a modalidade ouvinte. Podem participar do evento estudantes de canto em geral (modalidade ouvinte), alunos avançados que possuam repertório memorizado e que almejem abordar questões estilísticas e interpretativas do repertório ou, ainda, alunos iniciantes ou intermediários que almejem abordar questões de técnica vocal em seu repertório (participantes máster classes intermediário e avançado).

Serão selecionados de quatro a cinco alunos por master class para que o professor tenha entre 15 a 20 minutos para trabalhar com cada participante. A seleção ocorrerá mediante avaliação de currículo, carta de indicação do professor que ateste o que consta no currículo e indique há quanto tempo o aluno estuda canto e a avaliação de uma performance gravada em vídeo e enviada via link no site Youtube. Mais informações podem ser obtidas pelo site conservatoriodetatui.org.br/ecanto


SERVIÇO
III Encontro Internacional de Canto
Inscrições:
8 de setembro a 8 de outubro (executante)
8 de setembro a 22 de outubro (modalidade)
Taxa: R$ 40
Mais informações: conservatoriodetatui.org.br/ecanto / (15) 3205-8444

Abertas inscrições ao VII Encontro Internacional de Pianistas

O Conservatório de Tatuí sedia no próximo mês de outubro a sétima edição do Encontro Internacional de Pianistas. O evento integra a programação especial em comemoração aos 60 anos do Conservatório de Tatuí, celebrados em 2014.

Reunindo atividades artísticas e pedagógicas, o evento receberá artistas de destaque internacional. Os concertos são abertos a qualquer interessado, mas para participar das palestras, workshops e masterclasses é preciso inscrever-se antecipadamente. As atividades são voltadas a qualquer interessado, com ou sem conhecimento musical, sem limite de idade.
As inscrições podem ser feitas nas categorias “ouvinte” ou “executante”. O interessado inscrito como ouvinte poderá assistir a todas as atividades pedagógicas e atividades artísticas oferecidas. O interessado inscrito como executante, além de acompanhar a todas as atividades da programação, terá currículo e obra a ser apresentada avaliados pela comissão organizadora e, se selecionado, atuará nas masterclasses.

A inscrição pode ser feita pela internet no site conservatoriodetatui.org.br/epianistas, pelo correio ou pessoalmente no Centro de Produção do Conservatório de Tatuí (à rua São Bento, 415, Centro). Para efetuar a inscrição via internet é necessário preencher a ficha de inscrição disponível no site e efetuar o pagamento da taxa de R$ 40, via emissão de boleto bancário.

A inscrição será realizada até o dia 26 de setembro para a modalidade executante e até 3 de outubro na modalidade ouvinte. Após as datas limites, o valor da taxa de inscrição será de R$ 60 e as inscrições serão recebidas apenas se houver vagas. Alunos regularmente matriculados e professores do Conservatório de Tatuí terão gratuidade na taxa desde que efetuem a inscrição até as datas limites.

Os interessados inscritos como Executantes nas masterclasses passarão por processo seletivo, coordenado pela comissão organizadora do evento, envolvendo análise de currículo e obra a ser executada pelo candidato. A organização do evento indicará para qual masterclass o candidato executante foi aprovado. A divulgação dos executantes aprovados ocorrerá no site do evento a partir do dia 3 de outubro. Os candidatos eventualmente não aprovados poderão participar normalmente dos eventos, na qualidade de ouvinte.

Artistas convidados
Para esta edição do Encontro Internacional de Pianistas, estão confirmadas as participações dos artistas Beatrice Berthold (Pontificia Universidad Católica - Santiago Chile), Fábio Luz (Escola Superior “Città della Musica e del Teatro” - Penne /Fondation Franz Liszt), Sergio Gallo (Georgia State University – Atlanta), Nahim Marun (Unesp), Eudóxia de Barros (CBM), André Rangel (Unesp), Antonio Vaz Lemes, Renato Figueiredo (EMSP), Scheilla Glaser (EMSP e Emesp), Mauricy Martin (Unicamp), Luciana Noda (UFPB) e Paulo Henrique Almeida. Também participam Sérgio Molina (palestrante), George Boyd e Míriam Braga (workshops). Dos grupos do Conservatório de Tatuí marcam presença nos concertos a Banda Sinfônica e Orquestra Sinfônica.

SERVIÇO
VII Encontro Internacional de Pianistas
Inscrições até 26/09 (executantes) e 03/10 (ouvintes)
Taxa: R$ 40
Mais informações: conservatoriodetatui.org.br/epianistas / (15) 3205-8444

Sexteto ‘Panorama do Choro’ é atração em Tatuí na segunda-feira, 1º

O Sexteto Panorama do Choro faz apresentação gratuita na próxima segunda-feira, dia 1º, no teatro Procópio Ferreira do Conservatório de Tatuí – equipamento do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Estado da Cultura. O concerto tem início às 20h30 com apoio do ProAC.

O Panorama do Choro é formado por Yves Finzetto e Roberta Valente (percussão), Henrique Araújo (bandolim, cavaquinho e banjo), Gian Corrêa (violão de 7 cordas), João Poleto (flauta, sax tenor e sax soprano), Alexandre Ribeiro (clarinete e clarone).

Considerado o primeiro gênero musical urbano genuinamente brasileiro, o choro continua vivo e atravessando gerações. Com o objetivo de registrar e divulgar a expressão atual do gênero, os percussionistas e pesquisadores Yves Finzetto e Roberta Valente criaram o Panorama do Choro Paulistano Contemporâneo, projeto duplamente contemplado pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo com os prêmios ProAC nas categorias de \"Gravação de Disco Inédito - 2008\" e \"Circulação de Shows Musicais - 2009\".

A originalidade, a diversidade e a beleza das composições fazem do PANORAMA uma obra histórica. Reunindo instrumentistas de diferentes gerações, o disco representa a produção atual do Choro paulistano, com músicas compostas ou selecionadas especialmente para o projeto interpretadas por seus compositores e pelo Sexteto Panorama - Alexandre Ribeiro, João Poleto, Gian Corrêa, Henrique Araújo, Roberta Valente e Yves Finzetto.

Ao todo, são trinta artistas envolvidos em dezesseis músicas inéditas de Alessandro Penezzi, Arnaldinho Silva, Danilo Brito, Edmilson Capelupi, Edson José Alves, Everson Pessoa, Israel Bueno de Almeida, Izaías Bueno de Almeida, João Poleto, Laércio de Freitas, Luizinho 7 cordas, Maurílio de Oliveira, Milton Mori, Nailor Proveta, Ruy Weber, Thiago França, Toninho Ferragutti e Zé Barbeiro.

Os ingressos estão disponíveis na bilheteria do teatro, de terça a sexta, das 17h às 19h, ou no dia do evento, a partir das 18h.

SERVIÇO
Panorama do Choro
Segunda-feira, dia 1º de setembro, 20h30
Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415 - Centro
Entrada franca
Bilheteria: de terça a sexta-feira, das 17h às 19h, e nos dias de realização de eventos a partir das 18h

Prêmio Incentivo à Música de Câmara 2014 - Unissom Trio

Confira participação do Unissom Trio no Prêmio Incentivo à Música de Câmara, nível básico. Local: Teatro do Conservatório de Tatuí.

fotografia... Hrob (Hélio Bastos)