Por g1 Itapetininga e região
![]() |
Vendaval derruba muros e destelha escolas em Tietê |
23/09/2025 09h29 | Uma mudança do tempo que avança pelo Estado de São Paulo provocou rajadas de vento fortes em municípios da região, entre domingo (21) e segunda-feira (22).
Segundo a Defesa Civil estadual, a instabilidade causada pela frente fria pode trazer chuvas intensas e episódios de tempestade severa.
As cidades de Avaré, Cerquilho, Tietê, Itapeva e outras registraram queda de árvores, destelhamento e problemas no fornecimento de energia elétrica, entre os dias.
Cerquilho
![]() |
Vendaval causa queda de árvores em bairros de Cerquilho na segunda-feira (22) — Foto: Reprodução/Defesa Civil de Cerquilho |
A cidade foi atingida por tempestade de granizo na tarde de segunda-feira (22). Conforme a prefeitura, os fortes ventos e chuva causaram a queda de árvores e a falta de energia elétrica em bairros como: Barreiro Rico, Parque Alvorada e a região central.
Uma das árvores atingiu a fiação de uma escola, deixando os alunos sem aula. O fornecimento de energia foi restabelecido e não houve feridos.
Tietê
![]() |
Ventos fortes causam queda de árvores e falta de energia na segunda-feira (22) em Tietê — Foto: Reprodução/Prefeitura de Tietê |
A Defesa Civil municipal informou que registrou na segunda-feira diversos estragos causados pela tempestade que atingiu a região. A equipe da Defesa Civil atuou em pontos afetados, como: escolas, casas, unidades de saúde e prédios públicos. Os locais ficaram danificados devido ao vendaval e à queda de árvores e galhos.
Uma parte da rede elétrica também foi comprometida, deixando alguns bairros sem energia. A central de transmissão de televisão foi gravemente danificada, o que resultou na suspensão temporária do sinal de TV aberta em toda a cidade.
Sarapuí
A queda de uma árvore no domingo causou problemas de fornecimento de energia elétrica no município.
A ocorrência foi registrada na Estrada Vicinal João Batista Pires, próximo ao Pesqueiro Sarapuí. O fornecimento foi normalizado na segunda-feira (22).
![]() |
Tempestade causa queda de árvore e afeta fornecimento de energia em bairros de Sarapuí (SP) — Foto: Reprodução/Defesa Civil de Sarapuí |
![]() |
Chuvas e ventos fortes causam pequeno alagamento em Tietê, na segunda-feira (22) — Foto: Reprodução/Defesa Civil de Tietê |
Mudança do tempo no interior paulista
A Defesa Civil do Estado de São Paulo alertou para a mudança do tempo, que começou no domingo (21) em cidades do interior paulista. Na sexta-feira (19), um corredor de umidade proveniente da região amazônica se aproximou do estado de São Paulo, o que provocou pancadas de chuvas rápidas.
Ao g1, a Defesa Civil informou os acumulados de chuva e as rajadas de vento, entre domingo (21) e segunda-feira (22). Veja abaixo.
Acumulados de chuva:
Itapeva: 62 mm;
Sarapuí: 43 mm
Cerquilho: 44 mm;
Avaré: 20 mm;
Tatuí: 36 mm.
Máximas rajadas de vento:
Itapeva: 53 km/h;
Sarapuí: 64 km/h;
Cerquilho: 52 km/h;
Avaré: 90 km/h;
Tatuí: 50 km/h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário