![]() |
30/09/2025 | Na última sexta-feira (26/9), o Sítio do Carroção, em Tatuí, sediou uma reunião da Microrregião Turística “Raízes do Interior Paulista”. O encontro teve como tema central “Crescimento turístico da Região e seus impactos” e reuniu gestores e representantes de 8 das 10 cidades que compõem a microrregião, entre elas, Tatuí, Boituva, Cesário Lange, Quadra, Pereiras, Laranjal Paulista, Porangaba e Torre de Pedra.
Criada oficialmente em 29 de junho de 2017, em consonância com a Portaria nº 205/2015 do Ministério do Turismo, a Microrregião Turística “Raízes do Interior Paulista” tem como objetivo promover o sincronismo das ações entre os municípios integrantes. Atualmente, cinco dessas cidades já são classificadas como Municípios de Interesse Turístico (MITs) do Estado de São Paulo: Tatuí, Boituva, Laranjal Paulista, Cesário Lange e Torre de Pedra. O interlocutor da Microrregião Turística é Felippe Henrique Vidal Soares Ribeiro, secretário de Turismo, Juventude e Empreendedorismo de Boituva, e o vice-interlocutor é Douglas Dalmatti Alves Lima, secretário de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer de Tatuí, que foi o anfitrião e conduziu a reunião.
No encontro, foram apresentados dados sobre o crescimento do setor na região, destacando que as dez cidades somam atualmente 4.172 ocupações formais ligadas ao turismo, número 42% maior que o registrado em 2022, quando eram 2.940 ocupações formais. Também foi discutida a nova categorização do Mapa do Turismo Brasileiro, que enquadrou Tatuí, Boituva e Laranjal Paulista como “municípios turísticos”, enquanto as demais cidades da Microrregião Turística figuram como “municípios com oferta turística complementar”, algumas ainda em processo de atualização cadastral.
A reunião contou ainda com a participação do diretor regional de Desenvolvimento Econômico da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Fernando Alonso, que representou o secretário estadual Jorge Lima. Alonso compartilhou sua experiência como turismólogo e um dos colaboradores da fundação da Região Turística “Polo Cuesta”. Ele ressaltou que os municípios da Micorregião Turística “Raízes do Interior Paulista” devem se preparar para absorver o aumento do fluxo turístico gerado no eixo da Rodovia Castelo Branco nos próximos anos, destacando a importância de fomentar novos empreendimentos nas áreas de alimentação e hospedagem, organizar roteiros e criar condições para receber investimentos.
O encontro marcou um importante momento de integração regional dentro do 6º Encontro Municipal de Turismo de Tatuí, reforçando a união das cidades que compõem a Microrregião Turística “Raízes do Interior Paulista” em torno do fortalecimento do setor e da promoção conjunta de seus atrativos. Ao término da reunião, os participantes realizaram uma visita técnica ao Sítio do Carroção, conhecendo de perto esse atrativo turístico de referência internacional em turismo pedagógico.

Nenhum comentário:
Postar um comentário