terça-feira, 2 de setembro de 2025

Estreia da Cia. de Teatro na temporada 2025 é um dos destaques da agenda cultural do Conservatório de Tatuí

Programação de setembro trará ainda os Grupos Artísticos Musicais da instituição em apresentações emocionantes, master classes, recitais de estudantes, sessões de cinema gratuitas e muito mais

Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí | Foto: Josué Mota/Arquivo: Conservatório de Tatuí

02/09/2025 |  O Conservatório de Tatuí prepara uma programação intensa e diversificada para agitar a Cidade Ternura em setembro. A estreia do espetáculo ‘Ópera do Malandro’, encenado pela Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí é um dos destaques da agenda. Com direção geral de Aysha Nascimento, a trupe sobe ao palco do Teatro Procópio Ferreira nos dias 6 e 7, às 19h, para apresentar sua releitura do texto icônico de Chico Buarque. O mês ainda trará os Grupos Artísticos Musicais da escola em concertos emocionantes, recitais estudantis, master classes, a roda de choro, além das sessões de cinema gratuitas do projeto ‘Cine Bibi’.

No dia 5, às 15h, com a coordenação de Rosana Massuela, a Vesperal Lírica celebra um repertório recheado com obras eruditas de ópera e canções brasileiras. O recital estudantil será realizado no Auditório de Unidade Chiquinha Gonzaga, com entrada gratuita. Na mesma data, às 20h, a dupla Airena Ortube e Julian Mozzicafreddo apresenta o concerto ‘De Nois Dúo’, que reúne referências musicais do cancioneiro brasileiro e latino-americano. O evento foi contemplando pelo Edital de Ocupação Artística do Conservatório de Tatuí e será realizado no Teatro Procópio Ferreira, com entrada gratuita e classificação indicativa livre.

Na segunda-feira, dia 8, a partir das 8h30, o Conservatório de Tatuí promove o ‘Encontro com a Voz’, ação que conta com a coordenação de Rosana Massuela, Roberto Anzai, Jotagê Alves e Carlo Arruda. A iniciativa será realizada na Unidade 3 da instituição e prevê uma série de atividades relacionados à voz. No dia 9, às 15h, a violonista Paola Picherzky realiza uma master class sobre violão 7 cordas e compartilha com o público um pouco da sua vivência com o instrumento. A aula será realizada de forma presencial, no Salão Villa-Lobos, em Tatuí. Ainda na terça-feira, às 14h, Letícia Bazani se apresenta seu recital de formatura em flauta doce, no Auditório da Unidade Chiquinha Gonzaga. Também no dia 9, às 19h30, no Polo São José do Rio Pardo, o estudante Vanderlei Bracci realiza seu recital de formatura em viola erudita. E encerrando a programação do dia, às 20h, no Salão Villa-Lobos, estudantes de acordeão apresentam um repertório variado, com obras da música erudita, aprendido ao longo de seu processo formativo.

A quinta-feira, dia 11, trará inúmeras atividades artísticas e pedagógicas para agitar o Conservatório de Tatuí. Às 15h, na Sala 10 de MPB/Jazz, artistas convidados da Freedom Big Band promovem a Oficina Ritmos Brasileiros, que celebra a diversidade musical do país. Já às 19h, no Auditório de Unidade Chiquinha Gonzaga, estudantes da área de canto lírico apresentam o recital ‘Brasilidades’, com referências que transitam pela pluralidade cultural do país. E fechando a programação do dia, a Orquestra Freedom Big Band sobe ao palco do Teatro Procópio Ferreira e prepara um concerto dançante intitulado ‘O Grande Baile’. A atração terá a participação dos musicistas Paulo Serau (arranjos e regência), Sintia Piccin (saxofone), Caetano Brasil (clarinete) e Ari Colares (percussão) e celebra os antigos bailes com um repertório que homenageia Severino Araújo – célebre regente da Orquestra Tabajara, conhecida como a mais antiga orquestra popular brasileira. O evento contemplado pelo ProAC, tem entrada gratuita e classificação indicativa livre.

Com a coordenação de Roberto Anzai, no dia 13, às 14h, o Conservatório de Tatuí promove o ‘Encontro de Corais’, que terá a participação de todos os grupos de canto coral da instituição. A iniciativa será realizada no Teatro Procópio Ferreira, com mediação de Maru Ohtani e ao final do trará uma mostra vocal integrando estudantes e docentes da escola.

No dia 16, às 14h, o contrabaixista Michael Pipoquinha ministra uma master class sobre o instrumento. O músico, compositor e produtor, que é destaque no cenário nacional e já se apresentou ao lado de importantes nomes da MPB, compartilhará com o público um pouco da sua experiência. O encontro será realizado no Salão Villa-Lobos e terá transmissão ao vivo pelo canal oficial no YouTube da instituição. Na quinta-feira, dia 18, às 19h, o estudante Carlos Marín apresenta seu recital de formatura em violão. O evento, que exalta referências culturais e musicais latino-americanas, é aberto ao público e acontecerá no Auditório da Unidade Chiquinha Gonzaga. Dia 19, às 20h, o Salão Villa-Lobos será palco para o concerto do Quarteto Variatone – grupo formado por ex-alunos de violão do Conservatório de Tatuí, que se dedica à promoção e divulgação de obras instrumentais de compositores e estilos principalmente de música latino-americana. O evento é parte integrante do Edital de Ocupação Artística.

No sábado, dia 20, às 20h, a Sinfônica do Exército sobe ao palco do Teatro Procópio Ferreira para um concerto emocionante. Com a regência do subtenente Eliézer Felipe, o grupo contará com a participação especial de Samuel Pompeo Quinteto. Criado em 2002, pelo então Comandante do Exército, General Glauber Vieira, o conjunto apresentará em seu repertório obras Edmundo Villani-Cortes, Dino Barioni, Daniel Grajew, Domingos Pecci, Samuel Pompeo e Dino Barioni. O evento tem classificação indicativa livre e entrada gratuita.

Dia 22, às 20h, o Polo São José do Rio Pardo realiza um recital com estudantes de canto lírico da instituição, que apresentam um pouco do repertório trabalhado ao longo de seu processo de aprendizado. Na terça-feira, dia 23, às 17h30, o multi-instrumentista Bruno Moritz promove uma master class no Salão Villa-Lobos sobre acordeão. O evento terá transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do Conservatório de Tatuí.

No dia 24, às 13h30, estudantes de Performance Histórica promovem seu recital, com a coordenação de Carlo Arruda. A turma apresentará um repertório com diferentes obras da chamada música antiga. Dia 25, às 13h30, estudantes de cordas friccionadas realizam seu recital com a coordenação de Túlio Pires. Ambos os eventos serão realizados no Auditório da Unidade Chiquinha Gonzaga.

A Roda de Choro encerra a programação de setembro, com a participação da bandolinista Raquel Aranha. O evento é uma iniciativa do Clube do Choro, que promove uma imersão na riqueza do choro, um dos gêneros mais importantes da música brasileira. A ação reúne amantes do estilo musical, em um encontro descontraído que convida as pessoas interessadas a trazerem seu instrumento e entrarem nessa roda. Com classificação livre e entrada gratuita, a Roda de Choro será realizada na Cantina Clave de Sol, localizada na Sede do Conservatório de Tatuí.

Para eventos realizados no Teatro Procópio Ferreira, os ingressos podem ser adquiridos online e de maneira antecipada pela plataforma INTI ou presencialmente na bilheteria, aberta de terça a sexta-feira, das 13h às 16h e das 17h às 20h.

Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí estreia ‘Ópera do Malandro’

Nos dias 6 e 7 de setembro, às 19h, a Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí ocupa o palco do Teatro Procópio Ferreira para a estreia oficial do seu espetáculo de 2025. Com direção geral de Aysha Nascimento, coordenadora convidada desta temporada, o grupo apresenta uma releitura do texto icônico de Chico Buarque, ‘Ópera do Malandro’. O evento tem entrada gratuita e classificação indicativa de 16 anos. Os ingressos podem ser adquiridos online e de maneira antecipada pela plataforma INTI ou presencialmente na bilheteria, aberta de terça a sexta-feira, das 13h às 16h e das 17h às 20h.

Na adaptação do musical de 1978, a trupe narra as artimanhas do sedutor Max Overseas, um contrabandista que trafica mercadorias proibidas por trás da fachada de um respeitável homem de negócios; Fernandes Duran, um empresário do ramo da prostituição; e Chaves, um delegado e representante da lei. E entre encontros e negociatas, essas três figuras se equilibram entre o submundo do crime e da corrupção. A partir desse pano de fundo, outras figuras mundanas se cruzam em um espaço recheado de música.

A releitura dá brilho a outras personagens, como é o caso de Geni – aqui, personagem central que passeia entre a marginalidade e a resistência, fazendo uma crítica social ácida de uma sociedade hipócrita. Sob a perspectiva do grupo, a narrativa desloca o foco para corpos que sempre estiveram à margem, trazendo para o primeiro plano urgências sociais do Brasil contemporâneo e suas desigualdades.

Além da direção geral de Aysha Nascimento, a obra tem direção musical assinada por Roberto Anzai e Salloma Salomão, além da participação de João Fabbro como diretor assistente.



Grupos Artísticos Musicais

Na quinta-feira, dia 4, às 20h, o Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí prepara um concerto gratuito para amantes do gênero musical, com a coordenação de Alexandre Bauab Jr. Fundado em 1993, o conjunto é um dos grandes incentivadores do estilo no Brasil com o objetivo de aprimorar a pronúncia e o repertório “choristico”, imerso na pesquisa e divulgação do gênero. O evento tem classificação livre, entrada gratuita e será realizado no Teatro Procópio Ferreira.

Dia 16, às 19h30, é a vez da Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí subir ao palco, desta vez na Escola Municipal de Música ‘Enoque da Silva’, em Alumínio. O grupo coordenado por Diego Salvetti é referência no ensino do instrumento, desenvolvendo pesquisas e divulgando composições brasileiras e latino americanoas. O evento tem entrada gratuita e classificação indicativa livre. Já na quarta-feira, 17, às 20h, a Big Band do Conservatório de Tatuí convida o contrabaixista Michael Pipoquinha para uma apresentação no Teatro Procópio Ferreira que irá encantar o público. Com uma formação versátil, o conjunto coordenado por Diego Garbin explora um repertório que passeia por estilos como a música instrumental contemporânea, o jazz e a música brasileira de vanguarda. O concerto será realizado no Teatro Procópio Ferreira, com entrada gratuita e classificação livre.

No dia 18, às 20h, o Grupo de Música Raiz do Conservatório de Tatuí leva para o palco do Teatro Municipal Erotides de Campos, em Piracicaba. Comandado por Thadeu Romano, o conjunto se consolida como um importante difusor da Música Tradicional de Raiz nacional ao aliar pesquisa, prática e renovação artística. O concerto gratuito tem classificação indicativa livre e tem patrocínio da Drogal.

O Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí realiza um concerto emocionante em comemoração aos 50 anos de sua fundação no dia 21, domingo, às 20h. Criado pelo professor Javier Calvino em 1975, atualmente o conjunto é coordenado por Luis Marcos Caldana e é reconhecido pela sua pesquisa e execução de obras percussivas com alto nível de complexidade que passeiam entre a música erudita e popular. No dia 23, às 20h, sob a coordenação de Léo Ferrarini, a Jazz Combo do Conservatório de Tatuí se apresenta ao lado de Antony Boezio (guitarra), Gaia (cantora), Nicolò Pantaleo (saxofone barítono) e Gianni Rosini (cantor e pianista). Ambos os concertos são gratuitos, com classificação indicativa livre e serão realizados no Teatro Procópio Ferreira.

Na quarta-feira, dia 24, às 20h, a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí apresenta seu repertório emocionante com a regência de Marco Almeida Jr. Dia 25, às 20h, a Camerata de Violões e o Grupo de Música Raiz do Conservatório de Tatuí convidam o acordeonista Bruno Moritz para um concerto inesquecível. E na sexta-feira, dia 26, às 20h, com regência de Marcos Baldini, é a vez do Coro do Conservatório de Tatuí realizar uma apresentação que mistura em seu repertório obras brasileiras, peças sinfônicas, óperas e canções acapella. Todas as apresentações serão realizadas no Teatro Procópio Ferreira, com entrada gratuita e classificação indicativa livre.

Cine Bibi

O ‘Cine Bibi’ é o projeto do Conservatório de Tatuí que transforma o Teatro Procópio Ferreira em cinema. O cineclube é uma homenagem à dama do teatro brasileiro, Bibi Ferreira, e em setembro traz em sua programação filmes nacionais, entre curtas e longas metragens. As sessões têm entrada gratuita e a retirada de ingressos pode ser feita online e antecipadamente, por meio da plataforma INTI.

No dia 2, às 19h30, o projeto exibe três curtas-metragens. Em ‘Vão das Almas’, dirigido por Edileuza Penha de Souza e Santiago Dellape, o enredo conta a história de uma família quilombola reivindicando suas terras após a invasão injusta de um coronel. Juraci Júnior dirige ‘Águas que me tocam’ e dá voz às águas lançando um alerta sobre o futuro do planeta. Já em ‘Irmandade da Boa Morte’, as diretoras Carolina Canguçu e Talita Cerqueira registram a tradicional Festa da Boa Morte, celebração realizada apenas por mulheres negras há mais de 200 anos no Recôncavo Baiano, símbolo de resistência e ancestralidade. Os filmes têm entrada gratuita e classificação indicativa de 16 anos e livre, respectivamente.

Com direção de Tadeu Jungle e Elaine Cesar, o documentário ‘Evoé! Retratos de um atropófago’ faz uma viagem biográfica sobre o encenador e dramaturgo José Celso Martinez, criador do Teatro Oficina. O filme tem classificação indicativa de 16 anos e será exibido no dia 9, às 19h30.

No dia 14, domingo, às 17h, o ‘Cine Bibi’ apresenta ‘A guerra dos pelados’, de Sylvio Back. O drama de 1970 transporta o público para o início do século 20, quando o governo de Santa Catarina doa terras para uma empresa ferroviária estrangeira, gerando a revolta de seus antigos proprietários. O longa tem classificação indicativa de 14 anos e entrada gratuita.

Dia 16, às 19h30, o cineclube do Conservatório de Tatuí exibe o documentário ‘Jards’. O longa do diretor Eryk Rocha, é um ensaio poético-musical sobre o processo de produção do compositor, cantor, ator e diretor musical carioca Jards Macalé. Quase sem diálogos e detalhes biográficos, o filme captura os instantes de criação e improvisação do artista, autor de clássicos como ‘Vapor barato’, ‘Mal secreto’ e ‘Hotel das estrelas’. O filme tem classificação indicativa de 12 anos e entrada gratuita.

E encerrando a programação do mês, no dia 30, às 19h30, o cineclube exibe a ópera ‘Café’. A peça encenada no Theatro Municipal de São Paulo gira em torno da crise de 1929, que paralisou os portos, expulsou camponeses de suas fazendas e gerou uma grande revolução popular. Com composições de Felipe Senna, ‘Café’ tem libreto de Mário de Andrade adaptado pelo diretor cênico Sérgio de Carvalho. A sessão tem entrada gratuita e classificação indicativa livre.

Acesse nossa Agenda Cultural, disponível no site da instituição, para saber todos os detalhes da semana de aniversário e a programação completa do Conservatório de Tatuí.



SERVIÇO
Agenda Cultural do Conservatório de Tatuí
https://www.conservatoriodetatui.org.br/agenda-cultural/
Mais informações: (15) 3205-8434



***

O Conservatório de Tatuí e a Sustenidos Organização Social de Cultura agradecem aos patrocinadores que apoiam nossas atividades por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura

Patrocinadores do Conservatório de Tatuí: Instituto da Motiva, Zanchetta, Cipatex, Drogal, Marquespan, Sicoob


Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório de Música e Teatro de Tatuí é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina, importante equipamento de formação e difusão artística da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. Oferece mais de 100 cursos regulares, livres e de aperfeiçoamento, todos gratuitos, nas áreas de Artes Cênicas, Música Erudita, Música Popular e Educação Musical. Atende cerca de 3.000 estudantes anualmente, vindos(as) de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.


Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área cultural que já impactou a vida de mais de 2 milhões de pessoas em 25 anos de atuação. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal de São Paulo, do Conservatório de Tatuí e do Musicou, além do projeto especial MOVE e o festival Big Bang. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita pelo prêmio Melhores ONGs a Melhor ONG de Cultura em 2018 e uma das 100 Melhores ONGs do Brasil em 2022, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, da Prefeitura Municipal de São Paulo e outras, de empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário