quinta-feira, 11 de setembro de 2025

Praça da Matriz recebe o espetáculo Florilégio, do grupo Pombas Urbanas, na tarde de sábado (13)

Apresentação começa às 16h, com classificação livre e duração de uma hora.

Foto: Ricardo Avellar

Sinopse do Espetáculo

Sinopse: O espetáculo parte do território do real, ancestral e dos sonhos, em um espaço/tempo que nos aproxima de pessoas e histórias. Entre poesias, músicas, danças, lutas, mas também entre encontros e desencontros próprios de nosso tempo, transita por narrativas que envolvem a construção de uma comunidade, construindo uma tessitura em torno dos sentidos do esperançar, inspiração vinda do educador Paulo Freire.

Impulsionados por histórias de vida de diversos moradores e moradoras do bairro Cidade de Tiradentes e dos artistas do próprio Pombas Urbanas foi construída uma tessitura dramatúrgica que nos aproxima das memórias, dos sonhos, mas também dos desejos do amanhã.

Duração: 60 minutos
Grátis - Classificação Livre
Quando: 13/09 (sábado) - Horário: 16h
Onde: Praça da Matriz – Tatuí – SP

Sobre o Grupo Pombas Urbanas

Criado e consolidado na periferia de São Paulo, o Grupo Pombas Urbanas foi formado pelo diretor peruano Lino Rojas (1942-2005) no ano de 1989 em São Miguel Paulista, zona leste de São Paulo a partir de uma experiência prática de fazer teatral com jovens do bairro.

A partir da inspiração desta transformadora experiência teatral, em 2002 o coletivo criou o Instituto Pombas Urbanas, um espaço de compartilhamento deste processo artístico através de projetos socioculturais com foco no desenvolvimento cultural valorizando as raízes culturais, étnicas e sociais, e da capacidade criadora, lúdica e transformadora da criança e do jovem.

Com um repertório formado por 15 (quinze) espetáculos difundidos nacional e internacionalmente, o Grupo Pombas Urbanas já realizou milhares de apresentações, participou de diversos festivais, encontros e mostras teatrais no Brasil e América Latina, integrando a RBTR – Rede Brasileira de Teatro de Rua e a Rede Latinoamericana de Teatro em Comunidade.

Com grande carácter emblemático, em 2004, o Grupo Pombas Urbanas foi um dos pioneiros a realizar uma ocupação cultural na periferia da cidade de São Paulo, criando e estruturando sua sede, o CCAC - Centro Cultural Arte em Construção, um polo multicultural autônomo e comunitário no bairro Cidade Tiradentes, periferia do extremo leste da cidade de São Paulo, que conta com uma intensa e diversa programação totalmente gratuita, recebendo não só coletivos do bairro, mas também de outros locais do Brasil e do Mundo, dando acesso aos bens culturais para mais de 20.000 pessoas por ano.

No auge de seus 36 anos de trabalho continuado o grupo desenvolveu uma profunda conexão com o bairro Cidade Tiradentes, tendo como eixo de seu trabalho o teatro comunitário: criado, produzido e feito com, para e na comunidade.

As produções do coletivo têm a marcante característica de refletir sobre a comunidade e o território em que atua.

Informações: www.facebook.com/GrupoPombasUrbanas www.instagram.com/grupopombasurbanas

FICHA TÉCNICA:
Direção: Vanéssia Gomes
Criação coletiva: Grupo Pombas Urbanas
Dramaturgia: Grupo Pombas Urbanas e Vanéssia Gomes
Elenco: Paloma Natacia, Adriano Mauriz, Marcelo Palmares, Paulo Carvalho e Ricardo Big
Músicos: Giovani Di Ganzá e Rebecca Black
Figurino: Juliana Naju
Cenário: Marcelo Larrea e Débora Gomes Silvério
Trilha sonora: Giovani Di Ganzá
Músicas: “Boa noite povo” - Mestra Margarida, Guerreiras Santa Joana D`arc.; “Dê notícias” e “Raio de sol” - Junio Santos; “Canto de Marujada - Iguape; “Eu não Vim” - Maranhão; “Desafio de viola” – Paraíba; “Canto dos Caboclos” - Bom Jesus da Lapa/BA; “O tempo foi o meu mestre” - Casa Fanti-Asahnti de S. Luis do Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário