domingo, 27 de dezembro de 2020

Jaime Pinheiro cria presépio com papelão reciclado para o Conservatório de Tatuí

O autor é artista plástico, cenógrafo e professor. O presépio foi instalado no jardim do teatro do Conservatório.

Do G1, com edição do DT

Presépio foi criado com papelão reciclado em Tatuí — Foto: Arquivo Pessoal

27/12/2020 | Um presépio feito de papelão reciclado e gesso virou atração no jardim do teatro do Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, em Tatuí. O autor da obra é o artista plástico, cenógrafo e professor Jaime Pinheiro, um apaixonado pela representação do nascimento de Jesus.

As estruturas dos corpos de José, Maria e Jesus foram construídas com pedaços de papelão. Já os rostos, as mãos e os pés são de gesso. "As mãos e pés são moldes tirados de funcionários e amigos", comenta Jaime.

O presépio é o nono feito por Jaime e instalado no jardim do Conservatório. Em cada ano, ele utiliza uma técnica diferente para marcar a data natalina.

Desta vez, a base do trabalho foi papel reciclado. Para esconder as gravações e impressões de marcas dos produtos, o artista inverteu e utilizou o avesso do papelão para não poluir visualmente a obra.

Jaime começou a criar presépios na fachada do conservatório na década de 90. "Existe uma crença que, quando você monta um presépio, o mesmo deve ser feito por sete anos consecutivos. E foi o que eu fiz", conta.

Essa nova fase em criar presépios começou em 2019. "Agora, certamente, terei mais alguns anos de trabalho", brinca Jaime.

Os presépios de Jaime viraram uma tradição no Natal em Tatuí. É comum flagrar moradores e turistas fotografando a obra e admirando o trabalho do artista.

A obra poderá ser vista no conservatório até 6 de janeiro de 2021. O Dia de Reis marca o momento em que os três Reis Magos encontraram o menino, revelando seu nascimento para o restante do mundo.

O teatro do conservatório fica na rua São Bento, 415, no Centro de Tatuí. O telefone de contato é (15) 3205-8444.

Um comentário:

Postar um comentário