quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

Projeto “Movimentos das Cidades” destaca Tatuí como celeiro artístico com talentos reconhecidos pelo mundo

Musicista Gabriele Leite, destaque do projeto, está com campanha de financiamento coletivo para cursar mestrado nos EUA

Gabriele Leite (Divulgação)

03/12/2020 | Tatuí é conhecida como a “capital da música” graças à fama do Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos - o maior da América Latina. Gabriele Leite é cria desse celeiro cultural – como a mesma define, e personagem do projeto “Os Movimentos das Cidades”, produzido pelo apresentador Marcelo Tas em parceria com a CCR e o portal VirtùNews para destacar as potencialidades do interior paulista por meio de histórias e personagens inusitados.

A musicista começou a estudar música aos sete anos por influência dos pais. Participou do Projeto Guri - na cidade de Cerquilho, e ingressou no Conservatório de Tatuí. A partir daí se formou em violão pela Unesp, foi finalista do concurso internacional Imagine Brazil e ganhou vários prêmios, como o de Melhor Participação Brasileira no 27º Festival Internacional de Violão de Koblez, na Alemanha. Agora, cursa mestrado na Manhattan School of Music. Já era para estar nos Estados Unidos, mas devido a pandemia iniciou os estudos de forma online até conseguir se mudar nos próximos meses e, paralelamente, promove uma campanha de financiamento coletivo para a ida.

A vida cultural de Tatuí na escolha da profissão teve papel decisivo em sua vida. “Essa efervescência é muito forte no interior, principalmente em cidades que estão próximas a Tatuí. Sou de Cerquilho e vi uma oportunidade de seguir na música no Conservatório. Sem dúvida, Tatuí é o celeiro de muitos artistas como esse primeiro ponto para chegar na música, no aprendizado, para se desenvolver e começar uma carreira musical”, explica.

A musicista ainda ressalta que o conservatório foi fundamental para desenvolver o que ela tinha de básico e aprofundar os estudos para começar a pensar na possibilidade de seguir no meio artístico. “O Conservatório me deu todo o suporte necessário para cada vez mais entender que a carreira musical é quase sempre estar bem alinhada a boas instituições “.

Os Movimentos das Cidades

O projeto é apoiado pelo Grupo CCR em parceria com o portal VirtùNews e mostra como a infraestrutura de mobilidade existente no entorno desses municípios tem papel estratégico na sua formação e na sua relevância socioeconômica.

Os conteúdos gerados pelo VirtùNews são apresentados em formato de vídeo, podcast, editoriais e nas plataformas digitais. Fazem parte desta primeira etapa do projeto histórias e personagens das cidades de Barueri, Campinas, Sorocaba, Louveira, Osasco, Tatuí, Avaré, Itapeva, Águas da Prata e Bragança Paulista. Os vídeos foram visualizados por mais de 4 milhões de pessoas. O episódio sobre Tatuí teve 103 mil visualizações até o momento.

“Fizemos um raio x de cidades que são verdadeiros símbolos do dinamismo e do esforço daqueles que desbravaram o interior do estado, primeiro com ferrovias e depois com a infraestrutura viária que foi essencial para inseri-las na cadeia produtiva. Manter o investimento em infraestrutura e estimular os diferentes setores produtivos, da indústria a agricultura, passando pelo comércio, o turismo rural e a cultura é essencial”, afirma o fundador do VirtùNews Luiz Felipe D’Ávila, para quem as cidades trazem exemplos de boa gestão a serem replicados em todo o país.

“Espero que todos se surpreendam e curtam as histórias incríveis dessas cidades que eu pensava conhecer. Aprendi demais e assim pude enxergar melhor os preconceitos através do viés da mobilidade e inovação, que é o eixo que move a série”, complementa Marcelo Tas, apresentador que encabeçou o projeto.

Para ajudar a Gabriele Leite acesse: https://abacashi.com/p/mestrado-gabriele-leite

Para acompanhar o projeto “Os Movimentos das Cidades” acesse: https://virtunews.com.br/o-movimento-das-cidades-ccr/

(Catarina Boechat)

Nenhum comentário:

Postar um comentário