sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí apresenta Beethoven, Mozart e Salieri

Uma das obras do concerto do dia 30 de agosto terá solo de violino, violoncelo e piano



O alemão Ludwig van Beethoven, o austríaco Wolfgang Amadeus Mozart e o italiano Antonio Salieri são os compositores que integram o repertório do próximo concerto da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí. A apresentação, com regência de João Maurício Galindo, será no dia 30 de agosto, quarta-feira, às 20h, no Teatro Procópio Ferreira. Os ingressos custam R$ 12 (meia-entrada por R$ 6).

A última obra da noite, “Concerto Tríplice, para violino, violoncelo e piano, Op 56”, de Beethoven, terá solo do Musicum Trio, formado por Abner Antunes (violino), Jefferson Perez (violoncelo) e Thais Valim (piano). Serão três movimentos no concerto: Allegro / Largo / Rondo alla polacca.

Antes, a Orquestra Sinfônica apresentará “Abertura da ópera Falstaff”, de Salieri, e “Sinfonia N38, KV 504 – Praga, de Mozart. A obra do austríaco será executada em três movimentos: Adagio – Allegro / Andante / Finale: Presto.

Musicum Trio
Formado no “33º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão”, o Musicum Trio é composto por músicos que apreciam o trabalho colaborativo e buscam identidade sonora, sem deixar de valorizar a autonomia de cada integrante.

Recebeu o 1º prêmio e o prêmio de Melhor Música Brasileira no “XX Concurso Nacional de Música de Câmara Cidade de Araçatuba”; 4º lugar no “III Concurso de Música de Câmara do 51º Festival Villa-Lobos” no Rio de Janeiro; e participou do “6º Concurso Internacional de Música de Câmara Joseph Joachim”, na Universidade de Música Franz Liszt, Alemanha.

Recebeu orientação do violoncelista Zygmunt Kubala e da pianista Anna Claudia Agazzi. Participou de master classes com o maestro e violinista Leon Spierer, os pianistas Cristian Ruvolo (Alemanha), Gilberto Tinetti e Lúcia Barrenechea, o Cuarteto Latinoamericano (México), Quinteto Villa-Lobos e Art Metal Quinteto.

Apresentou-se no Sesc Bauru, Escola de Música da UFMG, Memorial de Curitiba, Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro, Conservatório de Tatuí, Sorocaba e outras cidades do interior de São Paulo.

Participou dos projetos “A Música de Câmara e os 100 Anos de Guerra-Peixe”, “Concertos do Meio-Dia” e realizou uma série de recitais na cidade de Sorocaba apresentando “A Integral dos Trios de Wolfgang Amadeus Mozart – Homenagem aos 250 anos de Nascimento”.



Abner Antunes

Iniciou os estudos aos 13 anos, no Instituto Municipal de Música de Sorocaba, formando-se na classe de Vlamir Devanei Ramos Jr. Também é formado pelo Conservatório de Tatuí, na classe do professor Wanderley Pizzigatti. É bacharel em música pela Faculdade Mozarteum de São Paulo, na classe de Cláudio Micheletti, com quem estuda atualmente.

Pelo Quarteto Sorocaba foi convidado a participar do “Arianna Chamber Music Festival” na Universidade de Missouri (EUA), nos anos de 2015, 2016 e 2017, com bolsa integral.

Atualmente é professor de violino no Instituto Municipal de Música de Sorocaba, chefe de naipe dos segundos violinos da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí e participa como convidado na Orquestra Sinfônica de Campinas e na Orquestra Sinfônica da USP.

Jefferson Perez

Bacharel em música pela Universidade Estadual Paulista, iniciou os estudos no Conservatório de Tatuí, formando-se na classe de Eduardo Bello. Aperfeiçoou-se com o violoncelista Alceu Reis e é pós-graduado em Música de Câmara pela Uninter, sob orientação de David Chew.

Foi convidado a ministrar aulas de violoncelo no Festival Eleazar de Carvalho, em Fortaleza, no Festival de Artes de Itu, no 6º Curso de Inverno do Projeto Camerata – Presidente Prudente – e na 14ª Semana da Música Maestro Gaó, em Salto.

Como integrante do Quarteto Sorocaba foi convidado a participar do “Arianna Chamber Music Festival” na Universidade de Missouri (EUA), nos anos de 2015, 2016 e 2017, com bolsa integral.

Atuou como solista junto à Orquestra Sinfônica de Sorocaba, Orquestra Sinfônica Jovem de Tatuí, Orquestra Acadêmica do Festival de Artes de Itu e Orquestra de Câmara de Salto.

É professor de violoncelo no Conservatório de Tatuí e no Instituto Municipal de Música de Sorocaba. Atua como 1º violoncelo na Orquestra Sinfônica de Sorocaba e é músico convidado da Orquestra Sinfônica de Campinas.

Thais Valim
Natural de Sorocaba, iniciou os estudos no Conservatório Musical João Baptista Julião, formando-se na classe de Ilza Maria Soares. Bacharel em música pela Universidade de São Paulo, entre 2007 e 2010 aperfeiçoou-se com a pianista russa radicada no Brasil, Olga Kiun.

Premiada no II Concurso de Piano de Música Brasileira Maestro Spartaco Rossi em Tatuí, no XX Concurso Nacional de Música de Câmara Cidade de Araçatuba e laureada na 28ª Oficina de Música de Curitiba. Em 2010 foi idealizadora e curadora do projeto “Homenagem a Schumann e Chopin – 200 Anos de Nascimento”, com o apoio da Linc Sorocaba.

Atua também junto ao Trio Animato, ao flautista André Mendes e ao fagotista Ricardo Aurélio Oliveira. Atualmente aperfeiçoa-se com Marisa Lacorte. Leciona piano e música de câmara no Instituto Municipal de Música de Sorocaba e na Escola de Música “Maestro Nilson Lombardi”, em Votorantim.

Apoio Cultural – O Conservatório de Tatuí recebe apoio cultural da Coop – Cooperativo de Consumo e CCR SPVias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário