quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Motoristas reclamam da falta de vagas para estacionar na área central








Centro de Itapetininga não tem vagas, diz
população (Foto: Reprodução/TV TEM)
Em nota, a Prefeitura de Itapetininga informa que realiza contato com diversas empresas que administram estacionamentos rotativos. Sobre as vagas, o órgão explica que as ruas do centro são antigas e estreitas, e mesmo que haja expansão o problema não será totalmente resolvido porque são quase 100 mil veículos. Quanto aos banheiros, pontua que o serviço de limpeza é feito constantemente.

O Executivo de Tatuí afirmou que não homologou o processo de licitação para implantação de um novo sistema de estacionamento já que uma das empresas entrou com recurso. Portanto, o serviço está temporariamente suspenso. O número de vagas no Centro é de: 150 para motos e 520 para carros.

Para manter o nível de segurança, 50 guardas trabalharão no local, que terão apoio da Polícia Militar. A administração responde ainda que há banheiros públicos na Praça da Matriz e em uma praça de alimentação do Centro.

Itapetininga
O Centro possui 580 locais para que os moradores estacionem nas ruas. Entretanto, o número não é suficiente. Em busca de uma vaga, o motorista José Aparecido de Jesus brinca que é preciso ter poderes para poder encontrá-las. “Depois das 9h, tem que ser herói para achar”, afirma.

Se a falta de vagas é ruim para os motoristas, o gerente de loja Aureni Dias conta que para os estabelecimentos também. “A gente acredita que a mercadoria vai atrair o cliente para a loja. Mas, nesse sentido, a gente espera que as autoridades encontrem um meio para atrair os moradores para o Centro.”

Tamanha movimentação faz com que acabem as vagas no estacionamento ao qual Eliane Hungria Leme da Silva é proprietária. “Tem hora que a gente fecha o portão porque não tem onde colocar mais. Dá até briga”, pondera.

Contudo, a questão das vagas para os veículos não é a única. Para a população, também faltam banheiros públicos para quem frequenta a região central.

Em Tatuí, motoristas sofrem para encontrar vagas
(Foto: Reprodução/TV TEM)
Tatuí
Embora a cidade tenha espaço para mais de 600 veículos nas ruas do Centro, a psicóloga Ana Maria Sallum Fabbro relata que depois de certo horário fica praticamente impossível estacionar na área central. “Se chega antes das 9h é um pouco mais fácil. Mas após é complicado. Ninguém consegue.”

O aposentado Izildo Rodrigues Lara compara o movimento com o de São Paulo (SP), onde vivia. “Está faltando espaço. Eu morava em São Paulo e vim para cá há três anos, mas sinto a mesma dificuldade que tinha lá”, diz.

De acordo com a empregada doméstica Zélia Vieira Seabra, outra preocupação para quem vai ao Centro é a falta de fiscalização. Sem equipe para aplicar multas na zona azul, alguns motoristas têm deixado os veículos o dia todo nas vagas. “Não tem onde estacionar o carro. As pessoas não respeitam ninguém. Idosos, faixas”, conclui.

Confira o horário de funcionamento nos comércios das maiores cidades da região:
  •  
CIDADEDATAHORÁRIOS
ItapetiningaA partir de 5 de dezembroDe segunda a sexta - Até 22h
Sábados - Até 18h
Domingos - Até 17h
TatuíA partir de 1º de dezembroDe segunda a sexta - Até 22h
Sábados - Até 18h
Domingos - Das 9h às 15h
AvaréA partir de 7 de dezembroDe segunda a sexta - Até 22h
Sábados - Das 8h às 17h
Domingos - Das 9h às 17h
ItapevaA partir de 12 de dezembroDe segunda a sexta - Até 22h
Sábados - Das 8h às 18h
Dias 24 e 31 - Das 8h às 15h
Domingos - A loja deve fazer acordo com o sindicato para funcionar
Lojistas de Itapetininga e Tatuí dizem que a falta de vagas afeta as vendas.
Somadas, frota dos dois municípios é em torno de 169 mil veículos.

Do G1 Itapetininga e Região

Com o movimento do comércio cada vez maior devido à aproximação das festas de fim de ano, motoristas afirmam que não conseguem encontrar vagas para estacionar os carros, motos e caminhões nas áreas centrais das cidades da região. Em Itapetininga (SP), a frota chega a 91 mil veículos. Já em Tatuí, o número é de 78 mil.

A TV TEM esteve nos dois municípios e constatou o problema em ambos. Segundo os moradores, para encontrar lugares disponíveis é preciso ir no período da manhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário