sábado, 17 de setembro de 2016

Tatuí já registrou mais de mil multas por uso de celular no trânsito, diz PM

De janeiro a junho foram 1,4 mil motoristas multados pela infração.
Segundo pesquisa, ato aumenta em quatro vezes as chances de acidente.


Do G1 Itapetininga e Região

O município de Tatuí registrou de janeiro a julho deste ano 1.402 multas pelo uso de celular na redação, de acordo a Polícia Militar. Os dados apontam que a cidade tem, em média, 233 motoristas multados por mês.

Além da multa de R$ 85,13, a infração gera quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Conforme pesquisa da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet) , alar ao celular no volante aumenta em quatro vezes o risco de acidente. Em caso de mandar mensagens os riscos sobem 23 vezes, ainda de acordo com o estudo.

O capitão Kleber Vieira Pinto, da Polícia Militar em Tatuí, explica o porquê os riscos aumentam. “Levam de quatro a cinco segundos para o motorista começar a reagir. Após a reação, ainda levam quatro ou cinco segundos. Esses dez segundos são suficientes para o veículo se desgovernar, atingir uma criança, uma pessoa ou outro veículo. Então, é muito grave essa atitude”, alerta.

Ainda segundo o policial, há outros dispositivos para que se evite acidente. “Existem hoje alguns dispositivos multimídia em que se consegue falar pelo ‘viva voz’. Mas o importante mesmo é não se distrair. Atenção total à direção”, completa.

Motorista usa celular enquanto dirige em Tatuí (Foto: Reprodução/ TV TEM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário