segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Concurso Internacional de Piano distribuirá 60 Mil Reais em prêmios

Pianistas de qualquer idade podem participar; inscrições estão abertas até 10 de novembro

Pianistas e estudantes de piano poderão participar neste ano de 2015 de um dos mais importantes concursos de piano do país. O Concurso Internacional de Interpretação Pianística da Obra do Compositor Osvaldo Lacerda nasce com objetivo de homenagear o compositor paulistano. 

O concurso será realizado de 3 a 6 de dezembro, na Academia Paulista de Letras, em São Paulo, e distribuirá um total de 60 Mil Reais em prêmios, além de recitais em importantes espaços culturais do país. 

Com realização do Centro de Música Brasileira, o concurso terá organização de comissão liderada por Eudóxia de Barros, pianista internacional, viúva de Osvaldo Lacerda e presidente do Centro de Música Brasileira, além de Helena Marcondes Machado, Antonio Ribeiro e Carlos Augusto de Souza Lima. O concurso tem apoio do Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria da Cultura, Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos (de Tatuí), Academia Brasileira de Música e Yamaha Musical do Brasil. 

Conforme Eudóxia de Barros, o concurso foi idealizado a partir da aquisição do acervo de Osvaldo Lacerda pelo Governo do Estado de São Paulo. "Decidi, então, destinar esse recurso advindo de tal transação para a premiação dos vencedores do concurso", explicou ela. 

Um dos mais ativos compositores da história recente do país, Osvaldo Lacerda construiu um acervo absolutamente coeso, rico e abrangente . "É um acervo relevante e acreditamos que seja meritória sua preservação e difusão para que se criem as condições de reconhecimento do valor artístico do compositor, bem como de sua parcela de contribuição para a cultura de nosso país. Todas essas publicações adquiridas pelo compositor refletem sua intelectualidade", cita o parecer das obras. 

O concurso internacional é aberto a todos os pianistas de ambos, sem limite de idade. As inscrições poderão ser feitas de 1º de maio a 10 de novembro de 2015, pelo site www.concursoosvaldolacerda.com.br. A taxa de inscrição, no valor de 50 Reais, deverá ser paga ao Centro de Música Brasileira, via sistema PagSeguro, acessado no próprio site. 

O concurso será realizado em duas fases - eliminatória e final -, totalizando 20 minutos de apresentação em cada ocasião (peça de confronto e livre escolha). Todas as peças apresentadas deverão ser de autoria do compositor Osvaldo Lacerda. Na prova eliminatória, a peça de confronto será o Estudo nº 4 e, para a prova final, a peça de confronto será o Estudo nº 7. 

Premiação 
Os três primeiros vencedores receberão um total de 60 Mil Reais. O primeiro colocado receberá 30 Mil Reais (além de recitais em São Paulo e no Rio de Janeiro); o segundo colocado, 20 Mil Reais (e recitais nas cidades de São Paulo e Tatuí); e o terceiro colocado, 10 mil Reais (e recital em São Paulo). 

A banca julgadora será constituída de três profissionais do cenário musical brasileiro e avaliará pontos como interpretação e fidelidade absoluta à partitura. 

SERVIÇO 
Concurso Internacional de Interpretação Pianística da Obra do Compositor Osvaldo Lacerda 
Inscrições: até 10 de novembro de 2015 
Taxa de inscrição: 50 Reais

Nenhum comentário:

Postar um comentário