segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Boituva: 'Empresário errou cálculo com novo paraquedas', diz presidente de centro

Homem teve fratura exposta na perna esquerda e está na UTI; veja vídeo.
Ele estava no Centro Nacional de Paraquedismo (CNP), em Boituva (SP).

Caio Gomes Silveira
Do G1 Itapetininga e Região

O empresário de 31 anos que se machucou gravemente durante salto de paraquedas em Boituva (SP), na tarde de domingo (9), "errou o cálculo com o novo equipamento que usava”, afirmou nesta segunda-feira (10) Nilson Pereira Leitão, presidente do Centro Nacional de Paraquedismo (CNP).

“Pelas informações que obtive com amigos do empresário, e que acompanharam o salto, o paraquedas era novo e proporciona mais velocidade quando comparado com o que estava acostumado. Ele não calculou bem, deveria ter feito a curva para o pouso antes do que fez, por isso chegou com muita velocidade ao solo e se acidentou", afirmou Leitão.

Ainda de acordo com o responsável pelo local, o CNP só abriria uma investigação para tentar evitar que um problema semelhante acontecesse com novos atletas caso o acidente resultasse em morte. “Quando algum profissional vai trocar seu equipamento, vários procedimentos são levados em consideração. Nesse caso ele poderia ter sido mais cauteloso, diminuído a velocidade antes e se adaptar aos poucos ao novo equipamento.”

Entenda o caso
O empresário Francisco Simões Guarnieri, dono de uma loja de automóveis emCampinas (SP) onde vive com a família, teve fratura exposta na perna esquerda, hemorragia interna e está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em um hospital de Sorocaba (SP). O pedreiro Daniel Ribeiro, de 53 anos, gravou a queda e enviou pelo TEM Você. (veja vídeo ao lado)

Nas imagens, o paraquedista parece perder controle e se aproxima rapidamente do solo, quando bate violentamente ao pousar. "Eu sempre vou lá para ver os saltos e gravo porque acho muito legal. É a quarta vez que eu vou e percebi que o paraquedista estava caindo", disse Ribeiro.

Danilo Bilolli, amigo da vítima, disse que Guarnieri salta desde 2009 e já tem mais de 200 saltos de paraquedas realizados. Ele contou que os dois iriam saltar juntos, mas a vítima não esperou e decidiu sair antes.

Segundo o irmão do paraquedista, Rafael Guarnieri, ele tem feito transfusão de sangue porque além de fraturar o fêmur, quebrou a bacia, o que levou a uma hemorragia interna, segundo o irmão. Os médicos devem estabilizar o quadro clínico para, só depois, operá-lo.

Empresário ficou ferido após salto de paraquedas em Boituva (Foto: TEM Você/Daniel Ribeiro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário