domingo, 7 de abril de 2013

Espetáculo de teatro é atração gratuita no 'Procópio Ferreira', dia 13

Montagem de ‘O Ritual’ será apresentada pela primeira vez em Tatuí

O Grupo Jovem de Teatro do Conservatório de Tatuí apresenta no sábado, dia 13, às 20h30, o espetáculo “O Ritual”, de Samir Yazbek. A apresentação tem direção de Carlos Ribeiro e entrada franca no Teatro “Procópio Ferreira”. Ingressos podem ser retirados na bilheteria do teatro, à rua São Bento, 415, de terça a sexta, das 18h às 19h, ou no dia do evento a partir das 18h.

A peça foi montada no decorrer do ano de 2012 com alunos de diversos semestres do curso de Teatro Adulto do Conservatório de Tatuí e apresentada pela primeira vez no final do ano passado no Teatro Cultura Inglesa, em São Paulo, dentro da Mostra do Projeto Conexões. A apresentação do próximo sábado, 13, será a primeira em Tatuí.
A montagem é resultado da terceira participação do Conservatório de Tatuí no projeto “Conexões”. O projeto é uma iniciativa do National Theatre de Londres que tem por objetivo incentivar a dramaturgia voltada para jovens por meio de textos de dramaturgos consagrados, criados especialmente para o projeto. No Brasil, ele existe desde 2007 e acontece por meio do British Council e Cultura Inglesa de São Paulo. Nas edições anteriores do “Conexões”, o setor de artes cênicas do Conservatório de Tatuí produziu as peças “O Primeiro Vôo de Ícaro”, de Luís Alberto de Abreu e “Mistério na Sala de Ensaio”, de Sérgio Róveri.

O espetáculo tem como protagonista Joel, que propõe aos amigos a criação de encontros semanais para que esqueçam do amor e busquem relacionamentos sem envolvimento ou afeição. Outra personagem, Lia, dá o nome de \"ritual\" aos encontros. Na peça, Yazbek contrapõe a proposta aparentemente positiva a ações cada vez mais graves e preocupantes, que põem em risco a vida dos adolescentes.
O espetáculo “O Ritual” fez de Samir Yazbek o primeiro dramaturgo brasileiro a ter uma peça encenada no prestigioso National Theatre, em Londres, dentro do projeto “Conexões”. O espetáculo foi escrito depois de Anthony Banks, diretor do festival, pedir a autores brasileiros uma sinopse de texto com temática jovem para participar da versão britânica do projeto.

Yazbek é um dos autores de maior destaque na cena brasileira atual, tendo alguns de seus trabalhos reconhecidos na Espanha, Cuba, França, México, Portugal etc. Já ganhou o Prêmio Shell 1999 de melhor autor por “O Fingidor”, e o Prêmio APCA 2010 de melhor autor por “As Folhas do Cedro”.
Elenco - O elenco é formado por Lucas Gonzaga, William Priante, Roberta Marcondes, Vitória Bueno, João Vítor Camargo, Kelly Oliveira e Renata Cresciulo. A assistência de direção e a iluminação é de Marcos Caresia; com sonoplastia de Carlos Ribeiro, cenografia de Jaime Pinheiro, vídeo de Lucas Gonzaga e Carlos Ribeiro, projeção de Natalie Abreu, figurinos de Carlos Alberto Agostinho e maquiagem de Dalila Ribeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário