sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Tatuí debate Plano Municipal de Cultura


A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Lazer e Juventude e o Conselho Municipal de Cultura de Tatuí reuniram a comunidade para receber a equipe do MinC e debater o modelo proposto pelo ministério para a gestão da cultura em nosso país, o Sistema Nacional de Cultura-SNC. O secretário de cultura de Itapetininga, Marcos Terra, e as conselheiras ituanas Maria Cristina e Ana Paula, prestigiaram a atividade, compartilhando suas experiências.

O Chefe da Representação Regional São Paulo do MinC, Valério Bemfica, salientou a importância da organização dos Conselhos Municipais de Políticas Culturais para fortalecer as discussões que irão decidir quais são as demandas da comunidade para os próximos dez anos, ou seja, o Plano Municipal de Cultura. Frederico Roth, da UNESCO/MinC, apresentou o SNC, destacando as estruturas que garantem a participação da comunidade na gestão cultural.

O destaque na atividade foi o Plano Nacional de Cultura- PNC, Lei 12.343/2010, elaborada depois de amplo processo de debates, que apresenta um conjunto de princípios, objetivos, diretrizes, estratégias e metas para orientar a formulação das políticas públicas para a cultura em todo o território nacional. O Plano visa garantir a valorização, o reconhecimento, a promoção e a preservação da diversidade cultural existentes em nosso país.

Conheça as 53 Metas do Plano Nacional de Cultura.


Foto: Cristiano Mota


Valério Bemfica e Jorge Rizek, Secretário Municipal de Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário