sábado, 22 de setembro de 2012

Conservatório de Tatuí realiza a III Semana de Música de Câmara e Prática de Conjunto

Apresentações acontecem de 24 a 30 de setembro e  somam mais de 600 alunos

O Conservatório de Tatuí realiza a III Semana de Música de Câmara e Prática de Conjunto a partir desta segunda-feira 24 com as apresentações de 150 grupos inscritos no evento, movimentando mais de 600 alunos da instituição. Os concertos acontecerão no Salão Villa-Lobos, a partir das 9h, e no Teatro Procópio Ferreira, sempre a partir das 19h. Os ingressos para todas as apresentações são gratuitos.

A III Semana de Música de Câmara e Prática de Conjunto é a prova bimestral dos alunos de duas disciplinas do Conservatório de Tatuí: música de câmara e prática de conjunto. Durante os concertos haverá uma banca que avaliará a performance dos estudantes e, ao final dos eventos, será dada a nota do bimestre. A cada edição, segundo Miriam Braga, coordenadora do evento, os alunos estão se aperfeiçoando cada vez mais. \"É surpreendente o interesse deles, pois eles preparam ótimas novidades. Vejo também que os grupos começam a entender o processo de produção cultural, e a importância de ter um release e uma foto para divulgação\".

Nas semanas de música de câmara e prática de conjunto deste ano sempre houve uma atração especial, com grupos profissionais. Neste final de mês, o Conservatório de Tatuí trará Rafaele Trevisane e o Quarteto de Cordas de Praga, que fará concerto no dia 28 de setembro, às 20h30, no Teatro Procópio Ferreira. O grupo europeu, formado pelo flautista Rafaele Trevisane, o violinista Martin Kos, o violista Karel Untermuller e o violoncelista David Habelik, irá executar as obras \"Quarteto Ré Maior Op. 208\" e \"Quarteto Fá Maior, Op. 370\", de Wolfgang Mozart, \"Quarteto nº4 Ré Maior\", de Gioachino Rossini, e \"Quarteto Lá Menor\", de Saverio Mercadante.

A Orquestra de Performance Histórica da USP também fará uma participação especial na III Semana de Música de Câmara e Prática de Conjunto, no dia 29 de setembro, às 20h30, no Teatro Procópio Ferreira. Sob a direção artística de Judy Tarling, o grupo executará \"Welcome, welcome ye every guest\", de John Blow, \"Suíte ‘The Tempest\'\", de Matthew Lock, \"Fairest Isle\" e \"Chacony em sol menor\", de Henry Purcell, \"Sonata II em Sol Menor\", de Georg Muffat, e \"Concerto Grosso Op. 6/1\", de George Frederic Händel.

Dia 25 de setembro, às 20h30, no Teatro Procópio Ferreira, o Conservatório de Tatuí receberá outro grupo convidado especial: o Quarteto Sorocaba. O grupo é formado músicos sorocabanos que atuam nas Orquestras Sinfônicas de Sorocaba e do Conservatório de Tatuí. Recentemente, o grupo foi um dos cinco selecionados para participar do Festival de Música de Santa Catarina, além de participar de masterclass com o \"Arianna String Quartet\" e Richard Young (EUA).

Além da programação especial de concertos, haverá também a palestra da professora Margarida Tamaki Fukuda, no dia 28 de setembro, às 12h30, no Salão Villa-Lobos. Após a palestra haverá uma masterclass sobre o estudo de fraseados musicais em repertório camerístico. O conteúdo é baseado no método Denken und spielen (pensado e tocado) desenvolvido pelo pianista alemão Jürgen Uhde em parceria com a filósofa Renate Wieland.

Programação
Do dia 24 a 30 de setembro, a partir das 9h, no Salão Villa-Lobos, iniciam-se as apresentações dos alunos do Conservatório de Tatuí. No Teatro Procópio Ferreira, no dia 24, às 20h30, será o concerto com a Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí. No dia 26, às 19h, o Conjunto de Metais do Conservatório de Tatuí fará concerto e, às 20h30, será a vez da Banda Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí se apresentar. No dia 27, às 20h30, assumirá o palco a Camerata Jovem e Juvenil de Violões do Conservatório de Tatuí. Às 14h do dia 28, será a vez do Grupo de Percussão Jovem do Conservatório de Tatuí. Dia 30, às 11h, o Coral Infantil e Jovem da instituição fazem concerto e, às 18h, será a Orquestra Infantil e Infanto-Juvenil do Conservatório de Tatuí.

Serviço
III Semana de Música de Câmara e Prática de Conjunto
De 24 a 30 de setembro
Teatro Procópio Ferreira e Salão Villa-Lobos
Entrada Franca
Mais informações: (15) 3205 8444

Nenhum comentário:

Postar um comentário