domingo, 29 de abril de 2012

Aterro sanitário de Tatuí está entre os piores, aponta Cetesb

Do G1 - A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental  (Cetesb), ligada à Secretaria do Meio Ambiente do governo paulista, divulgou novos dados referente às condições dos aterros sanitários do estado. As informações são baseadas em levantamento feito em 2011. Dos aterros da região, Tatuí ficou entre os piores com a nota 6,2.

A cidade de Quadra foi bem avaliada pela Cetesb, como já aconteceu em anos anteriores. Pela falta de separação do lixo reciclável, o resultado acabou um pouco prejudicado. A cidade teve nota 10, em 2010, e nota 9,9, no ano passado, mas continua como um dos municípios mais bem avaliados da região. No aterro sanitário de Quadra, logo que o caminhão descarrega o material orgânico, máquinas começam com o trabalho de cobertura e compactação. Do material que chega, 70% vem da zona rural.

Há 10 anos funcionando, a área do aterro, que chega há quase dois hectares, algo em torno de 30 mil m², recebe cerca de 45 mil toneladas de lixo por mês, que ainda tem 30% do terreno de vida útil para uso de despejo do lixo. A licença ambiental do aterro termina em 2014.

O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Quadra, Cláudio Tavares, explica que muito material reciclável vem misturado ao lixo orgânico, fato que resultou na queda da nota do município em 0,1, entre 2010 e 2011. "Temos que fazer um trabalho de conscientização melhor da população para reciclar, diminuindo a quantidade de lixo doméstico que vem para o aterro", relata.

Confira os melhores e piores resultados dos aterros da região.

Melhores resultados:

Alambari 9,3
Cesário Lange 9,6
Guareí 10,0
Quadra 9,9
Tietê 9,6

Piores resultados:

Cerquilho 7,5
Conchas 6,5
Itapetininga 6,4
Jumirim 6,5
Porangaba 6,5
Tatuí  6,2

Nenhum comentário:

Postar um comentário