quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí apresenta-se nesta quinta-feira

O Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos promove o concerto da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí, no dia 1º de março, às 20h30, no Teatro Procópio Ferreira. A apresentação é a última da série “Concertos de Boas-Vindas” aos alunos do Conservatório de Tatuí. A entrada é franca.
No concerto, a Orquestra Sinfônica executará as obras “Suite para Sopros e Piano, opus 4”, de Charles Quef; “Simple Symphony”, de Benjamim Britten; e “Serenata op.14” de Bernhard Sekles.

O grupo pedagógico-artístico do Conservatório de Tatuí foi criado no ano de 1985, reunindo professores de instrumentos de cordas, alunos de nível avançado e músicos amadores do município. Assim, a orquestra tornou-se a principal oportunidade dos estudantes interagirem com músicos já profissionais, em apresentações oficiais. Em 1996, a orquestra excursionou em turnê por diferentes Estados brasileiros por meio do projeto Banco do Brasil Musical. Nele, o grupo de 47 músicos acompanhou Wagner Tiso, Victor Biglione, Maurício Einhorn, André Gereissati e Arthur Moreira Lima no programa “Cenas Brasileiras”.

Ainda em 1996, o grupo gravou CD em homenagem ao compositor Tom Jobim, tendo como solistas Altamiro Carrilho, Nivaldo Ornelas, Wagner Tiso, Victor Biglione e Zimbo Trio, realizando concerto no Teatro Nacional de Brasília. Um segundo CD foi gravado em 1999, denominado “Obras Brasileiras”, tendo como solista o saxofonista americano Dale Underwood.

A Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí realizou dezenas de estréias brasileiras e apresentou importante repertório nacional, além das principais sinfonias de Beethoven, Mozart e Haydn. Em sua história, recebeu solistas como Gilberto Tinetti, Raffaeli Trevisani, Arnaldo Cohen, Tatjana Vassiljeva, entre outros, passando por algumas das mais importantes salas do país, como Theatro São Pedro e Sala São Paulo.

Desde o início de 2010, a o grupo vem recebendo como maestros convidados, destacando-se Roberto Tibiriçá, Fabio Zanon, Abel Rocha, Wagner Polistchuk, Felix Krieger e Gottfried Engels (Alemanha), Aylton Escobar. Dentre os solistas recebidos mais recentemente estão: Fabio Cury, Gilberto Tinetti, Alex Klein, Antonio Del Claro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário