terça-feira, 2 de agosto de 2011

Tatuí passa a contar com um programa permanente para incentivar o Aleitamento Materno


Em todos os anos, Tatuí tem alguma ação para a Semana Mundial do Aleitamento Materno, de 1 a 7 de agosto. Neste ano, a médica Flavia Pereira Valdetaro, teve uma idéia que, não apenas funcionará na Semana do Aleitamento Materno, mas também durante o ano todo. A ação deste ano foi de treinar enfermeiras, vacinadoras, auxiliares, a pessoa mais próxima das recentes mães, e transformá-las em conselheiras em aleitamento materno.

Foram treinadas 13 profissionais da área da saúde para assistir as mães, perguntar sobre como elas estão, responder suas duvidas. Elas ficarão nas Unidades Básicas de Saúde, uma para cada unidade, e estarão presentes nas UBS’s o ano todo, a partir do dia 1º de agosto. As conselheiras terão educação continuada, sempre reciclando o que já sabem, trazendo curiosidades, novidades, para as reuniões mensais que vão acontecer.

A médica pediatra esclarece que “a diferença entre o aleitamento materno e o não materno, é a saúde da criança. O aleitamento materno previne doenças graves além de problemas respiratórios”. E completa: “a partir do 6º mês de idade, a mãe pode acrescentar outros alimentos na dieta da criança, mas não deve parar de amamentar”.

Além disto, este será o 4º mês que o Projeto Café com Leite está em vigor em duas UBS, na Vila Angélica e no Jardim Santa Rita. Este projeto une agentes comunitários e gestantes para troca de experiências, acompanhamento de seus bebês, o desenvolvimento da criança, e visa à motivação ao aleitamento materno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário