sábado, 20 de agosto de 2011

Aula inaugural do Programa Primeiro Passo aconteceu na FATEC


Na terça-feira, dia 16, às duas da tarde, aconteceu a aula inaugural do Programa Primeiro Passo, na FATEC Tatuí. A aula foi para cerca de 35 alunos do 9º ano do Núcleo de Educação Básica Municipal (NEBAM), e contou com a presença da secretária de Educação Marisa Aparecida Mendes Fiusa Kodaira e do diretor do NEBAM, Francisco Antonio De Souza Fernandes (Quincas). O programa está em prática desde maio de 2010, e tem como objetivo desenvolver o arranjo educacional local, oferecendo oportunidades aos jovens dos 8º e 9º anos.

Esta oportunidade vem em forma de uma formação pré-profissionalizante, com cursos e laboratórios. Isto tem dado certo graças as parcerias com o Poder Público e instituições privadas da cidade. A Secretaria de Educação, através do NEBAM, é a gestora do programa; a FATEC, ETEC Sales Gomes, Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência (AVAPE), Casa Unimed - Inclusão Social, e Secretaria de Cultura, Turismo, Esportes, Lazer e Juventude, são parceiros gestores dos cursos e laboratórios. Além do apoio logístico do Sindicato dos Metalúrgicos – Delmar, W.A, Unimed, Zaith, Coop e Faculdade Paulo Setúbal.
Na atuação dos parceiros gestores, cada um proporciona um curso e/ou laboratório. Na AVAPE será Desenvolvimento do Curso de Informática Básica; na FATEC, curso de Lógica - Instalação de Sistema Operacional - Programação e Hidráulica (Metrologia, Eletricidade básica, Eletrônica básica, Mecânica básica); na ETEC Sales Gomes, Desenvolvimento de Cursinho Preparatório para Vestibulinho; na Casa Unimed, Oficina de Arte e Pintura e Laboratório de Informática; na Secretaria de Cultura, Oficina de Fotografia; no NEBAM, Oficinas de Esporte - Vôlei, Atletismo e Natação.
Quanto ao apoio logístico: Sindicato dos Metalúrgicos dará apoio a manutenção de professores; a Unimed Saúde, apoio material esportivo; a Zaith, apoio material esportivo; Tatuí Elegante, apoio material esportivo-pedagógico; Faculdade Paulo Setúbal, cessão de quadra de esportes.
Os laboratórios são desenvolvidos na unidade cedida pelos parceiros gestores, em dia e horário que facilitem a locomoção do aluno. Para os alunos do 9º ano, o ensino é regular das 7h Às 11h30, e os laboratórios têm inicio às 13h. Para os alunos do 8º ano, os laboratórios acontecem das 08h30min às 11h30, e o ensino regular, das 13h Às 17h30. Há acompanhamento e aproveitamento dos alunos, por parte do NEBAM, nos núcleos: freqüência às aulas, disciplina, respeito às regras e normas de cada entidade. E os pais ou responsáveis assinam um termo de compromisso, onde assumem responsabilidade na participação do filho no programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário