segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Concertos gratuitos marcam o 5º Seminário de Regência do Conservatório de Tatuí

Eventos acontecem de 15 a 18 de agosto e os ingressos serão distribuídos a partir do próximo dia 8



O Teatro Procópio Ferreira sediará, entre os dias 15 e 18 de agosto, cinco concertos com entrada gratuita para a população. Serão quatro apresentações da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí e uma apresentação da Banda Sinfônica da Escola Municipal de Música de São Paulo. As atividades integram a programação do 5º Seminário de Regência promovido pelo Conservatório de Tatuí. Os ingressos podem ser retirados na bilheteria do teatro a partir do próximo dia 8.

Os concertos trarão repertório variado e uma parte de cada programa será regida pelos próprios participantes do Seminário, selecionados previamente por profissionais do Conservatório. A primeira apresentação da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí será no dia 15, terça-feira, às 20 horas. O maestro Dario Sotelo conduzirá os músicos na abertura do evento, com a execução da peça “Music of the spheres”, de Philip Sparke. Em seguida, serão apresentadas as músicas “Violina para violino solo e sopro”, de Frigyes Hidas, com solo do violinista Rafael Pires; “Suíte Estados d’Alma”, de Edmundo Villani-Côrtes; e “Korn Simphony”, de Peter Meechan.

No dia 16, quarta-feira, às 20 horas, o maestro convidado para o 5º Seminário de Regência, Mathew George (Universidade de Saint Thomas, em Minneapolis, Estados Unidos), vai reger a Banda Sinfônica de Tatuí nos três movimentos de “Second Symphony”, de Luis Serrano Alarcón. Depois, serão apresentadas as peças “Años de Soledad”, de Astor Piazzolla/Dell’oca Sala, com solo de Giancarlo Santos de Medeiros no sax barítono; “De mi Tierra… para Piano Solo e Banda”, de Floro Ugarte/Dell’oca Sala, com solo da pianista Cristiane Blóes; e “Quatro Estações Portenhas”, de Astor Piazzolla/Dell’oca Sala.

Na quinta-feira, dia 17, a partir das 18h30, será a vez da Banda Sinfônica da Escola de Música de São Paulo. O maestro Dario Sotelo regerá a “Abertura Festiva”, de Tiago Vidal. O programa continuará com “Quatro Faces do Choro”, de Hudson Nogueira; “Folksong Festival”, de Ryan Nowlin; “Chansons Bachiques”, de Rob Goorhuis. O maestro convidado Mathew George conduzirá a Banda em “Mayito – Bambuco”, de Victoriano Valencia Rincón.

No mesmo dia, às 20 horas, a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí trará em seu repertório “Occident and Orient”, de Camille Saint-Saëns; “Ritmos das Américas para Quarteto de Saxofones e Banda”, de Bob Mintzer, com a participação do Quarteto SaxBrasil: Rafael Migliani (sax soprano), Maikel Morelli (sax alto), Jonathas Cordeiro (sax tenor) e Giancarlo Medeiros (sax barítono); “Pagan Dances”, de James Barnes; e “200 Tercera Suite”, de Victoriano Valencia Rincón.

Para encerrar o 5º Seminário de Regência, a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí volta ao palco no dia 18, sexta-feira, às 20 horas. No repertório, as peças “Anjos na Arquitetura”, de Frank Ticheli, com a mezzo-soprano Cristine Bello Guse; “Choro para Saxofone Tenor e Banda”, de Cláudio Santoro, com o solista Erik Heimann Pais no sax alto; “Egmont – Symphonic Poem”, de Bert Appermont; e “Conga del Fuego Nuevo”, de Arturo Márquez.

Cristiane Blóes
Mestre em Música e bacharel em piano pela Unesp-SP, é também formada em piano erudito e popular pelo Conservatório de Tatuí. Discípula de Catarina Domenici, Beatriz Balzi, Homero Magalhães, André Rangel, Peter Dauelsberg (música de câmara), atuou como pianista convidada em diversos eventos internacionais. Foi premiada em vários concursos como solista e camerista, com destaque para o “X Prêmio Eldorado de Música” e o primeiro lugar no 1ª Concurso de Nacional de Piano de Música Brasileira Spartaco Rossi (Tatuí-1994). Acompanhou muitos nomes da música nacional e internacional. É coordenadora e professora da Área de Piano e pianista titular da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí. Desde 2009 coordena o Encontro Internacional de Pianistas do Conservatório de Tatuí e o Concurso Nacional de Música Brasileira Maestro Spartaco Rossi.



Cristine Bello Guse
Formada pelo Instituto de Artes da Unesp e mestre em Práticas Interpretativas com o trabalho “O cantor-ator, um estudo sobre a atuação cênica do cantor na ópera”, publicado pela editora Unesp. Recentemente, concluiu o doutorado em Teoria e Praxis do Processo Criativo no IA-Unesp. Iniciou a atuação como solista no Núcleo Universitário de Ópera e de lá para cá atuou em várias peças, com destaque para a personagem título da ópera “Orfeo e Eurídice” de C. W. Gluck, “Réquiem” de W. A. Mozart, “Cantata 29” de J. S. Bach, entre outros. Em 2013, estreou como diretora cênica pelo Núcleo de Ópera do Conservatório de Tatuí. É professora de canto lírico e música de câmara do Conservatório de Tatuí e de canto lírico da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”.



Erik Heimann Pais
Aperfeiçoou-se sob a orientação de Dale Underwood (EUA) e recebeu em 2003 o título “Licentiate in Saxophone Performance” pelo “Trinity College London”. Atualmente é mestrando na Universidade de Campinas desenvolvendo pesquisa sobre O Panorama Fonográfico do Saxofone no Brasil. Premiado em vários concursos nacionais, atua como músico e solista em bandas sinfônicas desde 1997. Como saxofonista da Orquestra de Sopros Brasileira gravou nove CDs e um DVD – neste último como solista. Organizou junto a Marcos Pedroso as seis edições Encontro Internacional de Saxofonistas do Conservatório de Tatuí, onde também foi docente do curso de saxofone erudito e coordenador da Área de Sopros. É clinician de saxofone da Yamaha Musical do Brasil e ocupa, desde março de 2008, o cargo de Assessor Artístico do Conservatório de Tatuí.



Giancarlo Santos de Medeiros
Licenciado em Pedagogia e pós-graduado em Educação Musical, diplomou-se em saxofone clássico pelo Conservatório de Tatuí, onde também concluiu o curso de aperfeiçoamento no instrumento. Atuou sob a regência de importantes maestros, tais como João Carlos Martins, Dario Sotelo, Laszlo Marosi (Hungria), Jan Van der Roost (Bélgica), Richard Miles (EUA), Rafael Sanz-Espert (Espanha), GleenPrice (Canadá), Frank Battisti (EUA), Felix Hauswirt (Suíça), Marcos Sadao Shirakawa, Marcelo Jardim, entre outros. Foi solista em importantes salas, gravou CDS, DVD e acompanhou artistas renomados da MPB. Atualmente é professor de saxofone da Escola Municipal de Música “Enoque da Silva” de Alumínio (SP) e do Conservatório de Tatuí. Integrante da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí e integrante do Quarteto de Saxofones SaxBrasil.

Rafael Pires
Formado em Artes pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Tatuí e em Violino pelo Conservatório de Tatuí. Teve renomados professores, dentre eles Paulo Bosísio, Cláudio Cruz, Alexander Mandl, Emanuelle Baldini, Eliza Fukuda e Eliane Tokeshi. Participou dos mais importantes festivais de música do País. Foi finalista e premiado em concursos como Concurso Nacional “Cidade de Araçatuba”, em 1998; Concurso da Orquestra Sinfônica de Campinas, em 2001; e 12º Concurso Nacional de Cordas Paulo Bosísio, em Juiz de Fora (MG), em 2007. Ministrou master classes nos Festivais de Artes de Itu, Festival de Música de Ourinhos, Festival de Música de Catanduva e Festival de Música de Boituva. Atualmente é professor do Conservatório de Tatuí e spalla da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí e da Orquestra Sinfônica Municipal de Ourinhos.



Quarteto SaxBrasil
Formado por Rafael Migliani (saxofone soprano), Maikel Morelli (saxofone alto), Jonathas Cordeiro (saxofone tenor) e Giancarlo Medeiros (saxofone barítono), o Quarteto de Saxofones SaxBrasil existe desde 2009, com o objetivo difundir o saxofone clássico e a música brasileira através da pesquisa, da encomenda de novas obras, transcrições de compositores brasileiros e da interpretação do repertório tradicional. Também busca contribuir para a integração cultural e musical dos países da América Latina. Logo no primeiro ano, conquistou o primeiro lugar na 28ª edição do “Concurso Latino Americano Rosa Mística” na categoria “Música de Câmara” e desde então, tem atuado como solista frente a importantes grupos do Estado de São Paulo e tem levado a música brasileira para diversos encontros internacionais. Foi responsável pela elaboração, produção e execução do projeto “Música para Todos”, com patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura de Sorocaba. Executou o projeto “Viagem musical pelas Américas”, levando música instrumental a aproximadamente 3.000 crianças. Em 2015, foi a vez do projeto “Conhecendo Villa-Lobos a bordo do seu trenzinho”, também para crianças.



Regentes selecionados
Dentre os inscritos do 5º Seminário de Regência selecionados para reger as apresentações estão: Bianca Maretti, Douglas Correa Lopes, Edmar Valinhos, Edmilson Baia de Oliveira, Edson Toledo Piza Filho, Eduardo Lucas da Silva, Elias Nascimento, Frances Alexandre Serpa Ferreira, Gilson Pereira Silva, Henrique de Campos Machado, Israel Cardoso Macedo, Joanir Martins de Oliveira, Juliano Barreto, Kevin Paulo Martelini Camargo, Leonardo Gomes de Faria, Luis Antônio Leite Junior, Marcelo de Sousa Madureira, Marcelo Vieira de Andrade, Marco Antônio Almeida Junior, Marcus Jonny Silva Santos, Mayara Salles Santos, Meire Ellen Duarte de Araujo, Miriam Castro, Moisés Freitas Gonçalves, Paulo Henrique Pupo, Perterson Maxwell Paulino dos Santos, Rafael Gomes Guimarães, Raphael de Araujo Franco, Renan Dias Bueno, Renato dos Santos Ernesto, Ricardo Abdalla Barros, Rodrigo Palheta Moraes, Samuel Nascimento de Lima, Silvio Luis de Oliveira, Valdyr Aguiar de Jesus Filho e Vanderley Gonçalves de Souza Junior.

5º Seminário de Regência
Realizado regularmente pelo Conservatório de Tatuí, o 5º Seminário de Regência é considerado um dos principais eventos do gênero no Brasil. Neste ano, as atividades serão ministradas pelos maestros Mathew George (Universidade de Saint Thomas, em Minneapolis, Estados Unidos) e Dario Sotelo, coordenador do Seminário.

O evento já conta com mais de 260 inscritos e as inscrições ainda podem ser feitas até o dia 10 de agosto. Basta acessar o site do Conservatório (www.conservatoriodetatui.org.br/seminarioderegencia), ler o regulamento, preencher o formulário eletrônico e pagar taxa no valor de R$ 30 (com isenção para alunos e professores do Conservatório).

Apoio Cultural – Para a temporada do ano de 2017, o Conservatório de Tatuí conta com apoio cultural da Coop – Cooperativa de Consumo e Grupo CCR SPVias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário