terça-feira, 8 de agosto de 2017

Campanha visa dar destinação correta para esponjas usadas

 Campanha do Rotaract de Tatuí já tem caixas espalhadas pela cidade

Jaqueline, Bianca e o presidente do Rotary de Tatuí, Walter Goellner (Divulgação/Francis Jonas Limberger)

Francis Limberger para o DT

O Rotaract de Tatuí iniciou no dia 15 de julho uma campanha para coleta e destinação correta de esponjas de cozinha usadas. Cerca de 15 caixas estão instaladas em vários pontos da cidade e o material coletado será encaminhado à empresa TerraCycle, que oferece destinação ecologicamente correta.

Entre os pontos de coleta já existentes estão a sede do Rotary Clube de Tatuí, ao qual o Rotaract é ligado (rua Santa Terezinha, 71); o Instituto Trattare (rua Santo Antônio, 69); o Lar São Vicente de Paulo e a Escola Infantil do Anglo.

Com filial nos Estados Unidos e atuação em 21 países, a TerraCycle é líder global em soluções para resíduos difíceis de serem reciclados. “Eu soube da empresa assistindo o programa Como Será, que passa na Globo nas manhãs de sábado, e resolvemos fazer algo na prática”, comenta a presidente do Rotaract, Jaqueline Bueno. 

Na TerraCycle, as esponjas de cozinha são recicladas e viram matéria prima para a fabricação de produtos como vasos de plantas e até bancos de jardim. Conforme a presidente do Rotaract, a empresa trabalha com uma série de outros materiais. “Esse é apenas um projeto piloto. Se der certo, futuramente faremos campanhas com outros materiais, como tubos de pasta de dente e escovas usadas”. 

“Outro ponto importante é que cada unidade enviada para reciclagem vale dois centavos, que a TerraCycle deposita em um fundo. Futuramente o valor total será repassado a alguma instituição filantrópica escolhida pelo clube”, acrescenta a secretária do Rotaract, Bianc Rufino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário