Nosso Jornal Online

Tatuí, 

PUBLICIDADE

ANUNCIE AQUI

Peça já seu orçamento
e-mail para publicidade@diariodetatui.com

segunda-feira, 1 de maio de 2017

Exposição de livros de Paulo Setúbal e Chiquinha Rodrigues estará aberta de 4 a 31 de maio



A Biblioteca Municipal Brigadeiro Jordão receberá de 4 a 31 de maio a Exposição de Livros de autoria de Paulo Setúbal e Chiquinha Rodrigues.

O evento homenageará o Dia da Literatura Tatuiana que, desde 2012, é comemorado na Cidade Ternura. O Dia da Literatura Tatuiana nasceu de uma pesquisa realizada por integrantes do Núcleo Falsa Modéstia e a data de 4 de maio foi escolhida porque, neste dia, em 1896, nasceu em Tatuí Francisca Pereira Rodrigues, conhecida como Chiquinha Rodrigues, ex-prefeita, que denomina ruas na Vila Dr. Laurindo, em Tatuí, e no Bairro Guaxingu, em São Paulo, além de uma creche na Praça da Bandeira. Além da política, Chiquinha destacou-se na área da literatura, com a publicação de nove livros infantis e várias obras sobre História, Geografia, Agricultura, Economia e Saúde.

Também no dia 4 de maio, em 1937, faleceu o escritor Paulo Setúbal, filho ilustre de Tatuí. Ele denomina o Museu Histórico e a Praça onde estão duas importantes unidades educacionais do município: a Escola Estadual Barão de Suruí e a Escola Municipal João Florêncio. Paulo Setúbal é autor de poesias, romances, contos, crônicas e memórias. Dentre suas obras consagradas se encontram “Alma Cabocla”, “As Maluquices do Imperador”, “A Marquesa de Santos” e “Confíteor”. Foi imortalizado pela Academia Brasileira de Letras e, anualmente, é homenageado com uma semana que tem seu nome, dentro das comemorações do aniversário de Tatuí.

A exposição ficará aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Biblioteca Municipal, situada na Praça Martinho Guedes nº 12. Telefone de contato: (15) 3259-5647.

Nenhum comentário:

Postar um comentário