Nosso Jornal Online

Tatuí, 

PUBLICIDADE


sábado, 27 de maio de 2017

Banda Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí participa do projeto “Música na Praça”

Conjunto do maestro José Antonio Pereira se apresenta na Praça da Matriz no dia 3 de junho



A Banda Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí é a próxima atração do projeto “Música na Praça”. O conjunto regido pelo maestro José Antonio Pereira estará no coreto da Praça da Matriz de Tatuí no próximo sábado, dia 3 de junho, a partir das 11h.

Em 2017, os conjuntos do Conservatório de Tatuí voltaram a se apresentar na Praça da Matriz graças à colaboração firmada entre o diretor executivo da escola, Henrique Autran Dourado, e a prefeita Maria José Vieira de Camargo. Neste ano, a retomada do “Música na Praça” já viabilizou apresentações da Big Band e do Grupo e Percussão do Conservatório de Tatuí na praça.

O maestro Pereira preparou um repertório com seis peças, começando por “By the rivers of Babylon”, de Ed Huckeby. Os temas musicais John Williams para televisão, como em Star Wars, Jurassic Park e E.T., serão apresentados na obra “Great Movies Adventures” (arranjo Michael Sweeney). De Nino Rota, a Banda Sinfônica Jovem tocará o tema do filme “O Poderoso Chefão” e, de James Curnow, a música “Symphonic Prelude and Dance”.

Na parte final da apresentação, o conjunto executará obras que fazem referência a dois importantes artistas já falecidos. Primeiro, “A tribute to Amy Winehouse”, com arranjos de Paul Kleine Schaars. Depois, “Seleção Tim Maia”, arranjos de Sargento A. França.

O maestro destaca a importância da Praça da Matriz, em especial o coreto, para a tradição musical de Tatuí. “Este espaço existe desde 1910. Antigamente o coreto era de madeira e havia um costume, de os homens passarem por um lado e, as mulheres, do outro. Era o principal lugar da cidade, que chegou a ter quatro bandas se apresentando no coreto num mesmo dia”, comenta Pereira. Ele menciona ainda a presença de dois ícones musicais de Tatuí na praça. São as estátuas do violoncelista João Del Fiol (uma das lideranças responsáveis pela criação do Conservatório de Tatuí) e do violinista Bimbo Azevedo (professor de João e que foi homenageado pelo Conservatório em um concerto especial no dia 11 de agosto de 2014).

Banda Sinfônica Jovem
A Banda Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí é formada por cerca de 60 alunos dos cursos de sopros e percussão, com idade média de 17 anos. Está em funcionamento desde a década de 1960. O objetivo é integrar jovens instrumentistas, unindo o repertório erudito ao popular. Ela torna-se fundamental para a formação escolar e profissional de seus integrantes, visando além do reforço e aplicação, a manutenção e aprimoramento do conhecimento teórico em todos os outros cursos da grade curricular.

Desde 1983 está sob orientação do maestro José Antonio Pereira e vem apresentando-se em diferentes municípios de São Paulo. Seu diferencial é o repertório – o que atrai grande público. No ano de 2010 realizou diferentes concertos especiais, dentre os quais a homenagem a jovens compositores e o “Rock in Concert”, com uma seleção especial do gênero arranjada especialmente para esta formação. Nos anos de 1978 e 1985 foi premiada pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) como o melhor conjunto instrumental do Estado de São Paulo.



José Antonio Pereira
É mestre em música pelo Instituto de Artes da Unesp (Universidade Estadual Paulista), cujo trabalho acadêmico foi premiado pela Academia Brasileira de Música. Foi aprovado em concurso para professor de práticas instrumentais na Unesp. Foi coordenador musical do projeto da Faculdade de Música, na Asseta de Tatuí, aprovado pelo Ministério da Educação. Fez cursos de pós-graduação em metodologia de ensino e psicopedagogia, tendo sido professor de métodos e técnicas de pesquisa em cursos de pós-graduação.

É maestro do Conservatório de Tatuí desde 1975 e da Orquestra de Botucatu desde 1986. Entre seus inúmeros prêmios e apresentações que se destacam estão o Prêmio da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) e a apresentação para o rei da Suécia em 1985. É artista eclético, atuando nas mais diferentes áreas da música e literatura. Atualmente é regente da Banda Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí e professor de música de câmara e prática de conjunto da mesma instituição.

Apoio Cultural – No ano de 2017, o Conservatório de Tatuí orgulha-se em receber apoio cultural da Coop e CCR SPVias.

SERVIÇO
Banda Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí
Projeto “Música na Praça”
José Antonio Pereira, regência
Data: 3 de junho, sábado
Horário: 11h
Local: Praça da Matriz de Tatuí
Entrada franca
Informações: (15) 3205-8464

Nenhum comentário:

Postar um comentário