terça-feira, 23 de maio de 2017

Banda Jovem da Pró-Arte se apresenta no sábado no “Música na Praça”

Marcelo Afonso é o regente da Banda Jovem da Pró Arte.


No sábado, dia 27, a Banda Jovem da Pró-Arte de Tatuí, regida por Marcelo Afonso, será a grande atração do projeto Música na Praça, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Lazer e Juventude da Prefeitura de Tatuí. A apresentação será às 11h, na Praça da Matriz, e integrará o Dia do Brincar, produzido pela Secretaria da Educação.

A Banda Jovem da Pró-Arte é o resultado final do ingresso de crianças e adolescentes no aprendizado musical dentro da Associação Cultural “Pró-Arte” de Tatuí. Nos últimos anos, a Banda tem realizado apresentações em Tatuí e em outros municípios e, por onde passou, foi muito aplaudida, tornando-se referência para as autoridades locais tomarem o grupo como modelo. O grupo já participou do Concerto de Encerramento do Master Class, com os professores D. Tadeu Coelho - USA e Judith Saxton - USA, em 2015, do Concerto no Festival de Inverno de Boituva, também em 2015, e do Rock Sinfônico “Legião Urbana in Concert”, no ano de 2016. Os alunos que participam da banda, também auxiliam nas atividades com alunos novos, proporcionando assim, o avanço mais rápido na formação das próximas turmas.

Marcelo Afonso - O mestre de banda Marcelo Afonso é neto e bisneto de músicos tatuianos e iniciou o aprendizado musical na antiga Banda Santa Cruz, incentivado pelo avô, mestre Tonico Gomes, Waldemar Alves e Carlito Gamballe.

Nos anos 90 ele ingressou no Conservatório de Tatuí no curso de Clarineta, do professor Ely Jacob Hessel, participando de diversos grupos musicais dentro da instituição e também de grupos nas cidades vizinhas.

Também participou dos Festivais de Inverno de Campos do Jordão de 1990 até 2000, tendo como professores de clarinete: Sérgio Burgani, de São Paulo, Luiz Gonzaga Carneiro, do Distrito Federal, Otilino Pacheco, de São Paulo, Joel Luiz da Silva Barbosa, da Bahia, Maurício Loureiro Alves, de Minas Gerais, Elaine Lopes Oliveira, de São Paulo e Pablo Dell”Oca Sala, da Argentina, sendo este último professor de transcrição, orquestração e arranjo.

Atualmente coordena o projeto das atividades da “Pró-Arte” e é requintista da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, sob regência do maestro Dario Sotelo.

Associação Pró Arte - Fundada em 28 de junho de 2010, tem como objetivo proporcionar às crianças e jovens de Tatuí o lazer musical através da prática coletiva de flauta doce, sopros e percussão. Na Pró-Arte é dada ênfase ao fazer musical. Durante as atividades, a criança e o adolescente aprende a parte teórica junto com o instrumento escolhido e isso possibilita o desenvolvimento a curto prazo. Atualmente a entidade é presidida por Luciane de Arruda Chiconato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário