quarta-feira, 31 de maio de 2017

Alessandro Ramos apresenta recital de formatura em aperfeiçoamento de tuba

Evento com entrada gratuita acontece no dia 6 de junho, às 19h, no Salão Villa-Lobos


O aluno Alessandro Ramos apresenta recital de conclusão do curso de aperfeiçoamento em tuba no próximo dia 6 de junho, terça-feira. O concluinte da Área de Sopros/Metais do Conservatório de Tatuí – instituição do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Estado da Cultura – teve aulas com o professor Luciano Vaz e coordenação de João José Xavier da Silva. O recital de formatura, aberto ao público e com entrada gratuita, acontecerá às 19h, no Salão Villa-Lobos.

O programa a ser executado por Alessandro começa com “Capriccio”, de Rodney Newton. Juliano Kerber fará acompanhamento de piano. Na obra seguinte, “Canto do Cisne Negro”, de Heitor Villa-Lobos (transcrição do formando), haverá acompanhamento da harpista Giovana Sanches. “Tuba Concerto”, de Edward Gregson, será apresentada com Juliano Kerber e, em “Anos Dourados”, de Tom Jobim (arr. Ronaldo Marquetti), haverá participação de três tubistas convidados: Ricardo de Souza Francisco, Vanessa Fernandes e Alfredo Ignacio Acosta Acosta.

Natural de Catanduva, Alessandro teve o primeiro contato com a música na Banda Marcial José Favorino Rangel, a “Banda do Barão”, sob a regência do maestro Edvar Jesus de Souza Breguedo. A partir de então inicia os estudos no Conservatório de Tatuí, na classe de Gian Marco Aquino e, depois, com o professor Luciano Vaz. Teve também aulas com Marcos dos Anjos Jr.

Participou de master classes com Albert Khattar, Ricardo Serralheiro e Gregory Fritze, professor da Berklee, nos Estados Unidos. Atuou como bolsista nas oito primeiras edições do Coreto Paulista – Curso de Férias de Tatuí, tendo participado do 1º, 2º, 3º e 4º Encontro Internacional de Metais e 28º Oficina de Musica de Curitiba (PR). Em 2012 participou do 13º Festival de Música nas Montanhas, de Poços de Caldas (MG). Em 2014 participou do IV Festival Internacional Sesc de Música, em Pelotas (RS) e 14º Festival de Música de Ourinhos. Foi Tubista da Orquestra Sinfônica de Botucatu nos anos de 2007 e 2008 e no 1º Encontro Latino-Americano de Bandas Sinfônicas.

Já atuou sob a regência de vários maestros renomados, tais como Matthew George, Gregory Fritze, Glenn Price, Laszlo Marosi, Dario Sotelo, Edson Beltrami, José Antonio Pereira e Claudio Cruz. Foi integrante de vários conjuntos do Conservatório de Tatuí, como a Orquestra Sinfônica, Banda Sinfônica, Orquestra Sinfônica Jovem, Banda Sinfônica Jovem, além do Grupo de Metais Gilberto Gagliardi, Quinteto de Metais Gilberto Gagliardi e Quinteto de Metais Metal Nobre.

Na Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto foi tubista convidado no ano de 2008, tendo a oportunidade de gravar o DVD comemorativo dos 70 anos de fundação. Em 2010 foi tubista convidado da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, em Brasília (DF), atuando sobre a regência de Enrique Batiz (México) e Ira Levin (Estados Unidos). Atualmente é tubista solista da Banda Sinfônica de Sumaré, chefe de metais e tubista da Banda Sinfônica de Americana e integrante do Quinteto TuBass.

Apoio Cultural – Para a temporada do ano de 2017, o Conservatório de Tatuí conta com apoio cultural da Coop – Cooperativa de Consumo e Grupo CCR SPVias.

SERVIÇO
Recital de Formatura
Alessandro Ramos – aperfeiçoamento de tuba
Luciano Vaz, professor responsável
João José Xavier da Silva, coordenação
Data: 6 de junho, terça-feira
Horário: 19h
Local: Salão Villa-Lobos (rua São Bento, 415, Tatuí)
Entrada franca
Informações: (15) 3205-8464

Nenhum comentário:

Postar um comentário