sexta-feira, 7 de abril de 2017

Pianista italiano Luca Maringola realiza recital no Conservatório de Tatuí

Jovem estudante tem apresentação gratuita dia 12 de abril, no Salão Villa-Lobos



O jovem pianista italiano Luca Maringola realiza recital com entrada gratuita no Conservatório de Tatuí. A apresentação organizada pela Área de Piano acontece no dia 12 de abril, quarta-feira, às 19h, no Salão Villa-Lobos.

Luca Maringola executará um repertório iniciado com “Sonata em si menor op. 449”, de D. Scarlatti. Na sequência, o visitante do Conservatório toca uma obra de F. Chopin: “Sonata op.35 em si bemol menor” (em quatro movimentos). Finalizando, a obra “Carnaval op.9” (em 23 movimentos), de R. Schumann.

Luca Maringola nasceu em 1994 na cidade de Pavia, região de Milão. Iniciou os estudos musicais aos seis anos, com o violão, mas logo passou a estudar no Instituto Musical Vittadini, na sua cidade. Aos 10 anos passou a dedicar-se ao piano, como aluno de Silvia Belfiore, com quem diplomou-se em 2014 com a nota máxima no Conservatório de Alessandria. Frequentou diversos cursos de aperfeiçoamento de renomados mestres, entre os quais Franco Scala, Anna Maria Bordin, Massimo Paderni, Daniela Ghigino e o brasileiro radicado na Itália Fabio Luz.

Já realizou concertos em diversas cidades da Itália e no exterior. Desde 2013 frequenta o Festival del Golfo de San Marco di Castellabate, na classe de excelência em piano de Fabio Luz, com grande sucesso como solista e camerista. Em 2014 foi recitalista convidado do Paradise Festival no Teatro Apolo de Siros – Grécia, organizado pela Fundação Franz Liszt. Participou das resenhas Sabato di Maggio e da Festa del Paradiso que a Fundação F. Liszt realizou em Turim em 2015 e 2016, inclusive como intérprete da obra finalista do Concurso de Composição da FFL (Toccata de Alfred Watson), que resultou vencedora.

Em abril de 2016 fez a estreia no Brasil em recitais de grande sucesso em São Paulo (MuBE, Studio Aronne), Sorocaba (Teatro Fundec) e Rio de Janeiro (Sala Villa-Lobos da Unirio). Nesta temporada retorna a convite da Fundec para ser solista da Orquestra Sinfônica de Sorocaba no IV Concerto de Beethoven, sob a regência de Eduardo Ostergren, além de uma série de recitais. Frequenta o segundo ano de especialização do Conservatório Verdi de Milão.

Apoio Cultural – No ano de 2017, o Conservatório de Tatuí recebe apoio cultural da Coop e CCR SPVias.

SERVIÇO
Recital de Piano – Luca Maringola
Data: 12 de abril – quarta-feira
Horário: 19h
Local: Salão Villa-Lobos – rua São Bento, 415 – Tatuí
Entrada franca
Informações: (15) 3205-8464

Nenhum comentário:

Postar um comentário