quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Conservatório de Tatuí recebe Big Band da Jazz Sinfônica

Apresentação será no domingo, dia 4 de dezembro, a partir das 20h, no teatro Procópio Ferreira



O Conservatório de Tatuí recebe concerto da Big Band da Jazz Sinfônica no próximo dia 4 de dezembro, domingo, a partir das 20h, no teatro Procópio Ferreira (à rua São Bento, 415). A entrada é franca.

Sob regência de João Maurício Galindo, o grupo apresentará obras como Side Winder (Lee Morgan, com arranjo de Gil Goldstein), Moten Swing (Buster Moten, com arranjo de Ernie Wilkins), Don’t Get Much Around Anymore (Duke Ellington, com arranjo de Sammy Nestico), Basie Straight Ahead (Sammy Nestico), Feeling Free (Sammy Nestico), Souvenir (Benny Carter, com arranjo de Eric Richards), Big Dipper (Thad Jones), Three and one (Thad Jones), Dolphin Dance (Herbie Hancock, com arranjo de Bob Mintzer), La Fiesta (Chick Corea, com arranjo de Tony Klotka), Estrepolia Elétrica (Moraes Moreira, com arranjo de Luiz de Arruda Paes).

A Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo ou, simplesmente, Jazz Sinfônica, foi criada em 1990 pela Secretaria de Estado da Cultura, com os objetivos de manter viva a tradição das orquestras da Era de Ouro do Rádio (décadas de 1940/1950) e de vestir a música popular com uma roupagem sinfônica: primeiramente a Música Popular Brasileira, mas também executando peças da música popular de todas origens, passando pelo jazz norte-americano, pelo tango argentino, pelos ritmos caribenhos, o rock inglês etc.

A Jazz Sinfônica é um grupo único, pois, além de ser uma orquestra nos moldes tradicionais eruditos, tem em sua formação uma big band de jazz.


As big bands nasceram nos Estados Unidos, na década de 1920. Foram criadas, inicialmente, para animar os bailes da época, adquirindo, anos mais tarde, status de grupo artístico.
A Big Band da Jazz Sinfônica é formada por cinco saxofones, quatros trompetes, quatro trombones, tuba, piano, bateria, contrabaixo e guitarra.

Seu repertório passeia pela história do jazz, através de grandes compositores do gênero, como Duke Ellington, Thad Jones, Miles Davis e Herbie Hancock.

João Maurício Galindo – um dos mais ativos diretores de orquestra brasileiros, está à frente da Jazz Sinfônica há 11 anos, levando em seu currículo a honra de ter sido convidado a assumir este posto pelos próprios músicos da orquestra.

Além deste trabalho com a Jazz Sinfônica, Galindo é também regente titular da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí. Foi regente da Orquestra Amazonas Filarmônica, da Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, e atuou como convidado frente a muitas outras, como a Sinfônica de Campinas, Sinfônica do Paraná, Petrobrás Sinfônica do Rio de Janeiro, Filarmônica de Belgrado, Sinfônica de Bari (Itália) e Orquestra Sinfônica de Roma. Foi também regente da Orquestra de Alunos dos Festivais de Campos do Jordão em 1998, 2000 e 2002.

Mantém dois programas radiofônicos de sucesso na Rádio Cultura de São Paulo, “Pergunte ao Maestro” e “Encontro com o Maestro”. Na TV Cultura apresenta “Pré-Estreia”. Foi um dos criadores da série de concertos infantis beneficentes “O Aprendiz de Maestro”, realizada há 10 anos na Sala São Paulo, produzida pela “TUCCA”, associação que cuida de crianças e adolescentes com câncer. Em 2009 publicou pela editora Melhoramentos o livro “Música, pare para ouvir”.
Com muitos anos dedicados à atividade pedagógica, Galindo é um dos maiores especialistas brasileiros em ensino de instrumentos de cordas, tendo trabalhado nessa atividade no Sesc e no Projeto Guri. Foi também professor do Instituto de Artes da Unesp. É Bacharel em Composição e Regência pela UNESP, e mestre em musicologia pela USP.

No ano de 2016, o Conservatório de Tatuí recebe apoio cultural da Coop e CCR SPVias.

SERVIÇO
Big Band da Jazz Sinfônica
João Maurício Galindo, regência
Quando: 4 de dezembro de 2016 – Domingo - 20h00 - Grátis!
Local: Teatro Procópio Ferreira – Rua São Bento, 415
Informações: (15) 3205-8444 ou www.conservatoriodetatui.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário