quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Bancas avaliam trabalhos de conclusão de curso para certificação em música

Apresentações serão nos dias 21 e 28 de novembro, e 5 de dezembro; certificação é oferecida por meio de convênio entre a ETEC de Artes de São Paulo e o Conservatório de Tatuí

Alunos regularmente matriculados no Conservatório de Tatuí apresentam seus trabalhos de conclusão de curso para obtenção do certificado técnico em fabricação de instrumentos musicais ou técnico em instrumento musical. A certificação é possível por meio de convênio entre o Conservatório de Tatuí e o Centro Paula Souza/Escola Técnica Estadual de Artes de São Paulo.

As apresentações serão nos dias 21 e 28 de novembro e 5 de dezembro (sempre às segundas-feiras), às 17h, em diferentes unidades do Conservatório de Tatuí, que fica na rua São Bento, 415. A coordenação é do professor Nelson Picchi Junior.

No dia 21, no Salão Villa-Lobos, banca formada pelos professores Cristiane Bloes, Otávio Blóes e Luciano Pereira avaliam os trabalhos de José Renato Gonçalves, Vagner Renato Grego, Camilo Cepellini, Andressa Vieira, Daniel Satler Castilho, Karina Rossi, Renan Dias Bueno, Vitor Gabriel Alves Germano, Alexia Martins Santana, Carla Carolina de Moraes Almeida Oliveira, Fabiano Junior Marcelino, Pâmela Roberta Marques Lopes e Francine Daroz Cancian.

No dia 28, na Sala de Mídia da Unidade II, banca formada pelos professores Betinho Sodré, Josiane Gonçalves e Cibele Sabioni avaliam trabalhos a serem apresentados por Alison de Oliveira Souza, David Fernando Gomes Filho, Felipe Lima dos Reis, Mateus Henrique de Oliveira Fogaça, Cristian Alberto Ayres de Barros, Bruno Antonio de Andrade, Daniel Ferreira Duarte, Luiz Antonio Ferreira, Maíni Faria Moreno, Dhydhy Ahilyn Romero Pichilingue, Juliane Bombonatti Spina e Rodrigo Sacco.

Já no dia 5, no Auditório da Unidade 3, a banca formada pelos professores Agnaldo Silva, Luciano Pereira, Isaias Batista de Oliveira, Fulvio Ferrari, Dagma Eid, Edson Lopes e Fábio Leal avalia trabalhos dos alunos Andreza Cristina Vieira, Lucas Rodrigues Silveira, Diego Amâncio Alves de Castro, Nilo Domingues de Souza, Ederson Rogerio Amorim, Jonas Delamuta Ayres da Costa, Matheus Anderson Ospina Naranjo, Matheus Gomes Barbara, Wagner Luis Antunes e Henrique Pinto Ramalho Terossi.

Desde 2012, a Associação de Amigos do Conservatório de Tatuí firmou convênio de cooperação técnico-educacional com o Centro Paula Souza, que permite que estudantes do conservatório obtenham o diploma de técnico em Instrumento Musical/Canto ou em Fabricação de Instrumentos Musicais (luteria).

No processo de certificação técnica, o Conservatório de Tatuí seleciona 30 alunos do último ano de curso de instrumento/canto/luteria. Os selecionados pelo Conservatório são matriculados como alunos da Escola Técnica Estadual (Etec) de Artes. Após a matrícula, o Centro Paula Souza oferece, nas dependências do Conservatório de Tatuí, disciplinas em complemento à formação musical no Conservatório: no primeiro semestre, Linguagem, Trabalho e Tecnologia e Planejamento de Trabalho de Conclusão de Curso; no segundo semestre, Ética e Cidadania e Desenvolvimento de Trabalho de Conclusão de Curso.

Ao concluírem as disciplinas, os alunos apresentam um Trabalho de Conclusão de Curso para uma banca mista, formada por professores da Etec de Artes e do Conservatório. Com a aprovação, a banca recomenda a certificação por competências e o aluno recebe o diploma de técnico emitido pelo Centro Paula Souza.

Além das facilidades relacionadas ao mercado de trabalho, os técnicos em Instrumento Musical podem pleitear bolsas de estudo em instituições internacionais de renome, com auxílio da certificação. Os técnicos em Fabricação de Instrumentos Musicais recebem um benefício extra que é o reconhecimento da profissão, pois hoje são considerados artesãos, mesmo com uma sólida formação técnica oferecida pelo Conservatório.

A seleção para o Curso Técnico é baseada no histórico escolar do ensino médio, no histórico escolar do Conservatório e em avaliação de performance frente a uma banca (para músicos). Para lutiers, em vez da apresentação, há uma entrevista.

No ano de 2016, o Conservatório de Tatuí recebe apoio cultural da Coop e CCR SPVias.

SERVIÇO
Apresentação de Trabalhos de Conclusão de Curso – ETEC de Artes e Conservatório de Tatuí
Nelson Picchi Junior, coordenação
Quando: 21 e 28 de novembro e 5 de dezembro, segunda-feira, 17h00
Local: Salão Villa-Lobos, Unidade II e Unidade III – Rua São Bento, 415/808/412
Informações: (15) 3205-8444 ou www.conservatoriodetatui.org.brGrátis

Nenhum comentário:

Postar um comentário