terça-feira, 19 de agosto de 2014

Morador colhe batata-doce 'gigante' em plantação caseira em Tatuí


Do G1 - Um morador de Tatuí (SP) ficou surpreso ao colher uma batata-doce de 9,3 quilos. O autor da façanha é o protético – profissional que cria próteses dentárias – Alexandre Porta. Ele plantou a muda da planta em um terreno baldio sem utilizar adubo ou outra substância. O produto foi colhido no último 11 de agosto. “Ao tirar a batata-doce da terra não acreditava no que via. Ela é muito grande. Quando plantei a muda não pensava em uma batata desse tamanho, por isso, fiquei com um ‘sorrisão’ no rosto.”

Em entrevista ao G1, ele conta que a batata demorou um ano e quatro meses para ser colhida. Ele afirma ter ganhado cinco mudas do sogro do irmão. O homem é produtor rural.

Todas as plantadas foram colocadas no mesmo local. O protético afirma que as outras ficaram dentro do padrão normal de tamanho e peso: cerca de 100 gramas.

Porta ainda afirma que esta foi a primeira vez que ´plantou algo. “Nós temos esse terreno baldio que fica ao lado da clínica onde trabalhamos. E para usar o local e não deixá-lo com mato alto, causando transtornos, decidimos plantar algumas coisas. Nunca imaginava que nossa plantação ‘de brincadeira’ desse um resultado desses”, conta.

Depois da colheita, o protético já exibiu, orgulhoso, as fotos para amigos. A batata-doce está na casa dele, e deve ser “devorada” nos próximos dias. “Já falei para os amigos pegarem uma colher e se juntarem a mim para comermos. Nove quilos de batata é muito para uma pessoa só, todo mundo tem que ajudar”, brinca.

Opinião de especialista
O engenheiro agrônomo Auleeber Santos explica que o peso de uma batata-doce é considerada grande quando chega a 500 gramas. Ele diz ter ficado surpreso ao saber do tamanho do produto colhido por Porta. “É realmente impressionante. Nunca vi uma batata-doce deste tamanho. Quando elas chegam a um quilo já são consideradas grandes, mas essa é muitas vezes maior. É impressionante”, conta.

O especialista comenta ainda que é possível planejar um plantio maior utilizando adubos ou implementos especiais. Porém, segundo ele, chegar ao tamanho da batata-doce de 9kg é fruto do acaso. “Mesmo que o produtor faça todos os procedimentos necessários para colher um legume grande e de qualidade, muitos aspectos favorecem para que possa ser colhido um daquele tamanho, desde solo, clima, enfim”, conclui.

O diretor da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) de Itapeva (SP), Vandir Daniel da Silva, explica também que fatores genéticos podem ter causado a anomalia. Outra explicação é o excesso de material orgânico no terreno antes do plantio da batata. "Só um estudo pode dizer o que aconteceu durante o plantio para essa anomalia. Suponho que seja mesmo uma mutação genética e o solo rico de adubo, já que por muito tempo ficou com acúmulo de material orgânico, como a grama e erva daninha", explica. 
(Fotos: TEM Você/ Claudinei Porta)

Nenhum comentário:

Postar um comentário